Sublimação

Sublimação de Leão de Juda Sublimação

Por: Leão de Juda Sublimação  02/02/2011
Palavras-chave: Sublimação

 

A sublimação é a mudança do estado para o estado , sem passar pelo estado . O ponto de sublimação, assim como o e o , é definido como o ponto no qual a do sólido se iguala a pressão aplicada.

Também é chamado de re-sublimação a passagem do estado gasoso para o sólido se considerar que a sublimação seja apenas a passagem do estado sólido para o gasoso. Mas muitos químicos consideram que sublimação é o nome de ambos os processos e desconsideram o substantivo . Em certos livros também se fala de deposição já que as moléculas do gás se depositam espontaneamente para a formação do sólido.

A sublimação é característica de substâncias que possuem pressão de vapor no ponto de fusão maior que a . Dessa forma, na pressão atmosférica a substância desenvolve pressão de vapor suficiente para completamente. Isso ocorre geralmente com substâncias com alta , pois elas possuem pontos de fusão altos e altas pressões de vapor.

A , assim como o iodo são bons exemplos de substâncias sublimáveis.

A sublimação pode ser usada para purificar sólidos. O sólido é até que sua pressão de vapor se torna suficientemente grande para ele vaporizar e como sólido numa superfície fria colocada logo acima. O sólido é então contido na superfície fria enquanto as impurezas permanecem no recipiente original.

Muitos sólidos não desenvolvem pressão de vapor suficiente a 760 mm Hg (pressão atmosférica ao nível do mar) mas podem ser sublimados utilizando aparatos capazes de reduzir a pressão aplicada. A redução de pressão é uma forma de prevenir a de substâncias que requerem alta temperatura para sublimarem a pressões comuns.

A vantagem que esta técnica apresenta é que nenhum é necessário e assim não é preciso removê-lo mais tarde. A sublimação também permite a remoção de material ocluso, como moléculas de solvatação. Ela consiste num método mais rápido de purificação do que a , no entanto, não é tão seletiva pois é difícil lidar com a similaridade de pressão de vapor entre os sólidos.

Técnica que se usa quando um dos componentes da mistura sólida sublima facilmente, isto é, passa directamente do estado sólido ao estado gasoso, por aquecimento, e do estado gasoso ao estado sólido, por arrefecimento. Pode usar esta técnica para separar, por exemplo, o iodo da areia.

Palavras-chave: Sublimação

Contatar Leão de Juda Sublimação

Website - nenhum fornecido

Email

Imprimir esta Página