REGINA PODÓLOGA VILELA

REGINA PODÓLOGA VILELA de REGINA PODÓLOGA VILELA

Por: REGINA PODÓLOGA VILELA  19/10/2009
Palavras-chave: massagem, Hidratação, reflexologia

 Do que o podólogo(a) cuida?
Fissuras – O aparecimento de rachaduras ocorre por várias causas: defeitos ortopédicos, hereditariedade, alterações climáticas, obesidade, pouca hidratação, conseqüências de psoríase, diabetes, doenças vasculares, micoses, agressões químicas, andar descalço e uso de calçados abertos nos calcanhares (sandálias), entre outras.
Calos e calosidades – Espessamento da camada superficial da pele (epiderme), devido a atrito causado por uso inadequado de calçados ou problemas ortopédicos; aparecem em várias localizações dos pés, formando núcleos ou não.Verruga Plantar – Causada por vírus (HPV) que se instalam e se aprofundam na região plantar devido a constante pressão do peso do corpo contra o solo. Por terem como causa um agente infeccioso, são consideradas contagiosas e exigem bastante conhecimento do profissional para reconhecê-las, diferenciá-las e saber tratá-las.  
Frieira – Causada por fungos e bactérias que se instalam devido à umidade no local, provocando descamação entre os dedos, chegando até a sangrar, causando muito desconforto.Bromidrose – Nada mais é que o forte odor da transpiração dos pés, mais conhecido como “chulé”. Este problema afeta tanto homens como mulheres e crianças, e surge de uma reação química entre suor e as bactérias que habitam os calçados e meias.
Unhas - Também cuida das unhas, dando a cada caso um procedimento diferenciado, no caso de uma micose, após a consulta a um (a) dermatologista para a indicação do medicamento específico, o podólogo (a) com a limpeza mensal adequada acelera a recuperação das unhas. Cuida também de sua correção em caso de deformidade, colocando órtese (aparelho para correção), escolhendo um tipo entre os vários existentes no mercado.Onicocríptose (unhas encravadas) – Causado por corte inadequado das unhas ou uso de sapatos de bico fino, salto alto ou outros fatores que precisam ser avaliados.
Granulomas (infecções provocadas pelas unhas encravadas ou por cortes incorretos). Nas deformidades dos dedos, sabe detectar as causas e orientar ou confeccionar protetores adequados a cada situação visualizada. Orientar sobre o uso de palmilhas e protetores plantares, tais como calcanheiras, protetores para joanetes, consulta a um ortopedista etc. Higienização dos calçados em caso de micoses plantares ou de unha e como evitá-las etc. Os CalçadosCalçado, segundo o dicionário “Aurélio”, é toda peça de vestuário que serve para cobrir e proteger exteriormente os pés; mas nem sempre isto acontece.O calçado ideal ainda não existe, mas já há pesquisas que tentam achar a fórmula do modelo perfeito para cada ocasião.Calçados fechados, de borracha e outros materiais sintéticos, como tênis, botas de limpeza e outros facilitam o aparecimento de micoses, mal cheiro, desidrose, dermatite de contato e outros problemas nos pés.Modelos de bico fino favorecem o aparecimento de unhas encravadas, calos dorsais (sobre os dedos), micoses interdigitais, dedos sobrepostos e outros, ainda mais quando estes calçados tem salto com mais de 3 cm, estes promovem o aparecimento de joanetes, fasceíte plantar (dores plantares), tendinite (inflamação do tendão), neuroma de Morton (inflamação dos nervos interdigitais), calos e calosidades, favorecem torções.Andar com calçados muito baixos, com solados retos e finos favorece o desenvolvimento de esporão de calcâneo.Saber o número de seu calçado é fundamental, pois se tudo se modifica, nossos pés também sofrem modificações: depende das mudanças ocorridas na vida, prática de esportes, mudança de hábitos, de tipo de trabalho etc.É fundamental estar medindo os pés ao menos uma vez a cada ano, principalmente em adolescentes e idosos, pois sofrem as modificações ósseas corporais.O podólogo(a), ao olhar para os pés, sabe que tipo de calçado o cliente usa.
Massagem ou ReflexologiaSegundo Inge Dougans, não existe uma teoria correta que explique como a reflexologia funciona, mas todos os reflexologistas estão de acordo que o corpo é refletido nos pés, por meio de um sistema de reflexos.Os pés são extraordinariamente importantes para a saúde e o bem estar das pessoas e podem fornecer valiosas informações a respeito do estado geral do corpo, e que há uma ligação entre reflexologia e os meridianos descritos na acupuntura chinesa. Devemos entender o corpo em termos de energia, perceber que uma livre circulação de energia é essencial para a saúde, e que as congestões dessa energia possam ser causadas por diversos fatores; as atitudes negativas, a dieta, a respiração incorreta e os inimigos modernos (stress e poluição ambiental e eletromagnética).A arte da massagem reflexa é uma técnica específica de pressão que atua em pontos reflexos precisos dos pés com base na premissa de que as áreas reflexas dos pés correspondem a todas as partes do corpo. O fato de os principais meridianos de acupuntura passarem através dos pés torna ainda mais válida essa estimulação para efeito terapêutico.
O corpo humano é uma máquina magnífica. Milhares de partes trabalham em conjunto para manter o corpo funcionando em níveis ideais. Os efeitos negativos das emoções, das atitudes, da estafa, do modo de vida e da dieta podem fazer o corpo sair de sincronia, provocando disfunções. Se uma parte deixa de funcionar com eficiência, o todo sofre.
A reflexologia ajuda a equilibrar todos os sistemas corporais, estimulando uma área pouco ativa e acalmando uma superativa. Atua em diversos níveis – fisiológico, psicológico e espiritual. Quando os reflexos dos pés são estimulados, uma resposta involuntária é iniciada nos órgãos e glândulas ligados pelos caminhos de energia a esses reflexos específicos. Tem inicio uma reação em cadeia que provoca a ocorrência de alterações fisiológicas em todos os sistemas corporais.  A reflexologia não faz discriminação, pessoas de qualquer idade ou sexo - idosos, mulheres, homens, adolescentes, crianças e bebês – podem beneficiar-se claramente com a reflexologia.Nossos pés nos ligam ao solo e, portanto constituem a ligação entre nossa vida terrena e espiritual. Eles nos ligam à terra literal e figurativamente. Eles são a nossa base e alicerce e nosso contato com a terra e com as energias que fluem através dela.É de fundamental importância que o Podólogo conheça, entenda e pratique a reflexologia em seus clientes, pois além de proporcionar muito mais bem estar,  percebem de imediato se os problemas são locais, posturais ou reflexos.
Ter uma saúde perfeita requer disciplina e energia, e não precisamos ir além de nossos pés para encontrar alivio. Se cuidarmos deles, eles cuidarão de nós, e a recompensa será notável. Poderemos então dizer a nossos pés, com genuína gratidão: “Obrigado pelo apoio”.

Palavras-chave: aparelho para correção das laminas, Fissuras, Hidratação, massagem, Micoses, podóloga, reflexologia, unhas encravadas,