I Curso de Neuromodulação - Módulo I - Estimulação Magnética Transcraniana: Teoria e Prática

I Curso de Neuromodulação - Módulo I - Estimulação Magnética Transcraniana: Teoria e Prática de Estimulação Magnética Transcraniana repetitiva (EMTr)

Por: Estimulação Magnética Transcraniana repetitiva (EMTr)  26/08/2011
Palavras-chave: Depressão, Saúde Mental, Neuropsiquiatria

Este módulo do curso oferece conhecimento teórico dos fundamentos da técnica da Estimulação Magnética Transcraniana e, simultaneamente, conhecimento prático para habilitar o aluno a praticar a técnica com segurança e desenvoltura.

Além dos princípios básicos do funcionamento dos aparelhos, bobinas e seu mecanismo de estimulação neuronal, as aulas cobrem os principais tópicos relevantes para a organização e condução de um serviço de estimulação magnética.

São oferecidos conhecimentos sobre a determinação do limiar motor, a técnica de tratamento para diferentes transtornos, a dosagem do estímulo, bem como riscos, efeitos colaterais, complicações e contra-indicações.Também questões clínicas práticas são discutidas como a utilização concomitante de medicações psicotrópicas durante as sessões, o manejo pós-tratamento e o uso da técnica para continuação e manuntenção.

A parte teórica conta ainda com uma breve abordagem sobre novas técnicas de estimulação cerebral (magnetoconvulsoterapia, theta burst, FEAST) e novos campos de estudo de EMT para o futuro. A parte prática inclui treinamento intensivo na determinação do limiar motor, a aplicação de esquemas de tratamento em boneco de modelo e a observação de um caso de tratamento real.
Os objetivos do curso são fornecer entendimento teórico da técnica e habilidade para realizá-la de forma segura e eficaz.
Esta atividade está destinada prioritariamente para psiquiatras e neurologistas que desejem iniciar ou aprofundar os seus conhecimentos em Estimulação Magnética Transcraniana e técnicas de estimulação cerebral.

Sobre o organizador:
Prof. Dr. Moacyr A. Rosa é médico psiquiatra, formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (1990), onde também fez a residência em Psiquiatria (1994). Continuou a sua formação realizando o Mestrado (1998) e Doutorado (2004) em Psiquiatria pela Universidade de São Paulo. Foi bolsista do CNPq com bolsa de Doutorado Sandwich, realizando parte do seu doutorado na Universidade de Harvard (Boston, MA), em 2001. Realizou pós-doutorado (como bolsista do CNPq) na Universidade de Columbia, Nova York (2009-2010). Trabalhou no exterior (EUA) como pesquisador na Universidade de Columbia (Nova York, NY) e na Unversidade de Duke (Durham, NC). Foi médico assistente e coordenador do Serviço de ECT do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, onde trabalhou por 12 anos. Foi o criador do setor de ECT do Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental (CAISM) da Santa Casa de São Paulo, onde foi médico assistente e professor instrutor. Trabalhou com autoridades internacionais na área, incluindo a Dra. Joan Prudic (Universidade de Columbia), Dra. Sarah Lisanby (catedrática da Universidade de Duke) e o Dr. Richard Weiner (chefe do serviço de ECT da universidade de Duke e chair da Task Force for ECT da Associação Psiquiátrica Americana). Tem ampla experiência didática, tendo sido professor do “Visiting Fellowship in Electroconvulsive Therapy” na U. de Columbia e professor “Visiting Fellowship in Transcranial Magnetic Stimulation” na U. de Duke. É atualmente professor da Pós-graduação da USP e diretor do IPAN onde realiza atendimento clínico e desenvolve pesquisas na área de ECT e outras modalidades de estimulação cerebral. Tem mais de 20 artigos científicos publicados indexados. É autor de livros e capítulos de livros nacionais e internacionais sobre o tema.

