NR 10 Básico Eletricidade Segurança em Instalações e Serviços

NR 10  Básico Eletricidade  Segurança em Instalações e Serviços de rescuecursos

Por: rescuecursos  23/09/2009
Palavras-chave: Engenharia, construção civil, palestras

 

NR  10 - Segurança em Instalações e Serviços com Eletricidade – 40 horas/aula

Em conformidade com a Nova NR 10,portaria n.º 598 de 07/12/2004 do Ministério do Trabalho e Emprego

Conteúdo Programático:
- Acidentes de origem Elétrica

Causas diretas; Discussão e análise de casos reais.

- Documentação das Instalações Elétricas:

 Prontuário das Instalações; Laudos de conformidade, registros e relatórios de inspeções; Auditoria.

- Equipamentos e ferramentas para trabalhos com Eletricidade:

Apresentação de Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva; Ferramentas para trabalhos com eletricidade - luvas, mangas e protetores isolantes; Ferramentas portáteis isoladas; Varas e bastões de manobra, detectores de tensão, aterramento temporário, Ferramenta Loadboster; Dispositivos de bloqueio e sinalização, manutenção, guarda e conservação de EPIs e EPCs; Testes em EPIs, EPC's e Ferramentas para trabalhos com eletricidade; NBR 10622-Ensaios Elétricos em Luvas Isolantes de Borracha.

Rotinas de Trabalho - Procedimentos: Instalações energizadas e desernegizadas; Liberação para serviços; Inspeções de áreas, serviços, ferramental e equipamentos; Sinalização e delimitação de área; Elaboração de PT - Permissão para Trabalho.

- Introdução à Segurança em Eletricidade:

 Segurança do Trabalho - Conceitos Básicos; Análise de Riscos; Sistema Elétrico de Potência X Sistema Elétrico de Consumo; Tipos e características das instalações; Tipos e características de trabalhos em instalações elétricas - Tipos e características de equipamentos e materiais utilizam em instalações elétricas.

- Medidas de controle do Risco Elétrico: 

Desernegização, PCEP - Programa de Controle de Energias Perigosas - Bloqueio de Energia (Lockout) e Identificação de Energia (Tagout); Trabalhos em Circuitos Desligados e Circuitos Energizados; Proteção contra riscos de contato direto e indireto; Trabalhos em locais especiais; Aterramento Funcional (TN/TT/IT); Aterramento Temporário; Equipatencialização; Seccionamento automático da alimentação; Dispositivos diferenciais DR; Extra baixa tensão; Barreira e Invólucros; Bloqueios e Impedimentos; Obstáculos e anteparos; Isolamento das partes vivas, colocação fora de alcance, separação elétrica; Distanciamento de Segurança - Zona de risco e controlada.

- Regulamentações do MTE e referenciais complementares: 

Texto da NR10, portaria 598/2004; interfaces das Normas Regulamentadoras do MTE; Normas Técnicas da ABNT; Interface da NBR 5410 - Instalações Elétricas de Baixa Tensão com a NR10; Interface da NBR 14039 - Instalações Elétricas de Média Tensão com a NR10; Legislação Trabalhista e Previdenciária; outras referencias aplicáveis.

Autorização, Habilitação, Qualificação e Capacitação: Apresentação e discussão de critérios estabelecidos pelo texto da NR10, para autorização de empregados próprios e terceiros para trabalhos em eletricidade.

- Riscos em instalações e serviços com Eletricidade

Choque Elétrico - mecanismos efeitos, tipos de choque; FCC - Fator de Corrente no Coração; NBR6533 - Estabelecimento dos Efeitos da Corrente elétrica no Corpo Humano; Arcos Elétricos; CEM - Campos eletromagnéticos; Riscos em baixa, média e alta tensão.

Técnicas de Análise de Riscos: Processos e Sistemas para estudo; Técnicas de Análise de Risco Indutivas e Dedutivas; APNRE - Análise Preliminar de Riscos Elétricos, Estudo de caso.

- Riscos Adicionais: 

Trabalhos em altura; Ambientes confinados; Áreas classificadas; Umidades, Condições atmosféricas e locais especiais.

Palavras-chave: Bombeiros, brigada de incendios, brigada eprevençao, Caldeiras, cinto de segurança, Cipa, Circunstâncias especiais de Primeiros Socorros, construção civil, Engenharia, epi, Equipamentos De Segurança, ergonomia, Ginástica Laboral, Incêndio, medicina do trabalho, nr 10 avançado, NR 18, nr 23, operador de bob cat, Operador De Empilhadeira, operador de palheteira, operador de retorescavadeira, palestras, Pcmat,