Branding

Por: S9 // Branding + Marketing  02/02/2011
Palavras-chave: Marketing, loja Virtual, Web Design

Entendemos que toda marca é dividida em Estratégia, Expressão e Avaliação.

A parte estratégica da marca consiste no entendimento de como criar um “Posicionamento” único de marca perante os seus públicos estratégicos. É nessa etapa que analisamos como a marca é visualizada, entendida e como ela deverá ser percebida pelos seus públicos. Não muito comum, mas extremamente importante para realizar uma boa estratégia de marca, é necessário estabelecer a “direção” que oriente todos os funcionários, fornecedores, colaboradores e parceiros de negócio. Essa direção se utiliza das declarações de Missão, Visão e Valores da empresa, ampliando para outros itens como: Filosofia da Marca, Atributos da Marca, Pilares Conceituais da Marca, entre outros. Com isso, iremos gerar as “bases ou diretrizes” da marca que, por sua vez, irá retratar o direcionamento da marca. Entretanto, quando falamos em estratégia, devemos ter claro o conceito de que estratégia é determinar o que deve ser feito, ou seja, são os meios para alcançar um determinado objetivo. Estratégia de Marca não poderia ser diferente. São as formas de relacionamentos e experiências que a marca deverá ter perante seus públicos estratégicos, alinhadas por um direcionamento, e que ajudarão a Marca no cumprimento do que fora estabelecido previamente.


As Expressões de Marca são todas as manifestações sensoriais que estabelecem uma experiência, um contato entre a marca e seus públicos estratégicos. As Expressões são traduzidas nos “Pontos de Contato”, sendo estes pontos tudo o que envolve a marca. Do cartão de visita ao layout de uma loja, as marcas se expressam por diferentes pontos de contato, fazendo com que as experiências e interações, entre marca e os públicos estratégicos, resultem nas percepções e julgamentos sobre a própria marca. Dessa forma, é necessário que todas as ações de Expressão de Marca estejam alinhadas com a Estratégia de Marca. Esse alinhamento tem como objetivo formar o Posicionamento de Marca estabelecido na fase da estratégia.


Avaliação de Marca, ou Brand Valuation, é a etapa que tangibiliza toda a percepção intangível da marca para valores monetários. Se uma marca é decisiva na escolha de produtos e serviços, logo essa força de decisão tem um valor. Com isso, esse valor deve estar retratado no fluxo de caixa da empresa. Portanto, podemos dizer que um percentual dos resultados econômicos financeiros de uma empresa pode estar atrelado ao fato da marca ser decisória no processo de escolha e consumo dos produtos e serviços que são ofertados. Todo o trabalho de Estratégia e Expressão de uma marca deve ser avaliado e mensurado no que se refere à valorização de uma marca em seu mercado. Saber este valor é parte da Avaliação de Marca.


O escritório S9 Brand Strategy Office atua com os 3 vértices que fazem a gestão de uma marca: (1) Estratégia;  (2) Expressão; (3) Avaliação. Por isso, podemos dizer que este é um escritório em soluções de negócio.

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