Como medir o resultado de mídia

Por: Ello Consultores  03/08/2011
Palavras-chave: Consultoria Em Marketing

     Descobrir se uma ação de marketing na mídia impressa (jornais e revistas) teve repercussão, exige estratégias nem sempre fáceis para as empresas: apostar em promoções que obrigam o retorno do cliente, como aquelas em que ele precisa citar o código da promoção; monitorar solicitações de propostas comerciais, perguntando se o cliente viu o anúncio; promover enquetes no site da empresa..

Também é possível contar com levantamentos feitos por institutos de pesquisas, contratados pela própria imprensa. Mas essas opções servem somente para verificar se houve retorno comercial da ação.

O segredo da publicidade em mídia impressa está mesmo no caráter institucional de fortalecimento da marca. E o ideal é se fazer presente no veículo, criando assim, uma proximidade do leitor com seu produto.

Já as mídias eletrônicas (televisão e rádio) dispõem de seus próprios sistemas de medição de audiência, como o Ibope. E, mesmo assim, a qualidade da mensuração é bastante genérica.

Por outro lado, na internet, o sistema de medição de retorno do público é indiscutível. Na mídia digital, é possível captar diversas informações:

- número de pessoas que acessaram seu site;
- origem e localização dos acessos;
- taxas de conversões, com preenchimento de formulários;
- páginas do site que receberam mais ou menos acessos;
- tempo de navegação do internauta no site.

As campanhas de marketing digital também são bastante mensuráveis, como:

- quantidade de pessoas que seguem a empresa nas redes sociais;
- quantidade de interatividade;
- quantidade de e-mails lidos e, muitas vezes, identificação de quem os leu.


Ficam aqui registradas algumas dicas para reflexão.

Mas é importante lembrar que, dependendo do objetivo, é claro, uma mídia não substitui a outra. Afinal, geralmente, as mídias são complementares. Por isso, não é aconselhável dedicar todo um investimento da sua empresa em um só canal de comunicação.

Eliane Bastos
Consultora de Marketing
ELLO Consultores

Palavras-chave: Consultoria Em Marketing

Outras notícias e atualizações da Ello Consultores

01/12/2011

Planeje 2012

     Chegou o mês de dezembro e a correria do dia a dia não permitiu à sua empresa efetivar o


Ser lembrado pelos clientes é uma arte. É por isso que ações de relacionamento geram fidelidade. de Ello Consultores miniaturas
29/11/2011

Ser lembrado pelos clientes é uma arte. É por isso que ações de relacionamento geram fidelidade.

Para ser lembrado é importante agradecer. Uma das formas de agradecimento ao cliente é lhe entregar um brinde de final