Curso Levantamento e Especificação de Requisitos

Curso Levantamento e Especificação de Requisitos de Trainning Education Services

Por: Trainning Education Services  31/01/2013
Palavras-chave: Cursos De Ti, Cursos De Programação

Objetivo do Curso:

 

Este curso presencial é destinado a analistas e programadores de qualquer linguagem. O programa apresenta conceitos, técnicas e boas práticas para uma missão importante em todos os projetos de software:entender o que o usuário quer do sistema!

Através de um estudo de caso real e didático, colocamos o entendimento a prova. O conteúdo explica a aplicação correta dos artefatos de acordo com o tipo do requisito. Os alunos aprendem requisitos funcionais e não funcionais, seguindo o modelo FURPS+.

 

Conteúdo Programático:

 

1. INTRODUÇÃO
2. PROBLEMAS EM REQUISITOS
3. TIPOS DE REQUISITOS
4. CICLO DE VIDA
5. ABORDAGEM ÁGIL
6. LEVANTAMENTO DE REQUISITOS
7. APRESENTAÇÃO DO ESTUDO DE CASO
8. TÉCNICAS: ENTREVISTA / QUESTIONÁRIOS
9. CASOS DE USO, USER STORIES, REUNIÕES E PROTÓTIPOS DE TELAS
10. ANÁLISE DE OBJETIVO, PRIORIZANDO O TRABALHO
11. DOCUMENTO DE REQUISITOS
12. ESPECIFICAÇÃO DO OBJETIVO
13. TÉCNICAS: ESCREVENDO CASOS DE USO / ESCREVENDO USER STORIES
14. DOCUMENTOS DE ESPECIFICAÇÃO
15. VALIDAÇÃO
16. GESTAO DE REQUISITOS / PLANEJANDO AS INTERAÇÕES DO ESTUDO DE CASO
17. GESTÃO DE MUDANÇAS
Material Didático Curso Levantamento e Especificação de Requisitos

Material didático em português
Livro texto do curso, artefatos do sistema exemplo, exercícios práticos.
Apostila Grátis de Levantamento e especificação de requisitos de software para download


Informações Adicionais:

 

Análise de requisitos de software

Na engenharia de sistemas e engenharia de software, análise de requisitos engloba todas as tarefas que lidam com investigação, definição e escopo de novos sistemas ou alterações. Análise de requisitos é uma parte importante do processo de projeto de sistemas, na qual o engenheiro de requisitos e o analista de negócio, juntamente com engenheiro de sistema ou desenvolvedor de software, identificam as necessidades ou requisitos de um cliente. Uma vez que os requisitos do sistema tenha sido identificados, os projetistas de sistemas estarão preparados para projetar a solução.
A análise de requisitos é também conhecida por outros nomes:

Engenharia de requisitos

Levantamento de requisitos

Captura de requisitos

Análise de sistema

Especificação de requisitos

Análise de requisitos e requerimentos

Processo

Análise de requisitos pode ser um processo longo e árduo. Novos sistemas mudam o ambiente e a relação entre as pessoas, então é importante identificar todos os envolvidos, levando em conta todas as suas necessidades e assegurando que eles compreenderam as implicações dos novos sistemas. Os analistas podem empregar várias técnicas para elicitar os requisitos dos clientes. Historicamente, isto envolve coisas tais como organizar entrevistas ou grupos focais (workshops) e a criação de lista de requisitos. Técnicas mais modernas incluem prototipação, e casos de uso, onde o analista irá aplicar uma combinação de métodos para estabelecer os requisitos exatos de seus stakeholders, tal que um sistema que atenda as necessidades do negócio seja produzido.

Casos de Uso

Um 'Caso de Uso' é uma técnica para capturar os requisitos em potencial de um novo sistema ou manutenção de software. Cada caso de uso provê um ou mais cenários que indicam como o sistema deve interagir com o usuário final ou outro sistema para atingir um objetivo de negócio específico. Casos de uso tipicamente evitam o jargão técnico, preferindo ao invés disto a linguagem do usuário final ou de umexpert no domínio. Os casos de uso são freqüentemente de co-autoria dos desenvolvedores de software e usuários.
Casos de usos são ferramentas enganosamente simples para descrever o comportamento de um software. Um caso de uso deve conter uma descrição textual de todos os passos que o usuário futuramente poderá vir a utilizar no software através de sua interface. Casos de uso não descrevem nenhum comportamento interno do software, nem fazem explanações de como o software será implementado. Eles simplesmente mostram os passos que o usuário deve seguir para usar o software no seu trabalho. Todas as formas com que o usuário irá interagir com o software deverão ser descritas por este meio.

