Assessoria de Imprensa

Por: Imagem e Comunicação Corporativa  23/11/2010
Palavras-chave: Comunicação, Assessoria de Imprensa, Agência De Comunicação

A Assessoria de Imprensa é mais uma importante ferramenta de comunicação e construção de imagem perante aos públicos. Algumas empresas não a consideram tão importante devido ao seu porte, mas acreditem,  independente do tamanho da organização é sempre interessante manter contato com a imprensa por ser uma das maiores formadoras de opinião e que podem alavancar o crescimento de qualquer organização ou acabar de vez com seu nome.

Entre as principais funções da Assessoria de Imprensa, está o envio de Releases, materiais noticiosos que visam a veiculação do nome da empresa de forma institucional e não comercial. O envio de Press Releases e Releases tem a intenção de conquistar mídia espontânea, ou seja, que o jornalista de determinada editoria cite o nome da empresa sem que haja custo para isso. Não há custo, mas exige um grande trabalho do assessor de imprensa, ele é um grande aliado, por trazer retornos consideráveis a empresa e sua imagem.

A Assessoria de Imprensa também pode promover reuniões, cafés ou jantares com  jornalistas e o dono ou executivo da empresa a fim de apresentar a instituição, suas propostas, produtos ou serviços. Este tipo de evento não requer uma notícia, mas é uma importante ferramenta, pois o cliente quer ser conhecido e o jornalista precisa de boas fontes.

O trabalho do assessor de imprensa é intermediar o relacionamento da organização com a mídia, e para isso ele mantem contato com a imprensa por meio telefônico, e-mail, envio de materiais e encontros. Quando houver solicitação por parte dos jornalistas em relação ao cliente é ele quem  intermediará o contato com a fonte. Além disso o Assessor de Imprensa fica responsável por tranquilizar e instruir o executivo em casos de entrevistas ou qualquer situação em que  o cliente precise falar para a mídia.

Além do trabalho de divulgação que a Assesseoria faz, não podemos nos esquecer que cada vez mais, todos tem acesso as informações e elas se propagam cada vez mais rápido, por isso toda e qualquer empresa deve se preocupar com sua reputação e imagem na mídia, pois em pouco tempo uma notícia pode se tornar um grande desastre para a organização. A Assessoria de Imprensa, cuidará para que nenhuma informação errada seja propagada e se isso acontecer logo fará um trabalho para minimizar problemas que uma notícia verdadeira ou não^, podem trazer a instituição.

Mais uma ferramenta a favor da imagem positiva das empresas.

Palavras-chave: Agência De Comunicação, Assessoria de Imprensa, Comunicação, Comunicação Corporativa, Comunicação Empresarial, Comunicação Interna, Construção de Marca, Consultoria Em Comunicação, Valorização de Marca,