COLÉGIO SOUZA NEVES - SISTEMA DE ENSINO DESAFIO

Por: COLÉGIO SOUZA NEVES  15/01/2010
Palavras-chave: Colégio, Educação Infantil, ensino fundamental

Fundação 12 de junho de 1.998

DIRETORIA DE ENSINO NORTE 1

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

ESCOLA LEGALIZADA – VOCÊ PODE CONFIAR.

Vila Piauí – São Paulo – tel.: 3621-7172

ENSINO FUNDAMENTAL Rua Manoel José de França, 21/25 – unidade I

EDUCAÇÃO INFANTIL Rua Manoel José de França, s/nº - unidade II

“Plantando a semente de uma futura árvore de bons frutos”.

HISTÓRIA DO COLÉGIO

O COLÉGIO SOUZA NEVES FOI FUNDADO EM 12 DE JUNHO DE 1.998 ATENDENDO APENAS A EDUCAÇÃO INFANTIL. A PARTIR DO ANO DE 2.005 IMPLANTAMOS O  ENSINO FUNDAMENTAL. POIS, NOSSO COLÉGIO TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO CRESCER COM SEU FILHO.

OS MANTENEDORES, DIRETORES, PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS DO COLÉGIO SOUZA NEVES TRABALHAM EXCLUSIVAMENTE PELA EDUCAÇÃO E QUALIDADE DE ENSINO, SENDO QUE TODOS OS ENVOLVIDOS COM O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO EDUCATIVO MANTÊM UMA FORMAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DE NÍVEL SUPERIOR, ALÉM DE CURSOS DE CAPACITAÇÃO OFERECIDOS DURANTE TODO O ANO LETIVO. TODO O PROJETO PEDAGÓGICO DESTA UNIDADE DE ENSINO É REALIZADO COM MUITA DEDICAÇÃO, CRIATIVIDADE E COMPETÊNCIA.

 EDUCAÇÃO INFANTIL – MATERNAL / JARDIM / PRÉ

MEIO PERÍODO

INTERMEDIÁRIO

INTEGRAL

De acordo com o Art. 29 da LDB nº 9.394/96, a Educação Infantil primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

OS REFERENCIAIS CURRICULARES NACIONAIS INDICAM COMO OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL OS SEGUINTES FUNDAMENTOS:

1)       DESENVOLVIMENTO SOCIAL;

2)       DESENVOLVIMENTO AFETIVO;

3)       DESENVOLVIMENTO FÍSICO;

4)       DESENVOLVIMENTO COGNITIVO.

            DEFINEM DOIS AMBITOS DE REFERÊNCIA:

1)       FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL;

2)       CONHECIMENTO DE MUNDO.

            DESTACAM-SE OS SEGUINTES EIXOS DE TRABALHO:

1)       MOVIMENTO;

2)       ARTES VISUAIS;

3)       MÚSICA;

4)       LINGUAGEM ORAL E ESCRITA;

5)       NATUREZA E SOCIEDADE;

6)       MATEMÁTICA.

PROPICIAR O DESENVOLVIMENTO DAS CAPACIDADES DA CRIANÇA ENVOLVENDO AS DE ORDEM FÍSICA, AFETIVA, COGNITIVA, ÉTICA, ESTÉTICA, DE RELAÇÃO PESSOAL E SOCIAL. OBEDECENDO O NÍVEL DO ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO DE CADA FAIXA ETÁRIA:

1)       DESENVOLVER IMAGEM POSITIVA DE SI;

2)       DESCOBRIR E CONHECER BEM SEU CORPO;

3)       ESTABELECER VÍNCULOS AFETIVOS COM ADULTOS E CRIANÇAS;

4)       AMPLIAR SUA COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO SOCIAL;

5)       OBSERVAR, EXPLORAR E CUIDAR DO AMBIENTE;

6)       BRINCAR EXPLORANDO EMOÇÕES, DESEJOS E PENSAMENTOS;

