Cupuaçu o manjar dos deuses, que refresca e nutre.

Por: Distribuidora,Distribuidor,Açaí,Cupuaçu..entre outras Frutas Exóticas!!  23/09/2009
Palavras-chave: Cupuaçu

Cupuaçu o manjar dos deuses, que refresca e nutre.
No Amazonas, conheci e me deslumbrei com o sabor peculiar do cupuaçu, tomando um gostosíssimo e refrescante suco de sua polpa. Em pesquisas na Amazônia, estive com o cientista Juan Revilla e equipe, do INPA de Manaus, colhendo amostras de plantas medicinais, época em que a Rede Globo me acompanhou por 2 dias.

Em Manaquari (formiga pequena, em linguagem indígena), conheci João de "ouro", apelido que ganhou, segundo confessou, quando garimpou na Serra Pelada e veio com os dentes amarelos de ouro. De lancha, visitamos sua moradia à beira do rio Amazonas, casa construída sobre palafita para fugir das enchentes.

Na sua área, há muitas plantas medicinais, inclusive arvoredos como os cupuaçueiros, onde fotografei imensos cupuaçus, e ainda trouxe como lembrança um fruto pesado, de casca dura e ferruginosa.

A maioria das pessoas que vivem no Sul e Sudeste do Brasil desconhecem a
verdadeira confeitaria feita da polpa deste fruto de tamanho exagerado. Fazem-se sucos deliciosos, refrescos, sorvetes, cremes, gelatinas e mousses... Pensa que terminou a lista? Não!Ainda se fazem pudins, apetitosos bolos e tortas, geléias, compotas, vinhos, licores e um bombom sem similar - o bombom de cupuaçu, além de um chocolate branco que já está sendo
exportado.

O cupuaçu é natural da Amazônia, recebe o nome científico de Theobroma
grandiflorum e pertence à família Esterculiaceae. É interessante que possui o primeiro nome Theobroma, o mesmo do cacau e a família também é a mesma.

O cupuaçueiro é um arvoredo que pode chegar a 4 m de altura. Sua casca é lisa acinzentada, suas folhas são grandes e apresentam tamanhos diversos: codiformes verdes, ovais oblongas e lustrosas. Suas flores, em panículas, são de cor vermelha escura, grandes e presas diretamente ao tronco. Seus frutos são exagerados e pesados, presos pelo caule, ovóides, oblongos de até 15 cm de comprimento. Sua casca é dura, amarelo-ferruginosa e sua polpa, que envolve várias sementes, é branca, suculenta, ácida, de sabor peculiar e
muito perfumada.

Seu fruto, quando maduro, cai do pé sem estragar, à rigidez de sua casca. O cupuaçu contém ferro, fósforo e proteínas, necessários para a formação celular, participando dos processos químicos que permitem a continuação da vida.

Vitaminas: C (ácido ascórbico), excelente para evitar gripes, infecções e até o câncer, melhorando o sistema; imunológico e varrendo os radicais livres; vitaminas do complexo B (B 1, B 2, B 5): B 1 (tiamina), antiestressante e tonificante dos músculos; B 2, (riboflavina), alivia olhos cansados e ajuda na formação das hemácias; B 5 (ácido I, pantotênico), ajuda na
proteção do organismo junto aos anticorpos. Possui também taninos, que ajudam a evitar inflamações e toxinas do organismo.

As fibras evitam que o organismo acumule toxinas, evitam o ressecamento fecal e combatem a prisão de ventre.
O cupuaçu é um dos frutos mais versáteis; de sabor peculiar,e merece o título de manjar dos deuses, formando uma verdadeira confeitaria de saúde. Se você ainda não experimentou o cupuaçu, corra que ainda há tempo de comprá-lo; apesar de o cupuaçueiro produzir cupuaçus de janeiro a maio, as polpas congeladas estão disponíveis nos supermercados o ano todo!
Cada 100 g de cupuaçu contém 72 calorias.

Fonte: Livro: As Incríveis 50 Frutas com Poderes Medicinais, de Lelington Lobo Franco.


Palavras-chave: Cupuaçu

Contatar Distribuidora,Distribuidor,Açaí,Cupuaçu..entre outras Frutas Exóticas!!

Email

Imprimir esta Página