Pesquisa/Diagnóstico de Clima Organizacional

Por: Rafael Chiuzi Psicologia Organizacional  22/12/2009
Palavras-chave: psicologia, Diagnóstico Organizacional, psicologia organizacional

 O clima organizacional tornou-se uma ferramenta de fundamental importância para organizações que querem funcionários mais felizes e comprometidos. Um bom diagnóstico de clima organizacional deve seguir uma metodologia rigorosa e coerente. Quer saber mais sobre o assunto?

 Diagnóstico é uma palavra de origem grega "Diagnosis" - que significa "fazer análise". O termo está diretamente ligado à medicina e frequentemente refere-se à um problema ou limitação que afeta algo ou alguém.

Culturalmente temos sérias resistências a realizar diagnósticos. No contexto organizacional não é diferente - muitos gestores frequentemente correm atrás de treinamentos, palestras e intervenções sem se preocupar com um bom diagnóstico antes de qualquer ação. Assim, o diagnóstico, ou seja, a análise pode ser feita independente de sua empresa ter algum problema ou não.

Independente do tamanho da sua organização, a pesquisa de clima consolida-se um instrumento poderoso para a tomada de decisões relacionadas a políticas, diretrizes e programas organizacionais. Uma boa pesquisa de clima deve seguir critérios lógicos e rigorosos a fim de assegurar a fidedignidade dos resultados sem prejudicar a confiança dos trabalhadores em sua organização empregadora.

Uma pesquisa eficiente deve conter os seguintes critérios:


• Preparação dos colaboradores;
• Instrumentos precisos e confiáveis;
• Análises estatísticas acuradas e precisas;
• Laudo devolutivo com propostas de ações.

Palavras-chave: Diagnóstico Organizacional, psicologia, psicologia organizacional

Contatar Rafael Chiuzi Psicologia Organizacional

Email

Imprimir esta Página