Grand Utopia, 2008

Grand Utopia, 2008 de Quinta Santa Maria

Por: Quinta Santa Maria  04/11/2010
Palavras-chave: vinho tinto, vinhos nacionais, vinhos finos de altitude

 

VINHO TINTO FINO SECO

Castas:Cabernet sauvignon (70%), Merlot (30%)

Graduação Alcoólica: 13,8% vol.

Produção: Lote com 2.000 garrafas de 750 ml, numeradas.

Elaboração: Fermentação alcoólica em pequenos tanques de aço inox, com controle de temperatura através de água corrente de fonte natural. Fermentação malolática realizada em cubas de inox, dentro de estufas aquecidas, com temperatura controlada em 25ºC. O vinho não passa por clarificação ou por filtragem, podendo apresentar depósitos e borras durante o processo de envelhecimento na garrafa.

Envelhecimento: 100% do vinho estagiou por seis meses em barricas novas de carvalho francês (50%) e americano (50%).

Características Sensoriais: Cor rubi brilhante, com reflexos violáceos. Nariz complexo, com deliciosos aromas de frutas vermelhas e negras, notas de especiarias como a baunilha e toques sutis de chocolate, tabaco e alcaçuz. Acidez firme, com presença de taninos elegantes e fino equilíbrio com o álcool. Corpo intenso, com longo final de boca.

Harmonização Enogastronômica: queijos intensos: parmigianno regiano, pecorino sardo ou di Pienza, pont l'evèque; risoto de frescal (carne curada típica de São Joaquim); pappardelle al ragu d'agnello (massa com molho de cordeiro); coelho à  moda portuguesa (coelho cozido em molho intenso à  base de ervas aromáticas); perna de cordeiro assada com ervas aromáticas; costeletas de javali ao molho de vinho tinto.

Temperatura de serviço: 17ºC; recomenda-se a decantação do vinho uma hora antes de servir.

Palavras-chave: vinho tinto, vinhos finos de altitude, vinhos nacionais,