ARGAMASSA COLANTE ACII

Por: FASE FINAL COMERCIO ATACADISTA DE MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO  18/07/2010
Palavras-chave: Argamassas

 

INDICAÇÃO
Argamassa colante AC-2 Certa é indicada para o assentamento de pisos e azulejos com absorção de água na sua base em áreas internas e externas. Indicada para calçadas, garagens, sacadas, fachadas em substratos com absorção na base, áreas molhadas (piscinas), úmidas (vestiários) e aquecidas (saunas até 50°C). Também é indicada para shoppings, supermercados ou grandes áreas. Apesar de sua excepcional aderência, não é indicada para o assentamento em porcelanato, pastilhas de porcelana e de vidro, blocos de vidro, churrasqueiras, lareiras e câmaras frias. Para essas aplicações utilizar Argamassa colante AC-3 Certa.

PREPARO DA BASE
A Argamassa colante AC-2 Certa poderá ser aplicada sobre contrapisos, emboços, alvenarias, concreto, ou amianto. Os emboços e contrapisos devem estar curados no mínimo há 14 dias e superfícies de concreto há 28 dias. A superfície deve estar seca, firme, isenta de poeira, gordura, restos de tinta e eflorescências. Devem estar aprumadas, sem ocorrência de depressões ou embarrigamentos. Peças de alumínio devem ser protegidas, pois ao entrar em contato com a argamassa podem manchar. Tratar as contaminações de umidade antes de iniciar o assentamento. Limpar a poeira do verso da cerâmica. Retirar o engobe (pintura branca sobre o verso da cerâmica), lavando com água e escova.

PREPARO DA ARGAMASSA
Em um recipiente limpo, misture 1 pacote de 20 kg de Argamassa Colante AC-2 Certa com aproximadamente 4,5 litros de água. Adicione a água lentamente, misturando energicamente para impedir a formação de grumos ou torrões. Continue misturando até que a argamassa apresente um aspecto pastoso e homogêneo. Concluída a mistura, DEIXE DESCANSAR POR 10 MINUTOS. Após o descanso, reamassar novamente antes da aplicação. Prepare somente a quantidade a ser utilizada por um período máximo de duas horas. Após seca no recipiente, não adicionar mais água para reaproveitar a argamassa, pois a mesma já terá perdido suas características hidráulicas.

APLICAÇÃO DA ARGAMASSA
Com o lado liso da desempenadeira metálica, espalhe uma camada de 3 à 4mm de Argamassa Colante AC-2 CERTA. A seguir passe a desempenadeira com o lado dentado levemente inclinado formando os cordões. Dependendo da variação das condições climáticas (temperatura, vento e umidade do ar) e da absorção da base da cerâmica e do substrato, pode ocorrer a alteração do tempo em aberto da argamassa. Nesse caso é recomendável a aplicação de panos menores. Em fachadas também aplicar argamassa em pequenas áreas e no verso da cerâmica. Toda a argamassa aplicada ou que ainda estiver no recipiente se apresentar esbranquiçada com formação de película (ao ser tocada com o dedo, não deixar marca na pele), deverá ser substituída.

APLICAÇÃO DA CERÂMICA
Aplicar o revestimento cerâmico deslizando e pressionando-o sobre os cordões de argamassa em movimentos vibratórios circulares para quebrar a formação de película sobre a argamassa de forma que o verso do revestimento fique completamente impregnado de argamassa. Peças cerâmicas com área superior a 900cm² (30x30) e pedras, devem receber, também, argamassa no verso da peça, por causa do empenamento positivo. Em seguida, no máximo até 1 hora, limpar as juntas entre as peças, retirando a argamassa em excesso. Caso necessário, faça a limpeza das peças com um pano ou esponja levemente umedecida. A cada 36m² deve-se efetuar uma junta de dilatação, cortando o contrapiso entre as peças cerâmicas e preenchendo-as com mastique. Nas paredes, não rejuntar as juntas de canto, pois estas devem permanecer abertas ou ser preenchidas com silicone, fazendo-se o arremate com rodapé. Em piscinas é recomendável cobrir a área durante o assentamento. Aguardar 72 horas para iniciar o rejuntamento. Utilizar rejunte colorido flexível e somente encher a piscina com água, 15 dias após o término do rejuntamento.

OBSERVAÇÕES GERAIS
Respeitar o tamanho da junta indicado pelo fabricante da cerâmica. Só inicie o rejuntamento das peças, 72 horas após o término do assentamento do revestimento. Nunca utilize qualquer tipo de ácido para limpeza das peças cerâmicas, utilize somente produtos específicos. Proteger da ação de chuvas, as áreas onde foram assentados revestimentos cerâmicos com argamassa, no mínimo por 72 horas. A liberação para o tráfego de pessoas nos locais onde foram assentados revestimentos com Argamassa colante AC-2 Certa, poderá ocorrer somente 72 horas depois do término do rejuntamento. Para áreas onde haverá trânsito de veículos, liberar o uso somente após 15 dias. A limpeza final com água deverá ocorrer somente 7 dias após o término do rejuntamento.

DADOS TÉCNICOS
Produzido conforme normas da ABNT - NBR 14081.

CONSUMO
De 4 à 6 kg/m², conforme tamanho da cerâmica e desempeno do substrato.

VALIDADE
12 meses a contar da data de fabricação impressa na embalagem

ESTOCAGEM
Sobre estrado elevado do solo, em local seco e arejado, em pilhas com 1,50m de altura, aproximadamente 15 pacotes.

COMPOSIÇÃO
Cimento portland, areia, polímeros e aditivos químicos não tóxicos

CUIDADOS
Utilize óculos de segurança e luvas para sua proteção. Mantenha o produto em sua embalagem original e fechada. Como qualquer argamassa colante, deixe fora do alcance de crianças e animais. Caso ocorra contato com a pele e consequente ressecamento, lave fartamente com água e aplique creme hidratante. Em caso de ingestão do produto, o médico deverá ser consultado.

Palavras-chave: Argamassas

Contatar FASE FINAL COMERCIO ATACADISTA DE MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO

Email

Imprimir esta Página