Embalagem é Tudo

Embalagem é Tudo de 2HN Embalagens

Por: 2HN Embalagens  06/09/2012
Palavras-chave: embalagens, Embalagens Plásticas, Sacolas Personalizadas

Em conversas com amigos e clientes industriais e lojistas, tenho percebido que há um certo consenso de que, a cada dia que passa, o mercado se torna mais competitivo. São tantas ferramentas de pesquisa de preço, tantas propagandas e tanta informação que parece que, no final, tudo se resume a quem tem o melhor preço.

O problema é que, às vezes, estamos tão concentrados nos nossos problemas que não vemos as coisas de forma equilibrada. A idéia de que tudo se resume a preço é um grande equívoco. Cerca de 80% dos negócios são perdidos por um mau atendimento ou outras condições que não o preço.

Em geral, existem 3 motivos pelos quais um cliente não aceita nossos preços:

1 – Não soubemos calcular corretamente o preço de venda, ou não identificamos o público alvo correto;

2 – Não soubemos apresentar uma justificativa plausível para o cliente sobre os benefícios do produto;

3 – Não agregamos valor ao nosso produto;

Eu, como publicitário, gostaria de fazer minhas considerações sobre este 3º ítem.

Segundo a pesquisa realizada pelo Comitê de Estudos Estratégicos da Associação Brasileira de Embalagem (Abre), em conjunto com a Associação Paulista de Supermercados (Apas), a principal definição que os maiores supermercadistas deram para a importância da embalagem para os seus negócios foi "embalagem é tudo!".
Por anos a fio, ouvi de clientes "não importa a embalagem, isso é apenas uma despesa, é uma coisa que vai para o cliente e eu não ganho nada em troca". Quando comecei a trabalhar, visitava alguns clientes que se vangloriavam de serem "espertos" e irem a grandes redes de supermercado, aos finais de semana, para fazer compras e pegar bastante sacolinha plástica para usar em seus comércios, para dar para seus clientes quando eles compravam algo.
Estas pessoas não tem noção da oportunidade que simplesmente jogam pelo ralo ao não valorizarem suas marcas. Felizmente tenho encontrado, com muito menos frequência, este tipo de atitude.

Os empresários tem, cada vez mais, se conscientizado da importância da embagem, de valorizar a sua marca e de que ter uma embalagem bem feita e personalizada não é apenas coisa para empresas de grande porte, e sim é uma exigência do mercado moderno.
Como publicitário e profissional do ramo de embalagens não podia pensar diferente. Costumo dizer aos meus clientes, "acredite na sua marca e no seu produto, valorize-os! a embalagem agrega valor!".
Quando o seu possível cliente se deparar com uma embalagem sem marca e nenhuma identificação do fabricante, com certeza, não vai se importar em pagar um pouco mais pelo seu produto em uma embalagem bem feita, funcional e com a identificação do fabricante. Ele fará isso pois vai confiar muito mais no seu produto, vai dar muito mais credibilidade ao para a sua marca, pois ele pode identificar o fabricante, ele vai deduzir que se você é cuidadoso e preza pela qualidade de sua embalagem, também preza pela qualidade dos seus produtos.

Por fim, se ele gostar muito dos seus produtos, vai poder reconhecê-los, quando os vir novamente. Além de poder te procurar quando quiser.

Não desperdice o imenso potencial que envolve o seu produto. A embalagem pode ser sua grande aliada, ou seu grande problema. Tudo depende de como você decide usá-la na sua empresa.

Palavras-chave: embalagens, Embalagens Plásticas, sacolas ecologicas, Sacolas Personalizadas, Sacolas Promocionais