CONCURSO MAGISTÉRIO RS APOSTILA COMUM TODOS OS CARGOS

CONCURSO MAGISTÉRIO RS APOSTILA COMUM TODOS OS CARGOS de EDITORA PODIUM

Por: EDITORA PODIUM  10/02/2013
Palavras-chave: Material Didático, Alfabetização com Letramento, Professor Séries Iniciais,

  CONCURSO MAGISTÉRIO RS   SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SEDUC – RS   apostila comum todas as áreas
   1 – LINGUA PORTUGUESA: Interpretação e compreensão global de texto. Tipologia do texto:informativo, narrativo, descritivo, literário, argumentativo.Vocabulário: sentido e substituição de palavras e de expressões no texto. Sinônimos, antônimos, polissemia. Homônimos e Parônimos. Estruturação do texto e dos parágrafos. Recursos de coesão e coerência textual. Informações literais e inferências. Significação contextual de palavras e expressões: denotação e conotação. Figuras de linguagem. Ortografia: Sistema oficial vigente. Relações entre fonemas e grafias, acentuação gráfica. Tonicidade. Formação de palavras: prefixos e sufixos. Morfologia: Estrutura e formação de palavras. Classes de palavras e seu emprego. Flexão nominal de gênero e número. Flexão verbal: verbos regulares e irregulares. Vozes verbais. Emprego de modos e tempos verbais. Emprego dos pronomes pessoais e das formas de tratamento. Emprego do Pronome Relativo. Emprego das conjunções e das preposições. Colocação pronominal. Sintaxe: Funções sintáticas de termos e orações. Processos de coordenação e de subordinação. Construção do período. Nexos semânticos e sintáticos. Equivalência e transformação de estruturas. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Emprego da crase. Emprego dos sinais de pontuação.   Bibliografia: Acordo Ortográfico promulgado pelo Decreto n.º 583, de 29/09/2008 (sobretudo as mudanças nas regras de acentuação e no uso do hífen). CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima gramática da língua portuguesa. 48. ed. rev. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008. CINTRA, Lindley; CUNHA, Celso. Nova gramática do português contemporâneo. 3. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2007. FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário Aurélio da língua portuguesa. 8. ed. Curitiba: Positivo, 2011. FIORIN, José Luiz; SAVIOLI, Francisco Platão. Para entender o texto: leitura e redação. 16. ed. São Paulo: Ática, 2003. GARCIA, Othon M. Comunicação em Prosa Moderna. Rio de Janeiro:FGV. 2010. GERALDI, João Wanderley. O Texto na Sala de Aula. São Paulo:Ática.2006. GUEDES, Paulo. Manual de Redação.Porto Alegre,:UFRGS.2003 KOCH, Ingedore G. Villaça. O texto e a construção dos sentidos. São Paulo:Contexto, 2008. LUFT, Celso Pedro. Dicionário Prático de Regência Nominal. São Paulo:Ática, 1999. ____. Dicionário Prático de Regência Verbal. São Paulo:Ática, 1999.     2 - CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS A prática docente e a gestão escolar como fator de aperfeiçoamento do trabalho coletivo. Prática profissional e projeto educativo: os professores, suas concepções e opções didático-pedagógicas. O currículo e a globalização do conhecimento: impasses e polêmicas entre conteúdo e metodologia na sala de aula. A avaliação e o processo de ensino e aprendizagem: em busca de uma coerência e integração. O processo de avaliação do desenvolvimento e do desempenho escolar como instrumento de análise e de acompanhamento, intervenção e reorientação da ação pedagógica e dos avanços da aprendizagem dos alunos. O cotidiano escolar: A construção de valores de uma vida cidadã que possibilita aprender e socializar saberes, desenvolver atitudes cooperativas, solidárias e responsáveis; A ação coletiva e o diálogo com a comunidade educativa como fator de fortalecimento institucional para a promoção da cidadania; A construção coletiva da proposta pedagógica da escola: demandas sociais, das características multiculturais e das expectativas dos alunos e dos pais, como fator de aperfeiçoamento da prática docente e da gestão escolar. Desenvolvimento e Sustentabilidade: caminho possível? Os Problemas Ambientais de dimensão global. Educação e diversidade sociocultural. A inclusão da pessoa com deficiência. Organização dos tempos e espaços escolares. A infância como tempo de formação. A adolescência como tempo de formação. A experiência social dos alunos e o cotidiano. Saberes e práticas voltadas para o desenvolvimento de competências cognitivas, afetivas, sociais e culturais; A biodiversidade brasileira: as diferenças culturais, econômicas, miscigenação e a diversidade territorial. A linguagem e os códigos cartográficos. A Educação e as Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação: Ensinar na era da Informação; A formação do profissional da educação: conceitos e dimensões. Gestão Escolar para o sucesso do ensino e da aprendizagem. A escola como espaço de formação continuada e de aperfeiçoamento profissional; O desenvolvimento curricular: Planejamento da ação didática e o Projeto Pedagógico; Desenvolvimento e crise ambiental: O dilema da sociedade moderna. Questão ambiental e política internacional: Posicionamentos e divergências. Concepção sobre os processos de desenvolvimento e aprendizagem; Organização dos conteúdos de aprendizagem; Finalidades da educação. Cidadania no mundo globalizado   Bibliografia: ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez, 2003. CARVALHO, Rosita Edler. Educação Inclusiva: com os "pingos nos is". Porto Alegre, Mediação, 2004, Capítulo 10. CASTORINA, J.A. et alii. Piaget e Vigostsky - novas contribuições para o debate. São Paulo: Ed Atica, 2001. FAZENDA, I. C. A. