Acupuntura aumenta as chances de sucesso da fertilização in vitro

Acupuntura aumenta as chances de sucesso da fertilização in vitro de Clínica de Reprodução Humana Ferticlin

Por: Clínica de Reprodução Humana Ferticlin   03/08/2011
Palavras-chave: Reprodução Humana, fertilização in vitro

Atualmente a medicina tem um leque muito completo para os casais com problemas de fertilidade, como a:

Mesmo com diversas opções de tratamento convencionais, mais e mais pessoas estão procurando terapias alternativas antes de iniciar o processo de reprodução assistida. Conforme pesquisa em a Acupuntura pode aumentar em 65% a chance de sucesso na fertilização in vitro.

Mas antes de abrir mais uma frente no tratamento, vale ressaltar que muitos terapeutas e acupunturistas fazem questão de frisar que os tratamentos alternativos não oferecem uma solução mágica, e o objetivo é simplesmente deixar o casal em ótima condição física e mental para a vinda do bebê.

Dos tratamentos ditos “alternativos” a Acupuntura é o que mais tem motivado a comunidade médica a entender o porque algumas pesquisas comprovam sua eficácia. A acupunturista Roisin Golding de Londres, afirma que 60% das pessoas que a procuram, buscam tratamento para problemas de fertilidade.

A acupuntura é um tratamento chinês milenar que consiste na aplicação de agulhas, em pontos definidos do corpo, chamados de “Pontos de Acupuntura” ou “Acupontos”, para obter efeito terapêutico em diversas condições. Apesar de ainda ser considerado como tratamento alternativo a OMS (Organização Mundial da Saúde) a classifica como tratamento complementar.

Conforme Golding,  ”na medicina chinesa, o corpo é uma grande orquestra e deve ser ajustado em conjunto para funcionar em harmonia”, explica a acupunturista,  e afirma que “o tratamento pode corrigir os desequilíbrios de forma muito sutil, como um bloco de energia que impede a gravidez “. De acordo com Golding, o acupunturista visa corrigir eventuais desequilíbrios hormonais que podem causar problemas para engravidar, e também olha para questões de saúde geral, tais como insônia, estresse e problemas de digestão, os quais podem afetar a concepção.

Comprovação

A pesquisa publicada no  em conjunto com Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, e da VU University, na Holanda, basearam-se em sete outros estudos que analisaram 1.366 mulheres desde 2002.

A pesquisa separou as mulheres em 3 categorias. A primeira categoria era formada por mulheres que estavam em tratamento de Acupuntura, a segunda era formada por mulheres que estavam em tratamento “Sham” (um tratamento falso onde aa mulherea receberam as agulhas em lugares aleatórios) e por último apenas mulheres sem nenhum tipo de tratamento.

A pesquisa constatou que a Acupuntura aumentou em 65% a chance de gravidez nas mulheres que tratavam através da fertilização in vitro.

A pesquisa concluiu que ainda não está claro como a acupuntura age, mas eles acreditam que o estresse gerado pelo tratamento para engravidar “pode ser amenizado pelo relaxamento proporcionado pela acupuntura”.


fonte:http://www.ferticlin.com.br/blog/2011/07/12/acupuntura-aumenta-chance-fertilizacao-in-vitr/

Palavras-chave: fertilização in vitro, Reprodução Humana

Contatar Clínica de Reprodução Humana Ferticlin

Email

Imprimir esta Página

Outras notícias e atualizações da Clínica de Reprodução Humana Ferticlin

Entrevista com Dr. Raul Nakano sobre a evolução da fertilização in vitro de Clínica de Reprodução Humana Ferticlin  miniaturas
03/08/2011

Entrevista com Dr. Raul Nakano sobre a evolução da fertilização in vitro

Você que está pensando em começar seu tratamento, conheça como o processo de fertilização in vitro evoluiu nos últimos anos.