FINALMENTE O BRASIL TEM UM EQUIPAMENTO DE ELETROCONVULSOTERAPIA COM REGISTRO NA ANVISA!

Por: Eletroconvulsoterapia - IPAN (Instituto de Pesquisas Avançadas em Neuroestimulação)  19/01/2012
Palavras-chave: Clínica Médica, Depressão, Transtornos Psiquiátricos

 

A Eletroconvulsoterapia é um método de tratamento internaciolnalmente reconhecido como seguro e eficaz para uso em formas graves de depressão, mania e certas formas de esquizofrenia, entre outras indicações. Já existe até uma resolução do Conselho Federal de Medicina regulamentando o procedimento.

Surpreendentemente, não havia no Brasil, até Dezembro de 2010, nenhum equipamento de ECT com registro na ANVISA. Em 27 de Dezembro de 2010 o Mecta spECTrum tornou-se o primeiro equipamento de Eletroconvulsoterapia com Registro na ANVISA e Certificação no INMETRO.

Finalmente os especialistas Brasileiros terão acesso a equipamentos de Eletroconvulsoterapia com parâmetros atualizados e o suporte técnico da Neurosoft do Brasil.

O Mecta spECTrum 4000 pode ser fornecido com botão de ajuste de dosagem único ou com 4 botões independentes para ajuste de largura de pulso, frequência, duração do trem e corrente.

A opção com controle único torna o ajuste mais simples: a intensidade de corrente é fixada em 800mA, o médico escolhe a largura de pulso de 0,3ms (Ultrabrief) ou 1ms e, girando o controle único, a quantidade de energia é ajustada em passos de 1% seguindo a evidência atualizada.

Os equipamentos Mecta permitem 4 grupos de parâmetros de pulso. Os 3 primeiros grupos de parâmetros de pulso (de modelos produzidos a partir de Julho de 2011) refletem a evidência recente de que aumentar a duração do trem de pulsos é mais eficiente que aumentar a frequência.

Agora a faixa de duração vai de 0,5 a 8 segundos e quando a largura de pulso é maior (0,5 ou 1ms) atinge-se a saída máxima do equipamento com frequências mais altas. A corrente nessas 3 primeiras opções é fixada em 800mA, refletindo a evidência sólida dessa corrente.

O quarto grupo de parâmetros considera a especulação recente de que a titulação da intensidade de corrente pode apresentar vantagens em relação à manipulação de outros parâmetros e permite ao clínico escolher correntes entre 500 e 900mA.

Palavras-chave: Clínica Médica, Depressão, Eletrochoque, Eletroconvulsoterapia - Ect, Eletroestimulação, EMTr, Estimulação, Estimulação cerebral, Estimulação Elétrica, Estimulação Magnética Transcraniana, Transtornos Psiquiátricos,

Contatar Eletroconvulsoterapia - IPAN (Instituto de Pesquisas Avançadas em Neuroestimulação)

Email

Imprimir esta Página

Outras notícias e atualizações da Eletroconvulsoterapia - IPAN (Instituto de Pesquisas Avançadas em Neuroestimulação)

ELETROCONVULSOTERAPIA - ECT (antigo eletrochoque) de Eletroconvulsoterapia - IPAN (Instituto de Pesquisas Avançadas em Neuroestimulação) miniaturas
30/10/2011

ELETROCONVULSOTERAPIA - ECT (antigo eletrochoque)

  FINALMENTE O BRASIL AGORA TEM UM EQUIPAMENTO DE ELETROCONVULSOTERAPIA COM REGISTRO NA ANVISA!


Dr. Moacyr fala sobre a Otimização da prática da ECT no Congresso Brasileiro de Psiquiatria de Eletroconvulsoterapia - IPAN (Instituto de Pesquisas Avançadas em Neuroestimulação) miniaturas
30/10/2011

Dr. Moacyr fala sobre a Otimização da prática da ECT no Congresso Brasileiro de Psiquiatria

  Dr. Moacy faz parte da mesa redonda no XXIX Congresso Brasileiro de Psiquiatria sobre neuromodulação: ECT e EMT


Após concluir pós-doutorado, fundadores do Instituto voltam ao Brasil de Eletroconvulsoterapia - IPAN (Instituto de Pesquisas Avançadas em Neuroestimulação) miniaturas
26/08/2011

Após concluir pós-doutorado, fundadores do Instituto voltam ao Brasil

Após concluir pós-doutorado, fundadores do Instituto voltam ao Brasil focando o atendimento nos mais recentes estudos internacionais.