Equipe IPAN contribui com o primeiro livro brasileiro sobre Neuroestimulação

Equipe IPAN contribui com o primeiro livro brasileiro sobre Neuroestimulação de Estimulação Magnética Transcraniana repetitiva (EMTr)

Por: Estimulação Magnética Transcraniana repetitiva (EMTr)  30/10/2011
Palavras-chave: Depressão, Esquizofrenia, Neuropsiquiatria

 Lançado o primeiro livro brasileiro sobre técnicas de Neuroestimulação.

A equipe do IPAN tem a honra de ter contribuído com o primeiro livro brasileiro lançado sobre técnicas de Neuroestimulação.

Este livro surgiu do pedido de alunos e participantes de simpósios de neuromodulação não invasiva, pois havia necessidade de uma ferramenta inicial para o aprendizado dessa área de conhecimento que mescla ciências biomédicas básicas e aplicadas. Há 10 anos não seria possível conceber um livro de neuromodulação com foco em estimulação cerebral não invasiva.

Dra. Marina, Dr. Moacyr e Dr. Guilherme escreveram sobre o uso da estimulação magnética transcraniana (EMTr) na Esquizofrenia no capítulo entitulado "Uso da Neuromodulação na Esquizofrenia".
"Esquizofrenia é um transtorno mental prevalente e incapacitante, que se manifesta com diferentes sintomas, classificados em positivos (delírios e alucinações), negativos (anedonia, isolamento, falta de iniciativa, embotamento) e gerais (desorganização).Muitos pacientes são refratários ao tratamento medicamentoso. Nestes a estimulação magnética transcraniana pode apresentar benefício sintomático.Frequências inibitórias (1 Hz) aplicadas no córtex têmporo-parietal esquerdo parecem aliviar alucinações auditivas, enquanto que frequências excitatórias (> 1 Hz) aplicadas no córtex prefrontal dorso lateral podem ter um efeito em sintomas negativos".

"NEUROMODULAÇÃO TERAPÊUTICA - PRINCÍPIOS E AVANÇOS DA ESTIMULAÇÃO CEREBRAL NÃO INVASIVA EM NEUROLOGIA. Fregni, Felipe/ Boggio, Paulo Sérgio/ Brunoni, André Russowsky".
Vejam o link sobre o livro:http://www.sarvier.com.br/descricao.asp?cod_livro=FR9043

Palavras-chave: Depressão, Eletrochoque, Eletroconvulsoterapia, EMTr, Esquizofrenia, Estimulacao Magnetica Transcraniana, Estimulação Magnética Transcraniana, Neuroestimulação, Neuropsiquiatria

Contatar Estimulação Magnética Transcraniana repetitiva (EMTr)

Email

Imprimir esta Página

Outras notícias e atualizações da Estimulação Magnética Transcraniana repetitiva (EMTr)

18/01/2012

Da telepatia a eletroencefalografia

  O Dr. Moacyr escreve sobre a origen da Eletroencefalografia:


18/01/2012

Parecer do CFM para a Estimulação magnética

 É publicado, finalmente, o parecer do Conselho Federal de Medicina (CFM) sobre o uso da Estimulação magnética transcraniana (EMT). A plenária do CFM aprovou o uso da EMTr exclusivo para médicos e nas seguintes situações: 1-Depressão Unipolar; 2-Depressão Bipolar; 3-Esquizofrenia (nas alucinações auditivas).


18/01/2012

Mudança de sala

 Continuamos no mesmo endereço e com os mesmos telefones de contato: Rua Vergueiro, 1855 - Cj 46 Vila Mariana - São Paulo - SP Tel: (11) 5083-0342 Email:


30/10/2011

Brasil ocupa o primeiro lugar no ranking da prevalência da depressão

  A doença não deixa marcas aparentes, é impossível de ser diagnosticada por exames de imagem e, confundidos com uma tristeza normal, os sintomas podem passar despercebidos. Mesmo assim, a depressão é a quarta principal causa de incapacitação em todo o mundo, e de acordo com projeções da Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2030 ela será o mal mais prevalente do planeta, à frente do câncer e de algumas doenças infecciosas. Hoje, segundo um estudo epidemiológico publicado na revista e


Após concluir pós-doutorado, fundadores do Instituto voltam ao Brasil de Estimulação Magnética Transcraniana repetitiva (EMTr) miniaturas
26/08/2011

Após concluir pós-doutorado, fundadores do Instituto voltam ao Brasil

Após concluir pós-doutorado, fundadores do Instituto voltam ao Brasil focando o atendimento nos mais recentes estudos internacionais.