Criar Marcas, Produtos e Slogans publicitarios empresariais perfeitos

Criar Marcas, Produtos e Slogans publicitarios empresariais perfeitos de Big Ten - Analise e Criação de Nomes Pessoais e Empresariais

Por: Big Ten - Analise e Criação de Nomes Pessoais e Empresariais  08/04/2010
Palavras-chave: Consultoria Em Marketing, Recrutamento E Seleção, recursos humanos

A identidade é algo indispensável para o sucesso de uma empresa. A criação de uma Identidade Visual poderosa produz o reconhecimento pelo mercado!

As marcas vencedoras são aquelas que ultrapassam os aspectos funcionais. O nome deve criar formas de fidelizar o cliente. Esta é a forma como a BigTen idealiza a estratégia.

O tema da revolução industrial, iniciada no século 19 é o de se fabricar produtos onde o cliente tenha de retornar para “pedir mais”.

Dentro deste escopo de desenvolvimento, o mercantilismo moderno foi dotado de um apelo consumista. As empresas que fabricam “bens duráveis” foram sendo gradualmente substituídas pelas que nos brindam com “bens renováveis”.

Quando adquirimos um veículo, olhamos seu ano e modelo... quando adquirimos um refrigerante, sabemos que uma vez aberta a garrafa, o gás começará a se esvair.

Vivemos em uma época onde a industrialização impõe renovações constantes.

Este aspecto foi claramente percebido na comunicação. O marketing moderno impõe ciclos de renovação a todas as marcas.

Chamamos a estes ciclos por “revitalizações de marca”. Sem as revitalizações, as gigantes do passado acabam por perder terreno para as empresas jovens. Estas nascem com propostas inovadoras capazes de encantar os desejos do grande público.

É justamente deste desejo que nasce o atributo máximo do sucesso. Todo nome nasce com um propósito de se unir a um desejo específico. Se você descobre qual é o desejo do seu público alvo, você se torna capaz de produzir aquilo que ele deseja consumir. O ato de descobrir desejos futuros é chamado de “futurismo”.

Dentro de uma escala de desenvolvimentos consecutivos, a história nos permite identificar padrões de comportamento.

A identificação dos gostos pessoais de um indivíduo nasce do estudo das atrações das massas.

Consideremos o mundo como um parque de diversões.

Neste ambiente festivo, iremos observar os diversos motivos que levam as pessoas a freqüentá-lo. Disto, veremos que as pessoas irão se aglomerar mais para alguns brinquedos do que outros.

Em todo parque de diversões, as pessoas irão se dividir em dois grandes grupos:

Aqueles que buscam rir

Aqueles que buscam surpresas, emoções fortes

A natureza do contentamento acaba por nos revelar a célebre máscara teatral onde o espanto e a alegria se alternam.

Todo nome é amparado por um conjunto de frases que lhe denotam virtudes de alegria e espanto.

Esta dualidade cria um foco de discussão e atrai o interesse público.

O presente aspecto, em sua totalidade é o que proporcionou o boom da marca mais respeitável do planeta, a Coca Cola.

Esta bebida popular nasceu com o objetivo de substituir o vinho e os refrescos servidos junto às refeições. A idéia de seu criador foi a de criar um produto estimulante, para fazer as pessoas rirem mais, se sentirem “de bem com a vida”. Junto a este aspecto, o consumo da Coca Cola visaria reduzir o torpor natural que as pessoas sentem após as refeições.

Com este objetivo, a fórmula incorporou as famosas folhas de coca, que serviriam para aumentar o vigor físico dos consumidores, reduzindo a perda de energia mental durante o processo digestivo.

Ainda não se dispunham de estudos a respeito das conseqüências da coca... nem mesmo o de que esta substância viciava seus usuários. Sem um controle oficial, a Coca engajou milhares de consumidores, se fortalecendo como próspera indústria da modernidade.

A estratégia deu certo. As pessoas começaram a consumir em larga escala.

Como um tal volume de vendas desperta interesses, misteriosamente ocorreu o nascimento de sua arqui rival, a Pepsi cola. Esta revela no próprio nome o segredo: “Pepsi” é o diminutivo de “pepsina” a chave da digestão perfeita.

O consumo de ambas passou a ser acirrado e disto, as pesquisas vieram alarmar a população... agora esta indústria foi acusada promover um vício coletivo.

Deste ponto em diante, as folhas de coca foram retiradas da fórmula original de ambas.

Observamos aqui uma mudança na mídia, que busca valores de família, a alegria, para a Coca e de aventura, emoções fora de controle para a Pepsi.

Este perfil se mantém ao longo das décadas.

Em toda marca criada, é preciso estabelecer o critério social a ser aplicado. Você deseja integrar o grupo familiar ou o grupo emocional? Qual é a natureza do seu produto, tradicional ou inovador?

Conhecendo o produto, define-se o tipo de público que o irá consumir. Deste ponto em diante, as campanhas comunicativas irão integrar objetivos concretos.

Todo nome carrega, dentro dele, um significado fonético. Na parte exterior, ele possui um significado sócio cultural, e na interior, portas fonéticas comunicativas.


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