Entrevista exclusiva com Antônio Barbosa, diretor-presidente da ABC71

Por: ABC71 Soluções em Informática S.A.  29/03/2011
Palavras-chave: Software, desenvolvimento de sistemas, Gestão Empresarial

Perspectiva – Quando e como a ABC71 foi fundada?

Antônio Barbosa – A foi fundada em 1971 por Frank van Swaay, holandês, economista radicado no Brasil desde 1951, e Lambert Berend van der Scheer, conhecido como Bart, engenheiro matemático com doutorado em computação, também holandês, e que veio ao Brasil em 1968. Por motivos de saúde, Bart se afastou da empresa em 1976, retornando à Holanda e Frank permanece no Brasil

No início, a ABC71 era um bureau de processamento de dados e serviços e até 1976 desenvolvia sistemas sob medida para clientes, utilizando mainframes da Burroughs, atual Unisys. Para se ter idéia, naquele tempo, esse primeiro mainframe tinha apenas 120K de memória.

Oficialmente, o primeiro contrato social da ABC71 foi assinado no dia 06 de fevereiro de 1971.

Perspectiva – Quais foram os principais momentos da atuação da empresa nesses 40 anos?

Barbosa – Se fôssemos traçar uma linha do tempo, há vários momentos bastante significativos na história da ABC71. Primeiramente na década de 70, tivemos a locação do primeiro mainframe, como havia mencionado, em 1971, na qual um operador ia até onde estava localizado o equipamento para poder manejá-lo; em 1976, devido ao aumento de nossos serviços, a ABC71 contratou um pequeno mainframe (B700) para atender nossa demanda. Nessa época, ainda utilizávamos os cartões perfurados.

No final da década de 70, início de 80, contratamos um mainframe que permitia conexões. Como não havia internet, podemos pensar que esta conexão seria os primórdios do que seja a tecnologia ASP. A ABC71 era responsável por hospedar os dados dos clientes e o contratante possuía apenas o terminal e a impressora.

 

A Holambra S/A, por exemplo, nossa cliente localizada na cidade de Holambra , tinha a conexão telefônica para conseguir utilizar os serviços de processamento de dados e armazenamento da ABC71. Os custos de upgrade na área de tecnologia, naquele momento, também eram muito altos. Para se ter idéia, nós pagamos cerca de US$ 500 mil para realizar um upgrade de disco de 1.2 GB para 4.2 GB. Nosso segundo mainframe tinha apenas 1MB. Se pensarmos que, hoje, pode-se comprar um HD externo de 1TB por R$ 300,00, muito se avançou em termos de infra-estrutura. Porém, é importante salientar que nós rodávamos um banco de dados em apenas 1.2GB e, posteriormente, em 4.2GB.

Esta fase se estendeu até 1991. A partir de então, foi uma fase marcada por grandes projetos "turn key" englobando desenvolvimento, operação e gestão de TI para clientes. Entre estes, podemos destacar a Brosol (auto-peças), IOB (publicações e cursos de legislação) e a OESP (gráfica do grupo ´O Estado de São Paulo'). Este último, inclusive, contratou-nos para a confecção de listas telefônicas, exigindo da equipe da ABC71 serviços de comercialização de anúncios, a elaboração e geração de fitas magnéticas para a editoração e o planejamento e distribuição das listas.

Também é importante ressaltar que a versão inicial do sistema de gestão, conhecido naquela época como Software Empresarial ABC71 foi posta no mercado em 1991, sendo mantido o mainframe até 1994, em paralelo.

Durante toda a década de 90, a ABC71 investiu maciçamente em evolução tecnologia de infra-estrutura e software. Este é um dos motivos que explica o fato da empresa contar com clientes fiéis desde a época do mainframe e das primeiras versões das redes de micro.

 

Em outubro de 2002, o software da ABC71 passou a se chamar solução de gestão empresarial ERP Omega. Na ocasião, a empresa também lançou a primeira aplicação na internet. Tratava-se do módulo e-business, totalmente integrado aos demais módulos do Omega.

No segundo semestre de 2005, Frank van Swaay, por meio de um MBO (management buyout) viabiliza a transferência da gestão da empresa, fazendo com que a direção seja ocupada pelos funcionários mais antigos e que ocupavam funções estratégicas. Frank, a partir desse momento, passou a fazer parte do Conselho da ABC71.

Em dezembro de 2007, a ABC71 adquire a DLC Infoquality Ltda, empresa de tecnologia focada em soluções de inspeção de qualidade e metrologia. A aquisição confere à empresa uma carteira com mais 200 clientes na área, o que possibilita um aumento significativo de mercado.

E, por fim, após dois anos da compra da DLC, a ABC71 decide investir na expansão de suas atividades por meio da abertura de uma filial em Bauru, cidade próspera em mão de obra qualificada e em localização estratégica. Em 2009, por conta da obrigatoriedade da NF-e e dos SPEDs, a ABC71 consegue um crescimento em torno de 38%, possibilitando que novos departamentos e atuações possam ser viabilizadas.

 

Eu, que estou na empresa desde 1972, percebo um contínuo progresso desde o momento da fundação da ABC71 e é isso que me move desde aquela época.