 

Principais Atividades

 

Conceitualmente, a análise de requisitos inclui três tipos de atividades:

Elicitação dos requisitos: é a tarefa de comunicar-se com os usuários e clientes para determinar quais são os requisitos.

Análise de requisitos: determina se o estado do requisitos é obscuro, incompleto, ambíguo, ou contraditório e resolve estes problemas.

Registros dos requisitos: os requisitos podem ser documentados de várias formas, tais como documentos de linguagem natural, casos de uso, ou processo de especificação.

Atividades e Passos:

Requisito · Arquitetura · Especificação · Implementação · Teste · Implantação · Manutenção
Modelos - Ágil · Cleanroom · Iterativo · RAD · RUP · Espiral · Cascata · XP · Scrum
Disciplina de Apoio - Gerência de configuração · Documentação · Gerência de projetos

 

Palavras-chave: Cursos De Programação, Cursos De Ti

Contatar Trainning Education Services

Email

Imprimir esta Página

Outros produtos e serviços de Trainning Education Services

31/01/2013

Introdução a UML 2.0 e Orientação a Objetos

Objetivo do Curso: Este curso presencial é destinado a programadores (de qualquer linguagem) e analistas de outras técnicas (essencial, estruturada). Dedicamos uma aula inteira para ensinar os conceitos da Orientação a Objetos visando a aplicação prática dessa técnica com exemplos reais, claros e objetivos. As aulas possuem mais de 50% do tempo em atividades práticas usando ferramenta UML. Nessas atividades modelamos um projeto exemplo simulado em sala de aula, onde o aluno d


Análise de Pontos de Função (APF) de Trainning Education Services miniaturas
31/01/2013

Análise de Pontos de Função (APF)

O objetivo deste curso de APF Análise de Pontos de Função é capacitar o aluno a medir e estimar o tamanho funcional de um software, abordando todo o processo de contagem de pontos de função definido pelo Grupo Internacional de Usuários de Pontos de Função - IFPUG e capacitar os métodos relativos à estimativa de tamanho a partir de requisitos ainda incompletos. Curso Versão APF 4.3.1 Manual de Práticas de Contagem do IFPUG


Formação ORACLE DBA 11G de Trainning Education Services miniaturas
31/01/2013

Formação ORACLE DBA 11G

Este curso apresenta uma introdução a tecnologia do banco de dados Oracle 11G, os conceitos de banco de dados relacional e a avançada linguagem de programação SQL. Proporciona aos alunos habilidades básicas de SQL que permitem aos desenvolvedores realizar consultas a uma ou múltiplas tabelas, manipular dados, criar objetos no banco de dados e consultar o dicionário de dados (meta dados). Os conceitos fundamentais são reforçados por demonstrações e exercícios práticos. 


Curso Cisco CCNA 640-802 Curso ICND 1 e 2 Grátis ITIL V3 de Trainning Education Services miniaturas
31/01/2013

Curso Cisco CCNA 640-802 Curso ICND 1 e 2 Grátis ITIL V3

O   curso Cisco   – Certificação CCNA prepara o aluno para atuar com suporte e instalação de infraestrutura de redes utilizando roteadores e switches de alta performance, de forma otimizada e dinâmica. Além disso, o participante também é preparado para a prova de certificação CCNA 640-802 , muito valorizada pelo mercado de TI e exigida como pré-requisito aos melhores postos de trabalho atualmente. Informações completas sobre todo o processo de acesso à c


31/01/2013

Curso de Excel Avançado

O objetivo do   curso de Excel avançado   é capacitar o participante a realizar cálculos utilizando fórmulas e funções, elaborar planilhas e gráficos, utilizar o recurso de tabela e gráfico dinâmico, introdução a macro, além de trabalhar com ferramentas que possibilitem ganho de produtividade e trabalho colaborativo com outros usuários.


