Cambagem

Por: Shop Rodas Ltda Me  02/02/2011
Palavras-chave: Cambagem

 Cambagem (português brasileiro) ou sopé (português europeu) é a inclinação da roda de um veículo em relação ao plano horizontal. Seu valor é denominado ângulo de cambagem (português brasileiro) ou ângulo de sopé (português europeu) (câmber) e será positivo (+) quando a parte superior da roda se inclinar para fora e negativo (-) quando ela se inclinar para dentro. Este ajuste, de um modo geral, controla as características de rolamento das rodas.

A cambagem estando fora dos valores originais do veículo, pode causar desgaste irregular dos pneus, perda da estabilidade e aumento do consumo. Quando os valores de câmber entre as rodas possuem mais do que um grau de diferença, o veículo pode apresentar tendência a deriva (puxando) para o lado positivo.

O ângulo do câmber faz parte das leituras de Geometria da Suspensão, necessárias para o correto alinhamento da suspensão de um veículo.

Muitos veículos não possuem regulagem de cambagem, neste caso o alinhador apenas lê as medidas do câmber, para melhor definir o alinhamento (convergência / divergência das rodas).

Caso as medidas do câmber estejam fora dos padrões de fábrica e não permitam ajuste específico, o mecânico usará ferramentas hidráulicas para desentortar a peça, o que não é recomendável, mas é a prática nas oficinas e não afeta significativamente a mecânica do carro.

Podemos notar que essas revisões muitas vezes são extremamente simples e gasta-se pouco tempo para realizá-las.

Palavras-chave: Cambagem