5 frases que mostram que o empreendedor não sabe o que diz

5 frases que mostram que o empreendedor não sabe o que diz de A PARCERIA® SERVIÇOS CONTÁBEIS & EMPRESARIAL  LTDA

Por: A PARCERIA® SERVIÇOS CONTÁBEIS & EMPRESARIAL LTDA  17/01/2015
Palavras-chave: Negocio Proprio

São Paulo – Muitos empreendedores são tão apaixonados pela sua ideia de negócio ou pequena empresa que, às vezes, extrapolam com discursos exagerados. “Tem casos que o empreendedor sabe que ele está exagerando e, outras vezes, ele não consegue enxergar a realidade ou tem uma paixão cega pelo negócio”, explica Cassio Spina, investidor-anjo e fundador da Anjos do Brasil. O perigo de recorrer a certas expressões é que o pequeno empresário não consegue passar credibilidade para o cliente ou investidor do seu negócio. Para João Bonomo, professor do Ibmec/MG, os consumidores ou parceiros não querem uma solução genial. “Eles só querem uma solução que resolva aquele determinado problema”, afirma. Com a ajuda dos especialistas, a revista exame reuniu algumas frases que devem ser evitadas por donos de pequenas empresas ou startups. 1. O risco do negócio é baixo. Na tentativa de convencer potenciais parceiros, fornecedores e investidores, muitos empreendedores acabam usando essa frase. “Não existe negócio com risco baixo, por melhor que a empresa seja. No caso de startups, como que um negócio que está começando pode ter um risco baixo?”, questiona Spina. Nesses casos, o ideal é que o empresário liste os riscos e quais são as propostas de solução. 2. O meu produto é super inovador. Como você se diferencia no mercado? Quais são as soluções dos concorrentes? “É fundamental demonstrar como o produto ou serviço é inovador. Muita gente confunde inovação com diferente”, explica Spina. “Às vezes, as pessoas não querem soluções muito inovadoras. O seu consumidor só quer resolver aquele problema”, completa Bonomo. 3. O mercado é muito promissor. Muitos empresários acreditam que sua ideia é tão boa que tem potencial para expandir o negócio para qualquer lugar do mundo. “O mercado global é gigante, mas você vai conseguir atingir? Às vezes, o numero não é compatível com o mercado real e até prejudica a apresentação do empreendedor”, explica Spina. Para Bonomo, existem muitos mercados promissores, mas o importante é se certificar de que há uma demanda real do seu produto ou serviço. 4. Não tenho concorrentes. Afirmar que o produto ou serviço não tem concorrente pode mostrar que o empresário não pesquisou a fundo sobre o mercado que está atuando. Muitas vezes, existem concorrentes indiretos que podem influenciar a maneira como o empreendedor gerencia a empresa. 5. O retorno é garantido. O sucesso de um negócio não deve ser medido apenas por cifras e não tem como garantir de que o negócio terá lucro certo. Para Spina, o importante é passar a mensagem de que você e sua equipe têm capacidade de execução. “Admiro empreendedores que fazem muito com pouco. E tem que ter muita clareza do que falar e de como comprovar”, afirma Spina.

Palavras-chave: Negocio Proprio

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