Invenção garante segurança para operadores de caldeiras, além de evitar explosão!

Invenção garante segurança para operadores de caldeiras, além de evitar explosão! de Associação Nacional dos Inventores

Por: Associação Nacional dos Inventores  16/03/2011
Palavras-chave: tecnologia, novas tecnologias, Propriedade Industrial

 

É comum o uso da caldeira convencional em cozinhas industriais, restaurantes e etc., porém é preciso que o operador responsável pela caldeira esteja muito atento ao seu comando, pois uma possível falta de água ou vazamento de gás pode causar um incêndio e até a explosão da caldeira.

            O projeto desenvolvido pelo inventor Orlando Alves foi denominado “Dispositivo de segurança aplicado em caldeiras”, para ser utilizado em cozinhas industriais, restaurantes e etc.

            Com o objetivo de proporcionar maior segurança ao usuário, principalmente ao operador da caldeira e evitar a perda do equipamento, vazamento de gás e uma possível falta de água na camisa de vapor da caldeira, evitando assim a explosão da mesma.

            O sistema é controlado por uma torre de controle que possui um botão de acionamento do gás, um de acionamento da queima e luzes indicativas de cores diferenciadas.            A luz vermelha indica quando o nível de água está baixo, a amarela será acionada quando o gás estiver acionado e a verde quando a caldeira estiver em fase de enchimento de água.

O dispositivo é envolvido por uma caixa de inox que é fixada na caldeira e seu sistema é acionado através de comando elétrico 24V-60Hz; um vaso comunicante com três sensores de níveis de água evita a falta de água na camisa de vapor da caldeira; E uma válvula unitrol controla a liberação do gás a ser enviado ao queimador, através de um sensor de chama instalado no piloto do queimador.

O projeto evita vazamentos e perda de material, proporcionando, automaticamente maior economia e segurança para a empresa.

Segundo o inventor: “O operador poderá trabalhar com mais facilidade e maior tranqüilidade, pois saberá que o sistema controla o nível de água, não deixando que falte água à caldeira, além de controlar também o nível de gás, evitando vazamentos.”, Afirma.

Parceria – Por isso, Orlando está em busca de parceiros para ajudar a desenvolver modelos. Com patente requerida em todo o território brasileiro, o inventorbusca negociá-la ou obter uma parceria entre Fabricantes de Caldeiras para cozinhas industriais ou Proprietários de restaurantes e estabelecimentos, para criar modelos, realizar testes e conseguir industrializá-la.

Empresários interessados em investir no produto devem entrar em contato com a Associação Nacional dos Inventores pelo telefone (11) 3873-3211.

Palavras-chave: Caldeiras Industriais, Inventores, Inventos, investidores, novas tecnologias, Propriedade Industrial, tecnologia, Transferência De Tecnologia

Contatar Associação Nacional dos Inventores

Email

Imprimir esta Página