 

Palavras-chave: Clínica de Estimulação Magnética, Clínica Psiquiátrica, Depressão, Eletrochoque, Eletroconvulsoterapia, EMTr, Estimulação Magnética, Estimulacao Magnetica Transcraniana, Neuroestimulação, Neuropsiquiatria, Saúde Mental,

Contatar Estimulação Magnética Transcraniana repetitiva (EMTr)

Email

Imprimir esta Página

Outros produtos e serviços de Estimulação Magnética Transcraniana repetitiva (EMTr)

19/01/2012

Tratamento com Medicamentos

 O IPAN - Instituto de Pesquisas Avançadas em Neuroestimulação mantém uma clínica psiquiátrica na cidade de São Paulo. Nossa equipe tem ajudado a transformar positivamente a vida de muitos pacientes e seus familiares por meio de tratamentos farmacológicos.


08/06/2011

Fatores que favorecem a depressão

 A depressão é uma doença que afeta toda a vida da pessoa, o mais importante é sempre procurar o mais rápido possível.


08/02/2011

Preconceito pode destruir vidas

 É importante que façamos a nossa parte, vamos acabar com o preconceito!Temos que incentivar a busca por ajuda médica, essencial para que as pessoas recuperem a alegria de viver, espalhe essa ideia!


Como enfrentar a depressão pós parto de Estimulação Magnética Transcraniana repetitiva (EMTr) miniaturas
29/08/2010

Como enfrentar a depressão pós parto

  O momento mais esperado da vida de uma mulher pode ser prejudicado imensamente pela depressão pós parto, doença que assusta futuras mamães. A doença atinge de 15% a 20% das mulheres, um número bastante alto. Mamães que choram demasiadamente, resistem a cuidar do bebê, sofrem com tristeza e desespero podem estar com depressão pós parto. É importante identificar os sintomas e procurar ajuda o mais rápido possível, pelo bem da mãe e do bebê. Neste momento o apoio do pai da criança e fam


Estimulação magnética transcraniana e dependência química de Estimulação Magnética Transcraniana repetitiva (EMTr) miniaturas
10/08/2010

Estimulação magnética transcraniana e dependência química

 O vício em drogas é um pesadelo para muitas famílias brasileiras, o comportamento de um viciado prejudica todo o convívio familiar e muitas vezes os parentes se sentem perdidos e não sabem o que fazer. É realmente um drama, um pesadelo. Por isso que pesquisas e novidades para o tratamento da dependência química devem ser comemorados. Recentemente o jornal Folha de S. Paulo fez uma reportagem sobre o uso de Estimulação Magnética para conter a necessidade das pessoas dependentes de cocaína e


A cor da depressão é cinza de Estimulação Magnética Transcraniana repetitiva (EMTr) miniaturas
29/07/2010

A cor da depressão é cinza

 Recentemente Luiz Caversan, colunista do jornal de São Paulo, publicou em sua coluna um artigo sobre uma pesquisa muito interessante feita pela universidade alemã de Freiburg e publicado no último número da revista Biological Psychiatry, que considero uma das melhores do mundo. O estudo aponta o que muitos de nós já suspeitávamos, o mundo é mais cinza para quem sofre de depressão. Literalmente cinza! Pois no olhar de quem tem depressão o contraste entre preto e o branco diminui.


A importância da família para pacientes com depressão de Estimulação Magnética Transcraniana repetitiva (EMTr) miniaturas
23/07/2010

A importância da família para pacientes com depressão

 De acordo com OMS (Organização Mundial de Saúde), até 2020 a depressão será a principal doença mais incapacitante em todo o mundo e a segunda causa de mortes mundiais por doença, após doenças coronárias. Os dados são muito preocupantes e refletem o alcance desta doença. Quem sofre com esta condição sabe o quanto é doloroso e incapacitante, mas o sofrimento não é exclusivo de quem tem depressão, é também dos familiares e das pessoas mais próximas, que sofrem por ver um ente querido doente e


"Conheça a história de quem venceu a depressão" de Estimulação Magnética Transcraniana repetitiva (EMTr) miniaturas
22/07/2010

"Conheça a história de quem venceu a depressão"

 Comecei o tratamento no IPAN com medicamentos antidepressivos, em cerca de um mês já apresentei melhora e hoje posso afirmar que a melhora obtida é de 100%.


