Tratamento Dependência Quimica

Por: ESPAÇO SANTANNA  01/12/2011
Palavras-chave: tratamento

    

A clínica de tratamento para dependente químico Espaço Sant’Anna conta com uma estrutura que estimula a prática de atividades voltadas para a recuperação da dependência química. Essas atividades visam o fortalecimento do caráter de cada indivíduo e a reinserção social.

Dentre nossas atividades encontram-se: Reflexão Matinal, Atividade Física, Espiritualidade, Reunião de Passos, Laborterapia, Vídeo Terapia, Terapia Ocupacional, Psicólogo e Partilha de Sentimentos. Saiba mais sobre cada atividade oferecida pela clínica Espaço Sant’Anna.

Todos os dias os internos são convidados a fazer uma reflexão, logo pela manhã, sobre a dependência química, suas conseqüências e o difícil, mas necessário caminho para a recuperação. Incentivamos o reconhecimento dos próprios erros como forma de superar as dificuldades e seguir sempre em frente buscando o melhor para cada dependente e sua família.

Nesse momento os próprios internos se auxiliam na superação das dificuldades e na perseverança para sempre buscar a recuperação, ajudando assim na socialização dos mesmos bem como o trabalho em equipe. Buscamos sempre incentivar atitudes construtivas para que cada um possa ser uma pessoa ainda melhor.

A estrutura física da clínica conta com campinho de futebol e vôlei e piscina, incentivamos a prática de atividades físicas, pois sabemos que elas são importantes para compor a recuperação efetiva dos dependentes químicos.

Os esportes auxiliam a manter a saúde em dia, no caso dos dependentes químicos, motiva e incentiva o trabalho em equipe além de ser um momento de lazer onde ele poderá interagir com os outros internos. Os residentes são motivados neste horário diário a praticarem esportes e recreação, fazendo uso da piscina, do campo de futebol ou do campo de vôlei.

Estas atividades são de suma importância para a desintoxicação física, melhora do condicionamento físico e conscientização de trabalho em grupo, relação interpessoal e disciplina.

Neste momento os dependentes se unem para o fortalecimento espiritual de cada paciente. É sempre muito importante contar com o auxílio espiritual, pois fortalece a perseverança de cada paciente na busca pelo tratamento da dependência química bem como a recuperação efetiva.

Durante esse tempo, lê-se alguma passagem da Bíblia ou um texto que tenha como princípio o ensinamento de alguma melhora contínua e é posto o tema em discussão para estimular os dependentes químicos a expressarem seus sentimentos em cima do que está sendo lido e extrair algum ensinamento do que foi dito para sua própria recuperação.

A Reunião de Passos tem por objetivo fazer com que o dependente químico se envolva com as orientações e ensinamentos da filosofia dos 12 Passos de AA e NA.

Durante a reunião, nossa equipe aborda o tema de um texto relacionado aos 12 Passos e posteriormente são tiradas as dúvidas dos dependentes em relação à aplicação destes princípios. A seguir, é aberto um espaço para discussão e partilha sobre a evolução do processo de recuperação dos internos.

Nessa reunião, o interno coloca em prática a filosofia em todo seu cotidiano, sendo mediada pela equipe terapêutica. Os internos efetuam a leitura do resumo do passo que vêm trabalhando em sua recuperação e daí em diante, através de ajuda mútua com o grupo de apoio, percebe-se o nível de envolvimento do interno em relação ao tratamento de dependência química.

A laborterapia possui uma profunda significação social no processo de recuperação de cada indivíduo. No geral sabemos que o trabalho enobrece as pessoas, no caso dos dependentes, além de enobrecer, proporciona uma sensação de vitória, além da auto-realização em se cumprir um trabalho designado.

É um trabalho terapêutico ocupacional, no qual cada interno resgata valores pessoais. Trata-se de uma situação onde o interno será responsável por determinadas funções no que diz respeito à clínica. Trabalha o caráter no que diz respeito à boa vontade, honestidade, cooperação, respeito e auto-estima. Além de facilitar o intercâmbio pessoal, dotado de sentimentos de comportamentos e valores, ainda sugere uma compreensão das características de personalidades associadas com comportamentos anteriormente problemáticos em ambiente de trabalho profissional do paciente, escola ou convívio social.

A clínica Espaço Sant’Anna disponibiliza momentos aos internos onde eles poderão desfrutar de filmes terapêuticos para auxiliar na recuperação, entendemos que os dependentes químicos precisam tratar sua dependência de diversas formas todos os dias, por tanto as atividades são esporádicas. Procuramos motivar a recuperação dos dependentes químicos de forma funcional e não maçante.

Este momento consiste na exibição de filmes que contenham informações relacionadas à dependência química, filmes motivacionais ou que contenham alguma mensagem de crescimento pessoal que possa ser discutida em grupo após o filme ou formar uma espécie de grupo de discussão para o tema abordado.

Trabalhar com atividades humanas, planejar e organizar o cotidiano, possibilitando melhor qualidade de vida, estes são alguns dos princípios básicos da terapia ocupacional. Ela trabalha com o desenvolvimento, a educação, as emoções, os desejos, as habilidades, a organização de tempo, conhecimento do corpo em atividade, utilização de recursos tecnológicos e equipamentos urbanos, ambiência, facilitação e economia de energia nas atividades cotidianas e laborais (trabalho), objetivando o maior grau de autonomia e independência possível.

Na clínica de tratamento para dependência química, o profissional responsável auxilia os dependentes na realização de atividades cotidianas, desde as mais simples, como escovar os dentes ou levar alimentos à boca, às mais complexas, como ensinar uma nova profissão, por exemplo. Este profissional trabalha promovendo, prevenindo, desenvolvendo, tratando e recuperando pessoas que apresentam qualquer alteração na realização de atividades de cuidados com si mesmo ou interação social, melhorando o desempenho funcional e reduzindo desvantagens.

Durante o tratamento da dependência química é de extrema importância o acompanhamento de médicos. A clínica Espaço Sant’Anna conta com psicólogos e terapeutas especializados em dependência química para auxiliar na recuperação.

Acontece com a finalidade de exposição de sentimentos de cada paciente em grupo, reclamações, desejos, frustrações, conquistas e perdas no decorrer do processo de recuperação ou ainda no processo de uso de droga. Sendo assim, os residentes trocam experiências entre si formando um grupo de ajuda mútua que ainda é monitorado pela psicóloga de nossa instituição, o que fortalece ainda mais a eficácia da reunião.

Buscamos fortalecer o convívio social dos dependentes químicos e, dessa forma, partilhar os diversos sentimentos que cercam a experiência de cada indivíduo. Nossa estrutura permite o estímulo do relacionamento entre os internos pois sabemos que cada experiência dentro da dependência química gera sentimentos que devem ser trabalhados. Todas as pessoas têm sentimentos e o que diferencia os pacientes são as formas como lidam com eles, independentemente do sentimento (raiva, dor, alegria, amor, etc).

A Partilha de Sentimento propõe ajudar o dependente a lidar com todos os tipos de sentimentos, levando gradativamente ao aprendizado social. Cada dependente químico expõe seus sentimentos se quiser e o quanto quiser dentro do seu tempo estipulado. O desabafo de cada dependente, além de aliviá-lo, acaba por incentivar os outros e isso resulta no sucesso da recuperação.

Palavras-chave: tratamento