Seguro condominal e o AVCB

Por: Water Fire Assessoria   08/08/2012
Palavras-chave: Iluminação De Emergência, Extintores, Combate A Incêndio

Ainda, conforme determina o artigo, é dever do administrador de um condomínio a contratação de seguros que protejam a estrutura do prédio contra o risco de incêndio evento que pode provocar destruição total ou parcial.

O Decreto Nº 56819, de 10 de Março de 2011, institui o Regulamento de Segurança contra Incêndio das edificações e áreas de risco. Trata-se de Decreto de Lei estadual (SP) e, portanto estabelece a obrigatoriedade do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) que, para condomínios residenciais, tem a validade de três anos, após ser emitido.

O AVCB é um documento oficial, emitido pelo Corpo de Bombeiros da Polícia Militar, atestando que a edificação possui condições de segurança contra incêndio.

Sendo então este documento obrigatório por lei para prédios residenciais, comerciais e industriais, normalmente é um dos principais documentos que as seguradoras verificam antes de fecharem ou renovar um contrato, ou os órgãos de fiscalização antes de liberar e fornecer o alvará para funcionamento de um negócio (caso de condomínios comerciais ou mistos).

A obtenção do AVCB está diretamente ligada ao atendimento de alguns requisitos determinados em lei. Portanto a não obtenção ou não renovação do AVCB pode invalidar apólices de seguro, ocasionar o fechamento do imóvel, gerar multas, entre outras complicações.

A sugestão é contratar um especialista na área de segurança, onde o mesmo irá avaliar os itens de segurança do condomínio e treinar os empregados e moradores que irão compor a Brigada de Incêndio, outra exigência legal. Em existindo falhas, este profissional irá apontar e orientar o que deve ser feito.

Após os ajustes será feita vistoria por profissional do Corpo de Bombeiros e, estando tudo aprovado do que é determinado em lei será então emitido o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).

A título de esclarecimentos: no condomínio para a expedição do AVCB serão avaliados entre outras coisas, as luzes de emergência, portas corta-fogo, extintores, sinalização de saídas de emergência, tipos e prazo de validade de mangueiras, faixas antiderrapantes nas escadas, equipe de brigada de incêndio do condomínio, etc.

Finalmente, é importante que o síndico cumpra rigorosamente todas as exigências da legislação para condomínios, como por exemplo, as medidas de proteção contra fogo para não ter problemas com relação à indenização em caso de sinistro, uma vez que o não cumprimento do imperativo legal pode ocasionar a responsabilização civil da pessoa do síndico, como dissemos no início acerca do artigo 1348, inciso IX do novo Código Civil

Palavras-chave: Alarme Contra Incêndio, Atestados, Avcb, Brigada De Incendio, Combate A Incêndio, corpo de bombeiros, Detectores De Fumaça, equipamentos contra incendio, Extintores, Extintores De Incêndio, Hidrantes, Iluminação De Emergência, Prevenção E Combate A Incêndio, Projeto De Combate A Incêndio, Renovação avcb, Vistoria

Outras notícias e atualizações da Water Fire Assessoria

04/04/2012

Obrigatoriedade do AVCB

  Renovação AVCB