Avaliação de Risco Ecotoxicológico

Por: Tecnohidro Engenharia Ambiental  03/10/2013
Palavras-chave: avaliação de risco ecotoxicológico

A Avaliação de Risco Ecotoxicológico é uma ferramenta utilizada para se estimar o perigo ao meio ambiente e (de forma indireta) à saúde humana, que um determinado contaminante e/ou resíduo perigoso possa causar em determinadas situações, como também para tomar decisões de gerenciamento ambiental, elaborar ações corretivas e/ou emergenciais, e quantificar metas de remediação específicas para a área de interesse. A caracterização ecotoxicológica deve ser realizada para complementar a caracterização física e química, com a finalidade de avaliar os impactos potenciais à vida aquática. A Avaliação de Risco Ecotoxicológico investiga as evidências existentes no que se refere ao potencial de um elemento, composto químico, agente físico ou biológico, de causar efeitos adversos a organismos e ecossistemas expostos à toxicidade ou degradação, e prover, quando possível, uma estimativa da relação entre a extensão da exposição ou degradação e o aumento da probabilidade ou severidade de efeitos adversos. Veja mais detalhes em: http://ow.ly/pt5OH

Palavras-chave: avaliação de risco ecotoxicológico

Contatar Tecnohidro Engenharia Ambiental

Email

Imprimir esta Página

Outros produtos e serviços de Tecnohidro Engenharia Ambiental

03/10/2013

MPGRS – Monitoramento do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos

O Monitoramento do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos é a etapa de manutenção do PGRS e será pautado no princípio da melhoria contínua, com o objetivo de identificar as oportunidades de aprimoramento.


03/10/2013

IPGRS – Implementação do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos

Composto de planejamento completo de atividades e apoio direto em sua execução visando a otimização de tempo e recursos humanos e financeiros*.


03/10/2013

PGRS – Elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos

O PGRS é o documento que define as ações necessárias para a adequação da coleta, do acondicionamento, do tratamento, do transporte e da destinação dos resíduos sólidos, a partir da identificação de suas fontes geradoras, de sua caracterização e do levantamento dos riscos associados.


03/10/2013

Monitoramento do Sistema de Controle de Intrusão de Vapores no Solo

O sistema de engenharia de controle de intrusão de vapores TECNOHIDRO apresenta pontos de controle e medição manual de pressão, vazão e dos níveis de concentração dos parâmetros de interesse em cada linha de drenagem de vapores instalada no solo.


03/10/2013

Diagnóstico de Intrusão de Vapores

Durante as etapas de investigação ambiental, é possível prever a ocorrência de gases e/ou vapores no solo avaliando as atividades históricas e/ou atuais da área em questão. Para identificar se há presença de gases e vapores provenientes da biodegradação de matéria orgânica depositada/armazenada ou de contaminação diversa, é realizado um diagnóstico ambiental com recursos específicos para a investigação de gases e vapores na região não saturada (acima do nível d’água).


03/10/2013

Projeto e Instalação do Sistema de Controle de Intrusão de Vapores no Solo

Após realização de estudos de Investigação Ambiental e definidas as metas para a área em estudo, o sistema de engenharia para controle de intrusão de vapores a partir do solo deve ser dimensionado de forma específica para a área em questão, por meio de testes piloto em campo e com a elaboração de um projeto executivo constando as pranchas de instalação e memorial de cálculo.


03/10/2013

Revitalização Ambiental de Áreas Contaminadas

A TECNOHIDRO® é uma empresa capacitada para o desenvolvimento do processo de revitalização de áreas industriais e comerciais contaminadas em conformidade com as necessidades do mercado ambiental nacional e latino.


03/10/2013

Monitoramento Ambiental

A TECNOHIDRO® possui uma estrutura de técnicos ambientais de campo capacitados e estrutura montada especificamente para a realização de amostragens e monitoramento ambiental continuado, considerando técnicas mundialmente aceitas e utilizadas em projetos desta natureza.


03/10/2013

Projetos de Remediação Ambiental

A Tecnohidro emprega diversas técnicas de remediação conforme os tipos de contaminantes descobertos na área infectada (descontaminação de solo, água e vapor).


03/10/2013

Modelamento Matemático, GIS e Banco de Dados Ambientais

O Modelamento Matemático Analítico (ou numérico uni, bi e tridimensional de fluxo de água subterrânea e transporte de contaminantes em meio saturado e não-saturado) pode ser aplicado em projetos de Avaliação de Risco, dimensionamento de sistemas de remediação, rebaixamento de aqüíferos em minerações, estabelecimento de perímetros de proteção para áreas sensíveis e na gestão de recursos hídricos regionais.


03/10/2013

Estudo de Alternativas de Remediação

Os estudos de Alternativas de Remediação Ambiental são desenvolvidos a partir das metas de remediação expressas na Avaliação de Risco, com o objetivo de identificar a técnica que melhor atenda às concentrações que devem ser alcançadas no menor prazo possível e otimizando a alocação de recursos.


03/10/2013

Avaliação de Risco à Saúde Humana

Os Procedimentos de Criação de Decisões Ambientais Baseadas no Risco (RBDM), associados a técnicas de Avaliação de Risco, têm sido amplamente utilizados em processos de gerenciamento ambiental, visando eliminar o risco à saúde humana e ao meio ambiente, bem como estabelecer metas de remediação efetivas e viáveis sob aspectos técnicos e econômicos.


03/10/2013

Investigação Ambiental Detalhada

A investigação detalhada é a primeira etapa do processo de recuperação de áreas contaminadas. Ela é de fundamental importância para subsidiar a etapa seguinte de avaliação de riscos.


03/10/2013

Investigação Ambiental Confirmatória

Os Projetos de Investigação Ambiental visam a compreensão qualitativa e quantitativa de áreas potencialmente impactadas. Nesta etapa, são analisados os aspectos relativos ao meio físico (solo, água e ar) potencialmente contaminado e investigadas as características físico-químicas da contaminação (bem como o seu comportamento no meio ambiente), para enfim avaliar-se o dimensionamento do impacto ambiental, gerado a partir do processo operacional e produtivo da área de interesse.