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia? São Paulo: Loyola, 1979. ________. Práticas Interdisciplinares na Escola. 2ª Edição, São Paulo: Cortez, 1993. ________. Interdisciplinaridade: História, teoria e pesquisa. Campinas, SP. Papirus,1994. ________. A virtude da força nas práticas interdisciplinares. Campinas, SP. Papirus,1999. FREIRE, PAULO. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa, RJ: Paz e Terra, 2000. FREITAS, Luiz Carlos de. Ciclos, Seriação e Avaliação: Confrontos de Lógicas, SP, Moderna, 2003. GONÇALVES, Luiz Alberto Oliveira & SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves. O jogo das diferenças: o multiculturalismo e seu contextos. Belo Horizonte; Autêntica, 3ª Ed., 2001 HADJI, C. Avaliação desmistificada. Porto Alegre: Artmed, 2001. HOFFMANN, Jussara. O jogo do contrário em avaliação. Porto Alegre: Mediação, 2005. KAHHALE, Edna M.P. A diversidade da psicologia : uma construção teórica. São Paulo:Cortez, 2002 LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da Escola - Teoria e Prática. Editora Alternativa. 5 edição. Goiânia. 2004. LOURO, Guacira Lopes (org). Corpo, Gênero e Sexualidade: um debate contemporâneo na Educação, Petrópolis RJ: Vozes, 2003. MACEDO, LINO. Ensaios Pedagógicos: Como Construir uma Escola Para Todos, Porto Alegre, Artmed, 2005. MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand, 1999. MUNANGA, Kabengele e GOMES, Nilma Lino. Para entender o negro no Brasil: Histórias, realidades, problemas e Caminhos. São Paulo: Global Editora e Ação Educativa, 2004. OLIVEIRA, Zilma. O desenvolvimento da motricidade, linguagem e cognição. Educação Infantil: Fundamentos e Métodos. Ed. Cortez, 2002. PERRENOUD, Phillipe. Dez novas competências para ensinar: convite à viagem. Porto Alegre: Artmed, 2000. SACRISTÁN J.GIMENO, Compreender e Transformar o Ensino, 4ª Ed. Artmed, Porto Alegre, 2000. SANTOS, Milton. Técnica, espaço, tempo: globalização e meio técnico-científico informacional. São Paulo: Hucitec, 1997. VASCONCELLOS, Celso S. Vasconcellos. Planejamento - Avaliação da aprendizagem: Práxis de mudança - Por uma práxis transformadora, São Paulo: Libertad, 2003. VYGOTSKY, L.S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001. VYGOSTSKY, L. S. Construção Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 2002. WEISZ,Telma. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. São Paulo, Ática 2000. ZABALA, Antoni, Enfoque Globalizador e Pensamento Complexo - Uma proposta para o currículo escolar, Artmed 2002. ZABALA, A. A prática educativa- como ensinar. Porto Alegre, Artmed, 1998.     3. LEGISLAÇÃO LEGISLAÇÃO FEDERAL EDUCAÇÃO BÁSICA: Constituição da República Federativa do Brasil –promulgada em 5 de outubro de 1988, Artigos 5°, 37 ao 41, 205 ao 214, 227 ao 229, e suas atualizações. Lei Federal n.° 8.069, de 13/07/90 - Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, Artigos 53 a 59 e 136 a 137. Lei Federal n.° 9.394, de 20/12/96 - Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Parecer CEED/RS nº 323/99 – Diretrizes Curriculares do ensino Fundamental e do Ensino Médio para o Sistema Estadual de Ensino. Lei Federal 10.436, de 24/04/02 - Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. Lei Federal nº 10.793, de 01/12/03 - Altera a redação do art. 26, § 3º, e do art. 92 da Lei 9.394/96, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional; Lei Federal n.° 10.639 de 2003. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira". Lei Federal nº 11.114, de 16/05/05 - Altera os artigos 6º, 30, 32 e 87 da Lei 9.394/96, com o objetivo de tornar obrigatório o início do ensino fundamental aos seis anos de idade. Lei Federal nº 11.274, de 06/02/06 - Altera a redação dos artigos 29, 30, 32 e 87 da Lei nº 9.394/96, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, dispondo sobre a duração de 9 (nove) anos para o ensino fundamental, com matrícula obrigatória a partir dos 6(seis) anos de idade. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Lei nº 6.672/74 – Estatuto e Plano de Carreira do Magistério Público do Rio Grande do Sul.   Cortesias Caderno de questões de concursos Cd com áudio LDB – ECA Manuais redação e elaboração de textos Provas diversos concursos – todas as áreas Coletânea de provas de Português Campos Sulinos (MMA) Mata Atlântica: patrimônio nacional dos Brasileiros (MMA)        

