I Curso de Neuromodulação - Módulo I - Eletroconvulsoterapia : Teoria e Prática

I Curso de Neuromodulação - Módulo I - Eletroconvulsoterapia : Teoria e Prática de Eletroconvulsoterapia - IPAN (Instituto de Pesquisas Avançadas em Neuroestimulação)

Por: Eletroconvulsoterapia - IPAN (Instituto de Pesquisas Avançadas em Neuroestimulação)  26/08/2011
Palavras-chave: Estimulação, Eletroestimulação, Estimulação Magnética Transcraniana

Dr. Moacyr A. Rosa é médico psiquiatra, formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (1990), onde também fez a residência em Psiquiatria (1994). Continuou a sua formação realizando o Mestrado (1998) e Doutorado (2004) em Psiquiatria pela Universidade de São Paulo. Foi bolsista do CNPq com bolsa de Doutorado Sandwich, realizando parte do seu doutorado na Universidade de Harvard (Boston, MA), em 2001. Realizou pós-doutorado (como bolsista do CNPq) na Universidade de Columbia, Nova York (2009-2010). Trabalhou no exterior (EUA) como pesquisador na Universidade de Columbia (Nova York, NY) e na Unversidade de Duke (Durham, NC). Foi médico assistente e coordenador do Serviço de ECT do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, onde trabalhou por 12 anos. Foi o criador do setor de ECT do Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental (CAISM) da Santa Casa de São Paulo, onde foi médico assistente e professor instrutor. Trabalhou com autoridades internacionais na área, incluindo a Dra. Joan Prudic (Universidade de Columbia), Dra. Sarah Lisanby (catedrática da Universidade de Duke) e o Dr. Richard Weiner (chefe do serviço de ECT da universidade de Duke e chair da Task Force for ECT da Associação Psiquiátrica Americana). Tem ampla experiência didática, tendo sido professor do “Visiting Fellowship in Electroconvulsive Therapy” na U. de Columbia e professor “Visiting Fellowship in Transcranial Magnetic Stimulation” na U. de Duke. É atualmente professor da Pós-graduação da USP e diretor do IPAN onde realiza atendimento clínico e desenvolve pesquisas na área de ECT e outras modalidades de estimulação cerebral. Tem mais de 20 artigos científicos publicados indexados. É autor de livros e capítulos de livros nacionais e internacionais sobre o tema.
Programa e objetivos

A eletroconvulsoterapia (ECT), técnica iniciada na Itália em 1938 que valeu aos seus criadores, Ugo Cerletti e Lucio Bini a indicação ao prêmio Nobel de medicina, continua sendo uma ferramenta importante para o tratamento de vários transtornos psiquiátricos, especialmente depresões graves e/ou refratárias ao tratamento convencional. Desde a sua criação a ECT passou por por um profundo aprimoramento. Na atualidade a técnica é realizada em ambiente hospitalar, sob anestesia geral e relaxamento muscular e com aparelhagem adequada. O desenvolvimento da técnica propiciou uma maior segurança conforto para os pacientes aliada a uma extrema eficácia. Por outro lado, este desenvolvimento passou a exigir um preparo mais profundo por parte do profissional médico responsável. Entre outras funções, o epecialista em ECT deve avaliar e confirmar as indicações e o grau de eficácia para casos individuais, bem como avaliar os riscos e saber como manejar possíveis complicações, monitorar os tratamentos para garantir que sejam eficazes e seguros e liderar a equipe que conduz o tratamento.

O atual curso é destinado primariamente a médicos psiquiatras que desejam aprender ou àqueles que queiram aprimorar seu conhecimento e entendimento da técnica, bem como a médicos anestesistas interessados em conhecer mais profundamente a este tratamento para melhor realizar a sua função durante sessões de ECT. Outros médicos poderão participar do curso, seja para ampliar a sua formação geral e melhor indicar o tratamento ou para coordenar um serviço que tenha um psiquiatra responsável pelos tratamentos. Com uma abordagem teórico-prática, os alunos obterão conhecimento e capacitação para realizar o tratamento com segurança e da maneira mais eficaz e moderna que está disponível. A abordagem inclui desde conceitos básicos mais dirgidos ao iniciante, como indicações e contra-indicações e manejo simples da aparelhagem, até conceitos mais aprofundados, com a individualização da carga e a análise da qualidade da crise eletroencefalográfica.

O curso consta de aulas teóricas intercaladas com sessões práticas e tem por objetivo capacitar o aluno para conduzir um tratamento sem supervisão.

Palavras-chave: Eletrochoque, Eletroconvulsoterapia - Ect, Eletroestimulação, EMTr, Estimulação, Estimulação cerebral, Estimulação Elétrica, Estimulação Magnética Transcraniana, Neuroestimulação, Neuromodulação cerebral,

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