Adaptações para deficientes

Adaptações para deficientes de Via Mundi Pneus - Pneus Pirelli, Pneus Honda e Pneus Michelin

Por: Via Mundi Pneus - Pneus Pirelli, Pneus Honda e Pneus Michelin  30/06/2011
Palavras-chave: Comércio De Auto Peças, Comprar Pneus, Pneus Michelin

Poucas cidades no Brasil são adaptadas para o transito dos deficientes físicos. As péssimas condições de conservação das calçadas e a falta de rampas e outras adaptações dificultam a vida dos cadeirantes. No entanto, para aqueles que possuem condições de comprar um automóvel, algumas empresas especializadas em realizar adaptações garantem que qualquer deficiente físico possa dirigir normalmente.

 

Com a crescente procura por este tipo de serviço, o preço das adaptações caiu bastante. Embora o valor das mudanças varie de acordo com a necessidade e o tipo de veículo,
hoje, o cadeirante pode até encomendar um veículo zero quilômetro com todas as alterações garantidas pela montadora, comodidade difícil de imaginar alguns anos atrás.

Uma das maiores empresas do setor de veículos adaptados é a Cavenaghi, que presta serviços para as maiores montadoras do Brasil, como Volkswagen, Fiat, Citroën, Peugeot e Toyota, entre outras. A história da empresa começou há mais de 40 anos, quando um mecânico especializado na manutenção de veículos antigos foi procurado por um amigo que teve a perna esquerda amputada. O desejo dele era voltar a dirigir, e o resultado foi um dispositivo que controlava o pedal da embreagem do carro por um comando nas mãos, como nas motos.

A partir daí, a oficina começou a desenvolver produtos voltados para a condução de veículos, como o Comando Manual Universal – que permite acelerar e frear o veículo por meio de uma alavanca. Hoje, a Cavenaghi possui três linhas básicas de produto – batizadas de Transporte, Autonomia e Direção – e fabrica outros acessórios, como cadeiras de rodas, almofadas e utensílios domésticos.

Todo tipo de veículo pode receber as adaptações. A empresa estuda cada caso de forma individual e analisa as deficiências do condutor e as características do automóvel para definir o que precisará ser feito. Um veículo com câmbio manual, por exemplo, necessita de um sistema de embreagem computadorizada – que aciona o pedal automaticamente assim que o condutor faz o movimento para engatar uma marcha –, recurso dispensável em veículos com caixa automática ou automatizada.

No dia que QUATRO RODAS visitou a oficina da Cavenaghi, vários tipos de automóveis aguardavam serviço. Empresas de táxi e órgãos da prefeitura escolhem veículos mais espaçosos, como as vans (Fiat Ducato e Renault Master) e multivans (Fiat Doblò e Renault Kangoo são os preferidos). Entre os carros de particulares, chamava atenção o pequenino smart fortwo e uma perua Chevrolet Caravan em estado razoável de conservação. O gerente de engenharia da empresa, Alexandre Scherer, conta que a empresa já fez adaptações até em esportivos importados, como Ford Mustang e Porsche Cayenne.

As adaptações feitas pela Cavenaghi possuem garantia dada pela própria empresa. Todas as modificações são reversíveis, ou seja, podem ser removidas facilmente, permitindo a condução do veículo por motoristas que não possuem deficiências.

Palavras-chave: Comércio De Auto Peças, Comprar Pneus, PNEUS CITROEN, pneus mercedes, Pneus Michelin,

Contatar Via Mundi Pneus - Pneus Pirelli, Pneus Honda e Pneus Michelin

Email

Imprimir esta Página

Outras notícias e atualizações da Via Mundi Pneus - Pneus Pirelli, Pneus Honda e Pneus Michelin

Soluções para o trânsito no litoral de Via Mundi Pneus - Pneus Pirelli, Pneus Honda e Pneus Michelin miniaturas
30/06/2011

Soluções para o trânsito no litoral

Assim como champanhe e contagem regressiva, os congestionamentos quilométricos na descida para as praias paulistas viraram ritual de réveillon. Só no Sistema Anchieta-Imigrantes, foram mais de 1 milhão de veículos. Resultado: engarrafamentos na volta a São Paulo de até 33 km na Padre Manuel da Nóbrega e 13 horas para um percurso que levaria uma. Os especialistas Jaime Waisman, José Luiz Fuzaro e Philip Gold, mais a Ecovias, concessionária da Anchieta-Imigrantes, apontam cinco soluções que alivia