Palavras-chave: Alfabetização com Letramento, Material Didático, Professor Séries Iniciais,

Outros produtos e serviços de EDITORA PODIUM

apostila concurso TRT GO Técnico Judiciário SEGURANÇA de EDITORA PODIUM miniaturas
09/06/2013

apostila concurso TRT GO Técnico Judiciário SEGURANÇA

apostila concurso TRT GO TÉCNICO JUDICIÁRIO ESPECIALIDADE SEGURANÇA. CONHECIMENTOS GERAIS Português Ortografia oficial. Acentuação gráfica. Flexão nominal e verbal. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. Emprego de tempos e modos verbais. Vozes do verbo. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Ocorrência de crase. Pontuação. Redação (confronto e reconhecimento de frases corretas e incorretas). Intelecção de texto. Matemática e Raciocínio lógico-mate


APOSTILA CONCURSO IFSC AUXILIAR ADMINISTRATIVO de EDITORA PODIUM miniaturas
10/02/2013

APOSTILA CONCURSO IFSC AUXILIAR ADMINISTRATIVO

APOSTILA CONCURSO IFSC AUXILIAR ADMINISTRATIVO, completa com CD de acortesia, inclusive áudio mp3 LDB e ECA,


Apostila Concurso Defensor Público SC legislação de santa catarina de EDITORA PODIUM miniaturas
28/10/2012

Apostila Concurso Defensor Público SC legislação de santa catarina

Concurso para Defensor Público de Santa Catarina, apostila Legislação do Estado de Santa Catarina com caderno de provas e CD com Provas de outras Defensorias, manuais, áudio mp3 direitos, Constituição do Estado de Santa Catarina,


APOSTILA CONCURSO PROFESSOR SÉRIES INICIAIS SED SC de EDITORA PODIUM miniaturas
14/08/2012

APOSTILA CONCURSO PROFESSOR SÉRIES INICIAIS SED SC

Apostila especializada para concurso público. Tais como Secretaria da Educação de Santa Catarina - SED SC - Concurso Professor e outros: TRF 5 segurança e transporte - DEFENSORIA PÚBLICA DE SANTA CATARINA.