APH Atendimento Pré Hospitalar Primeiros Socorros IBS + DEA

APH   Atendimento  Pré Hospitalar  Primeiros Socorros   IBS + DEA de rescuecursos

Por: rescuecursos  29/09/2009
Palavras-chave: Engenharia, construção civil, medicina do trabalho

 

Curso Treinamento de Qualificação Profissional – APH – Atendimento Pré Hospitalar ( Primeiros Socorros) 48 horas/aula

Público Alvo: A todos os Profissionais da área Saúde, Segurança, Educação,     Bombeiro (as), Técnicos (as) de Segurança Enfermeiro (as) Bombeiros e pessoas em Geral. 

Conteúdo Programático:

As orientações teóricas e procedimentos práticos seguirão as normas de Atendimento Pré-Hospitalar recomendadas pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, pela American Heart Association-Guidelines 2005 - BLS (Basic Life Suport) e SBAIT (Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Trauma).

Segurança da Cena: Princípios básicos para abordagem de um acidente com vítima, enfatizando a preservação do local, integridade física do Socorrista, da vítima e dos curiosos.

Biossegurança: Importância e uso correto de EPIs. (Equipamento de Proteção Individual) luvas de procedimento, máscara e óculos de segurança e  máscaras para respiração boca-boca.

Avaliação Primária:  Como executar uma abordagem inicial a uma vítima inconsciente.

Avaliação secundária: Analise da cabeça aos Pés a fim de identificar lesões, fraturas e quais as possíveis causas das intercorrências clinicas.

Parada Cardiorrespiratória: Causas, identificação, técnicas para abertura das vias aéreas aplicação das técnicas para reanimação respiratória e cardíaca.

Hemóstasia: Identificação dos tipos de hemorragias, técnicas de estancamentos. Hemorragia Externa: Técnicas básicas e confecção de curativos com uso de materiais de uso comum (gaze, bandagem triangular, atadura de crepom).

Hemorragia interna: Aplicação de Técnica de vaso constrição de como identificar hemorragias.

RCP: (Reanimação Cardiopulmonar): Estação prática com 1  e 2 Socorristas;

OVACE: (Obstrução das Vias Aéreas por Corpo Estranho): - Manobra Heimlichmanobra básica para desobstrução das vias aéreas superiores;

Desmaio: sinais e sintomas, conduta do Socorrista.

Convulsão: conceito, causas, sinais e sintomas e conduta imediata.

Acidentes Diversos (ambiente doméstico e laboral) Identificação e Conduta imediata

Intoxicações: Identificação e conduta básica

Lesões Osteoarticulares; (Fratura, entorse, luxação): Sinais e sintomas e conduta do Socorrista.

Afogamento, Resgate e Salvamento Aquático.

Prevenção de acidentes e Combate à Incêndios.

- Aula prática com manequim simuladora (Cópia Humana, adulto e infantil), para reconhecimento de paradas respiratórias e aplicação de técnica de massagem cardíaca;

Suporte Básico Intensivo – IBS Intensive Basic Support  “ Hora Dourada

Palavras-chave: Bombeiros, brigada de incendios, brigada eprevençao, Caldeiras, cinto de segurança, Cipa, Circunstâncias especiais de Primeiros Socorros, construção civil, Engenharia, epi, Equipamentos De Segurança, ergonomia, Ginástica Laboral, Incêndio, medicina do trabalho, nr 10 avançado, NR 18, nr 23, operador de bob cat, Operador De Empilhadeira,