7)       UTILIZAR AS DIFERENTES LINGUAGENS;

8)       VIVENCIAR O SIMBÓLICO E AVANÇAR NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS;

9)       CONHECER ALGUMAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS;

10)   ATIVIDADES DIÁRIAS, COMO: BRINCADEIRAS LIVRES OU DIRIGIDAS, RODA DE HISTÓRIAS, RODA DE CONVERSA, MOMENTO DE DESENHO, PINTURA, MODELAGEM, MÚSICA, ATIVIDADES COM MATERIAL DIDÁTICO (LIVRO), CUIDADOS COM O CORPO (HABITOS DE HIGIENE). ALÉM DE ATIVIDADES DE LINGUAGEM ORAL E ESCRITA, BEM COMO OS CÁLCULOS LÓGICOS MATEMÁTICOS.

 ENSINO FUNDAMENTAL – 1º AO 5º ANO

Manhã: 07:30 as 12:00 horas

Tarde: 13:00 as 17:30 horas

           

De acordo com o Art. 32 da LDB nº 9.394/96, são os seguintes os objetivos do Ensino Fundamental:

I – o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, escrita e do cálculo;

II – a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia , das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;

III – o desenvolvimento da capacidade da aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;

IV – o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social;

OS PARAMETROS CURRICULARES NACIONAIS  INDICAM COMO OBJETIVOS DO ENSINO FUNDAMENTAL  QUE OS ALUNOS SEJAM CAPAZES DE :

1) COMPREENDER A CIDADÂNIA COMO PARTICIPAÇÃO SOCIAL E POLITICA, ASSIM COMO EXERCICIOS DE DIREITOS E DEVERES POLITICOS, CIVIS E SOCIAS , ADOTANDO,     NO DIA-A-DIA , ATITUDES DE SOLIDARIEDADE , COOPERACÃO E REPÚDIOS ÀS INJUSTICAS, RESPEITANDO O OUTRO E EXIGINDO PARA SI O MESMO RESPEITO;

2)  POSICIONAR-SE DE MANEIRA PRÁTICA CRÍTICA, RESPONSÁVEL E CONSTRUTIVA NAS DIFERENTES SITUACÕES SOCIAIS, UTILIZANDO O DIÁLOGO COMO FORMA    DE      MEDIAR CONFLITOS E DE TOMAR DECISÕES COLETIVAS;

3) CONHECER CARACTERISTICAS FUNDAMENTAIS DO BRASIL NAS DIMENSÕES SOCIAIS,MATERIAIS E CULTURAIS COMO MEIO PARA CONSTRUIR PROGRESSIVAMENTE A NOCÃO DE IDENTIDADE NACIONAL E PESSOAL E O SENTIMENTO DE PERTINÊNCIA AO PAÍS;

4)  CONHECER E VALORIZAR A PLURALIDADE DO PATRIMÔNIO SÓCIO-CULTURAL   BRASILEIRO, BEM COMO ASPECTOS SÓCIO-CULTURAIS DE OUTROS POVOS E NACÕES POSICIONANDO-SE CONTRA QUALQUER DISCRIMINACÃO BASEADA ,DE CLASSE SOCIAL, DE CRENÇAS ,DE SEXO,DE ETNIA OU OUTRAS CARACTERÍSTICAS INDIVIDUAIS E SOCIAIS;

5) PERCEBER-SE INTEGRANTE , DEPENDENTE E AGENTE TRANSFORMADOR DO AMBIENTE,INDENTIFICANDO SEUS ELEMENTOS E AS INTERACÕES ENTRE ELES , CONTRIBUINDO ATIVAMENTE PARA MELHORIA DO MEIO AMBIENTE;

