Telefone voip ou ATA?

Por: Kvoip Telecom  30/06/2011
Palavras-chave: Economia nas ligações, Menor custo nas ligações,

 

Qual das duas formas de utilização é a melhor e mais viável para a sua residência ou sua empresa? Qual delas traria um retorno mais satisfatório para você? As respostas a essas perguntas e algumas outras estão a seguir.

O Voip por software funciona como no hardware. A qualidade é a mesma, os protocolos abordados são os mesmos.

A diferença é que, ao instalar o programa Voip em uma máquina, essa terá que atender requisitos mínimos: um kit multimídia (um microfone e um fone de ouvido ou caixas de som) para poder se comunicar quando efetuar uma ligação.

Usando o computador. Se uma empresa deseja 20 linhas Voip e decide utilizar software qualquer, precisará de 20 computadores com 20 kits multimídia.

Se um dia houver um corte de energia, o que acontecerá com as linhas Voip? A telefonia comum tem sua própria fonte de energia. Em caso de blecaute, você ainda pode falar normalmente ao telefone. O Voip não tem essa fonte de energia. Neste caso a empresa teria que instalar 20 no-breaks para não perder a comunicação com seus clientes e associados na falta de energia elétrica.

Possivelmente tem também o PABX ligado em outro no-break ou no mesmo. Se a empresa comprasse um aparelho de 8, 16 ou 32 linhas Voip existente no mercado, só teria o trabalho de ligar esse aparelho no no-break que já existe na empresa. Em caso de queda de energia, ela iria continuar garantindo as 20 linhas que comprou. Vocês entenderam essa vantagem do aparelho?

Com o aparelho Voip, você poderá ligar para qualquer pessoa que tenha um telefone comum, um celular, um pager, um fax, um PABX ou mesmo um aparelho Voip, sem se preocupar com mais nada.

Na residência ou escritórios muito pequenos, por questões de custo, seria melhor utilizar o programa Voip. Mas só por questões de custo. Do contrário, em termos de conforto e praticidade, o aparelho Voip traz mais vantagens do que o software no computador, mesmo nas residências. Por exemplo:
Comprando e instalando um aparelho Voip em sua casa, você não precisaria necessariamente ter um computador. Ou seja, quem não tem computador ainda assim pode fazer ligações Voip. Os aparelhos se adaptam facilmente a qualquer tipo de acesso à internet.

Também não seria preciso pagar um provedor para acessar à internet quem quiser utilizar um provedor gratuito. Você apenas conecta o aparelho em sua linha telefônica comum, coloca o aparelho de telefone no aparelho Voip e pronto. Ao fazer ligações locais você utilizaria sua linha comum; já as ligações interurbanas ou internacionais seriam pelo Voip, para você pagar como uma ligação local.

Algumas pessoas perguntam: "Qual a vantagem de eu colocar um Voip em minha casa usando linha discada se vou ter que pagar pela ligação?". Sim, é verdade, você pagará pela ligação, mas seria uma ligação local. Ou seja, você pagaria somente os pulsos utilizados pela tarifa local.

Ao fazer uma ligação DDD ou DDI, você paga as taxas do DDD ou DDI, os minutos de conversação e os pulsos. Com o aparelho Voip em uma linha discada, você pagaria somente os pulsos. Bem mais em conta. Aparelho pode ser usado em outros lugares. Outra vantagem interessante é que os aparelhos Voip recebem um número fixo. Hoje com o telefone comum, o seu número de telefone fica preso à sua residência. Se você pegar seu aparelho comum e ligá-lo na casa de algum vizinho, o número daquele telefone será o do seu vizinho.

Com o Voip isso não acontece. Se você pegar o seu aparelho Voip e ligá-lo na casa de seu vizinho, ele mantém o mesmo número de telefone. Os aparelhos podem acessar a internet por qualquer meio. Ou seja, você pode levá-lo na viagem de família, para a chácara do tio, ou para seu apartamento ou uma casa alugada na praia. Basta instalar para falar Voip e receber suas ligações sem que as pessoas percebam que você está em outro lugar, mais ou menos como funciona com o celular.

Um argumento de quem prefere o uso do software ao aparelho Voip é dizer que se o aparelho quebrar ou der algum problema, não poderá fazer e receber ligações. É verdade, assim como o computador também pode dar problemas. É mais barato e rápido trocar o aparelho Voip do que mandar o computador para a assistência técnica.

Há vantagens são fortes e vale a pena avaliar a compra de um aparelho.

VoipBra - Portal Voip Brasil

Palavras-chave: Economia nas ligações, Menor custo nas ligações,

Outras notícias e atualizações da Kvoip Telecom

08/07/2011

Google hospedará voip?

Será que a gigante das ferramentas de busca implementará a tecnologia Voip em uma de suas suites??


08/07/2011

Tecnologia Voip sem necessidade de download

Saiba como tirar proveito do Voip sem necessidade de fazer download.


08/07/2011

6 características voip que atraem

As vantagens do Voip tecnologia que já superou as empresas de telefonia móvel.


08/07/2011

Entenda mais o que está acontecendo HOJE na tecnologia de telepresença e VoIP

Acompanhe o futuro das telecomunicações. Conheça o que o Voip e a Telepresença podem trazer de benefícios a sua empresa.


30/06/2011

Voip é a melhor opção para call centers

Telefonia Voip é melhor solução para Call Center pelos custos e pelos vastos recursos oferecidos pelas operadoras de voip como a Kvoip


30/06/2011

O uso do voip no mercado de concessionárias de veículos

Descuba o que as concessionárias estão fazendo para melhorar a busca por maiores lucros e redução em custos.


30/06/2011

Olhando o Voip mais a fundo

Saiba porque o VOIP é o futuro da telefonia em todo o mundo e porque suas vantagens são tão vastas.