 

Perspectiva – Como foi exposto, a ABC71 passou por muitas mudanças na última década. Nesse sentido, quais foram as principais em relação à estratégia empresarial da empresa?

Barbosa – Como comentei a partir do MBO, a ABC71 passou por um momento de grande reestruturação. Criamos novas áreas como a Central de Oportunidades, Área de Canais e a de Educação a Distância. As áreas da consultoria, hot line e desenvolvimento também foram expandidas. Criamos novas interfaces de comunicação com nossos clientes e nossa imagem para o público externo também cresceu. Ou seja, alinhamos nossa estratégia à nossa comunicação com todos os nossos públicos, assim como expandimos nossos serviços com foco no aumento na demanda e crescimento sustentável da empresa. Isso possibilitou que aumentássemos nosso poder de atuação e crescêssemos, principalmente, no segmento industrial, nosso carro-chefe.

 

Perspectiva – Para este ano, quais são os desafios e perspectivas?

Barbosa – Em 2010, conquistamos muitos novos clientes e avançamos na consolidação do Programa de Canais. Essa rede foi treinada e continua sob intenso aprimoramento para atender cada vez melhor os nossos clientes. Além disso, a nossa área de gestão de relacionamento tem apresentado novas possibilidades de atuação dentro de nossa carteira e isso significa que precisamos estar prontos para atender esta demanda. Diante disso, para este ano, a ABC71 acredita que há muito trabalho pela frente e que só com uma equipe bem afinada é que conseguirá atender toda a demanda que esperamos. Para 2011, prevemos um crescimento em torno de 35% como foi o ano passado e, sendo assim, é preciso que todos nós estejamos capacitados a trabalhar firmemente pelos nossos objetivos. A ABC71 tem experiência, gana e pessoas motivadas para isso!


Palavras-chave: desenvolvimento de sistemas, Gestão Empresarial, Sistema De Gestão, Sistema De Gestão Da Qualidade, Sistema Erp, Sistema Financeiro, Sistema Integrado, Sistemas De Gestão, sistemas ERP, Software, Software Empresarial, Software Erp

Contatar ABC71 Soluções em Informática S.A.

Email

Imprimir esta Página

Outras notícias e atualizações da ABC71 Soluções em Informática S.A.

30/03/2012

ABC71 quer 40% da receita vindo de canais

Atualmente, proporção é de 5%. Para chegar à meta, empresa fortalece seu programa e pretende entrar no segmento de cloud computing


30/03/2012

Bras Sulamericana opta pela solução de código de barras da ABC71

Fabricante de equipamentos para bebidas se beneficia das vantagens que a nova tecnologia voltada para a cadeia logística oferece


14/03/2012

Consultoria Expressa é o novo serviço lançado pela ABC71

Novo serviço a distância prioriza agendas pontuais para otimizar tempo e recursos


08/03/2012

Agora o ERP Omega pode ser adquirido com o cartão BNDES

C lientes da ABC71 têm a opção de adquirir a tecnologia com pagamento por meio do cartão BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social)


16/02/2012

ABC71 promove ações para melhorar ainda mais a oferta de produtos e serviços

Dentre as ações realizadas em 2011 despontam o lançamento da Solução Omega Código de Barras e o serviço de Educação à Distância


08/02/2012

Após 2 anos de funcionamento, filial da ABC71 em Bauru supera expectativas

Unidade se consolida na região pela excelência da solução ERP Omega da ABC71 e qualidade dos serviços prestados.


08/02/2012

Travema adquire o ERP da ABC71 para continuar crescendo

Fabricante de sistemas de proteção para logística deve ampliar portfólio de produtos com sistema integrado de gestão


04/01/2012

Plastilindo ganha em produtividade com os novos módulos do ERP da ABC71

Fabricante de brinquedos antecipa estratégias a partir de informações extraídas da solução de gestão da ABC71 A fabricante nacional de


14/12/2011

ERP da ABC71 é adotado pela Sankar para aperfeiçoar processo de gestão

Desafio da indústria metalúrgica é obter visão estratégica na tomada de decisão


12/12/2011

Entra em operação na Metagal o sistema de gestão da ABC71

Fabricante de autopeças necessitava de integração tecnológica para atender as demandas da legislação brasileira e modernizar seu processo de gestão


12/12/2011

ERP da ABC71 contribui para melhores práticas contábeis

 ERP proporciona agilidade em relatórios e foco em gestão empresarial


25/11/2011

Para se adequar às obrigatoriedades fiscais e tributárias Suprens implanta novos módulos do ERP da A

 SPED e NF-e ajudam metalúrgica a realizar entrega das informações solicitadas pelo Fisco  


Solução Omega Código de Barras é lançada pela ABC71 de ABC71 Soluções em Informática S.A. miniaturas
16/11/2011

Solução Omega Código de Barras é lançada pela ABC71

Produto é resultado de uma aliança estratégica com a TWx, especializada em tecnologias para a cadeia logística


03/11/2011

Contabilidade na rede

Migração traz inúmeros benefícios para a esfera privada  


26/10/2011

ERP para pequenas e médias empresas

A estratégia da ABC71 é focar neste segmento, um mercado ainda inexplorado