Instalando e Configurando o Windows 8 de Trainning Education Services miniaturas
31/01/2013

Instalando e Configurando o Windows 8

Este curso fornece aos alunos uma experiência prática com o Windows 8. Ele fornece orientações sobre a instalação, atualização e licenciamento para o Windows 8. Os alunos irão aprender a gerenciar o armazenamento, criando simples, estendidos, e volumes distribuídos, e como otimizar o desempenho do sistema de arquivos. Além disso, eles vão aprender a gerir o espaço em disco disponível pelo uso de cotas. Os alunos irão trabalhar com as ferramentas do Windows e serviços para determinar a orige


VMware vSphere: Instalar, configurar, gerenciar [V5.0] de Trainning Education Services miniaturas
31/01/2013

VMware vSphere: Instalar, configurar, gerenciar [V5.0]

Este curso prático de formação explora a instalação, configuração e gerenciamento do VMware vSphere ®, que consiste em VMware ESXi ™ e vCenter VMware Server ™. O curso é baseado no ESXi 5.0 e vCenter Server 5.0. A conclusão deste curso satisfaz o pré-requisito para tirar o VMware ® Certified Professional 5 exame. Os alunos que concluírem este curso podem se inscrever em qualquer um dos vários cursos mais avançados vSphere.


31/01/2013

CISSP® - Certified Information Systems Security Professional

Este curso treina os alunos em todas as áreas de segurança da informação. Eles vão aprender o desenvolvimento de políticas de segurança, procedimentos de desenvolvimento de software seguro, as vulnerabilidades da rede, tipos de ataque e contra-medidas correspondentes, conceitos de criptografia e seus usos, os planos de recuperação de desastres e procedimentos, análise de risco, as leis e regulamentos essenciais, noções básicas de perícia, os procedimentos de investigação computacional


Curso desenvolvedor de aplicativos Android de Trainning Education Services miniaturas
31/01/2013

Curso desenvolvedor de aplicativos Android

O Android é uma das plataformas avançadas que vem crescendo e ganhando destaque no mercado de eletrônicos. Os profissionais da área de tecnologia devem estar familiarizados com este tipo de plataforma, pois o mercado exige que os profissionais dominemvários tipos de tecnologia. Esse curso de aborda o desenvolvimento com Android desde conceitos básicos até recursos avançados. Durante o curso, desenvolvemos uma aplicação completa que usa recursos como persistência local, GPS, câmera, SMS, ent


Desenvolvedor APP's iPhone iPad SDK IOS de Trainning Education Services miniaturas
31/01/2013

Desenvolvedor APP's iPhone iPad SDK IOS

O objetivo deste curso e treinamento é introduzir as ferramentas de desenvolvimento Xcode, Interface Builder, linguagem Objective-C e Cocoa, elementos de interação básicos views, botões, imagens, alertas, sensores e serviços avançados do iPhone SDK, Câmera, photo library, videos locais, videos via streaming, tocando audio, audio streaming, GPS, bússola, acelerómetro, microfone, mapas, web, property lists, verificação de internet e search, novas APIs do iOS, FaceTime, Giroscópio, Multitarefa


Formação Gerência de Projetos de Trainning Education Services miniaturas
31/01/2013

Formação Gerência de Projetos

- Desenvolver os processos de planejamento e controle de projetos utilizando a ferramenta computacional MS Project Professional 2007; - Realizar exercícios de Nivelamento de Recursos, Gestão de Custos, Planejamento de Escopo entre outros, a fim de fixar o conteúdo; - Discorrer sobre o papel do Gerente de Projetos, as competências técnicas e as características comportamentais que o profissional deve desenvolver, a fim de se tornar capaz de gerenciar projetos complexo


31/01/2013

Curso SCRUM - Gerenciamento Ágil de Projetos de Software

Capacitar os profissionais com as práticas do   SCRUM   de forma a permitir que os mesmos possam aplicar essas práticas em seus projetos.


PMP Foundations - Gerenciamento de Projetos PMP com Base no PMBok 4° Edição de Trainning Education Services miniaturas
31/01/2013

PMP Foundations - Gerenciamento de Projetos PMP com Base no PMBok 4° Edição

O Curso PMP Foundations   Gerenciamento de Projetos   propõe a ajudar os profissionais de gerenciamento de projetos com uma abordagem prática do que deve ser realizado do início ao encerramento do projeto, oferecendo uma visão sistêmica que poderá ser utilizada como um guia na execução de suas atividades.


31/01/2013

Curso PMP Certificação Preparatório PMI 4º edição - Curso Gerenciamento de Projetos

Carga Horária: 32 horas de PMP Advanced Preparatório para Certificação do PMI   Carga Horária: + 16 horas Gratuitas de  Carga Horária: 40 PDUs   Objetivo do Curso Gerenciamento de Projetos PMP PMI   É um curso para ajudá-lo a se preparar para o Exame PMP do PMI e obter ao mesmo tempo uma melhor compreensão sobre gerenciamento de projetos.