6) DESENVOLVER O CONHECIMENTO AJUSTADO DE SI MESMO E O SENTIMENTO DE CONFIANCA , FÍSICA , COGNITIVA, ÉTICA, DE INTERRELACÃO PESSOAL E DE INSERÇÃO SOCIAL PARA AGIR COM PERSEVERANÇA NA BUSCA DE CONHECIMENTOS E NO EXERCÍCIOS DA CIDADÂNIA;

7) CONHECER E CUIDAR DO PRÓPRIO CORPO , VALORIZANDO E ADOTANDO HÁBITOS SAUDÁVEIS COMO UM DOS ASPECTOS BÁSICOS DA QUALIDADE DE VIDA E AGINDO    COM RESPONSABILIDADE EM RELACÃO À SUA SAÚDE E À SAÚDE COLETIVA;

8) UTILIZAR AS DIFERENTES LINGUAGENS, MATEMÁTICA, GRÁFICA, PLÁSTICA E CORPORAL – COMO MEIO PARA PRODUZIR , EXPRESSAR E COMUNICAR SUAS IDÉIAS, INTERPRETAR E USUFRUIR DAS PRODUÇÕES CULTURAIS, PRIVADOS, ATENDENDO A DIFERENTES INTENCÕES E SITUACÕES DE COMUNICAÇÃO;

9) SABER UTILIZAR DIFERENTES FONTES DE INFORMACÃO E RECURSOS TECNOLÓGICOS PARA ADQUIRIR E CONSTRUIR CONHECIMENTOS;

10) QUESTIONAR A REALIDADE FORMULANDO PROBLEMAS E TRATANDO DE RESOLVÊ-LOS, UTILIZANDO PARA ISSO O PENSAMENTO LÓGICO, A CRIATIVIDADE, A INTUIÇÃO, A CAPACIDADE DE ANÁLISE CRITICA, SELECIONANDO PROCEDIMENTOS E VERIFICANDO SUA ADEQUACÃO.

ENTRE OS OBJETIVOS PRINCIPAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NOSSO COLÉGIO TAMBÉM TORNA POSSÍVEL OUTROS OBJETIVOS DE SEREM ALCANÇADOS SATISFATÓRIAMENTE:

1)       PERMITIR QUE O ALUNO SE RECONHEÇA COMO SUJEITO HISTÓRICO;

2)       DESENVOLVER AS HABILIDADES INTELECTUAIS E SOCIAIS DOS ALUNOS, NECESSÁRIOS A PARTICIPAÇÃO EM GRUPO;

3)       DESENVOLVER ATIVIDADES DE ESTUDO E DE PESQUISA;

4)       MANIFESTAR PENSAMENTO CRÍTICO DIANTE DOS PROBLEMAS SOCIAIS, ECÔNOMICOS E POLÍTICOS;

5)       DESENVOLVER PENSAMENTO AUTÔNOMO;

6)       RECONHECER A EVOLUCÃO DOS FATOS GEOGRÁFICOS, HISTÓRICOS, SOCIAIS E ECONÔMICOS DO BAIRRO, DO MUNICIPIO, DO ESTADO OU DO PAÍS.

7)       DESENVOLVER IDÉIAS E VALORES COMO RESPONSABILIDADE, LIBERDADE, INICIATIVA, COOPERACÃO;

8)       RECONHECER A IMPORTANCIA DA AÇÃO DO HOMEM NO APROVEITAMENTO DOS RECURSOS NATURAIS E NA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE;

9)       TRABALHAR AS NOÇÕES DE TEMPO, ESPAÇO E RELAÇÕES SOCIAIS;

10)   TER DESENVOLVIMENTO SATISFATÓRIO CURRICULARES DA BASE NACIONAL COMUM, COMO: LINGUA PORTUGUESA, MATEMÁTICA, HISTÓRIA, GEOGRAFIA E CIÊNCIAS.

11)    RELACIONAR TODOS ESSES FATOS ENTRE SI.

Palavras-chave: Centro De Educação Infantil, Colégio, colegio souza neves, Educação Infantil, ensino fundamental,