Abordagens da neuromodulação para o tratamento da depressão de Estimulação Magnética Transcraniana repetitiva (EMTr) miniaturas
14/07/2010

Abordagens da neuromodulação para o tratamento da depressão

 Os autores concluíram que a ECT é a primeira indicação para depressão grave. A EMTr tem efeito antidepressivo comparável com as medicações, além de ter um perfil benigno de efeitos colaterais. A ETCC também apresenta poucos efeitos colaterais, porém precisa ser melhor investigada. A ECP e a Estimulação do Nervo Vago são técnicas invasivas utilizadas para o tratamento da depressão resistente.


08/06/2010

Estimulação magnética para o tratamento da Mania Bipolar.

 Estimulação magnética para o tratamento da Mania Bipolar. A EMTr (Estimulação Magnética Transcraniana Repetitiva) vem sendo estudada para o tratamento de transtornos como o da Mania Bipolar. Em uma pesquisa recente, resultados positivos foram encontrados. O tratamento mostrou-se eficaz, bem tolerado e sem efeitos colaterais.


Estimulação Magnética para Ansiedade. de Estimulação Magnética Transcraniana repetitiva (EMTr) miniaturas
08/06/2010

Estimulação Magnética para Ansiedade.

 A grande maioria dos estudos em Estimulação Magnética Transcraniana repetitiva (EMTr) é realizada em Transtornos como a depressão. O aumento progressivo de pesquisas em EMTr para Ansiedade está sendo importante para o melhor conhecimento desta técnica. A EMTr para o tratamento de quadros ansiosos vem se mostrando eficaz, segura e isenta de efeitos colaterais.


Tratamento com estimulação magnética de Estimulação Magnética Transcraniana repetitiva (EMTr) miniaturas
20/05/2010

Tratamento com estimulação magnética

 A Estimulação Magnética Transcraniana repetitiva (também conhecida como EMTr) é uma nova técnica para o tratamento de doenças psiquiátricas. O objetivo da EMTr é estimular áreas específicas do cérebro, relacionadas à depressão e outras doenças. http://www.ipan.med.br/emtr.php


IPAN - Instituto de Pesquisas Avançadas em Neuroestimulação de Estimulação Magnética Transcraniana repetitiva (EMTr) miniaturas
19/05/2010

IPAN - Instituto de Pesquisas Avançadas em Neuroestimulação

 O IPAN - Instituto de Pesquisas Avançadas em Neuroestimulação iniciou suas atividades em 1993 sob a direção do médico psiquiatra Dr. Moacyr Alexandro Rosa e a partir de 2004 também faz parte de sua direção a Dra. Marina Odebrecht Rosa. O objetivo dos profissionais ao fundar o Instituto foi reunir um corpo clínico altamente qualificado que possa cuidar de cada um de seus pacientes com os mais modernos e avançados tratamentos para depressão, esquizofrenia, transtorno bipolar e outras doenças


O papel da Estimulação Magnética Transcraniana repetitiva (EMTr) no tratamento da depressão na adole de Estimulação Magnética Transcraniana repetitiva (EMTr) miniaturas
19/05/2010

O papel da Estimulação Magnética Transcraniana repetitiva (EMTr) no tratamento da depressão na adole

 O papel da Estimulação Magnética Transcraniana repetitiva (EMTr) no tratamento da depressão na adolescencia. Major depressive disorder (MDD) in adolescents is a common illness and significant public health problem. Treatment is challenging because of recurrences and limited modalities. Selective serotonin reuptake inhibitors and cognitive behavioral therapy are considered the standard of care in severe or treatment-resistant MDD in this age group. However, responses to these intervent