Propriedade intelectual pode alavancar receitas

Por: Mulpha Marcas e Patentes  02/05/2012
Palavras-chave: Registro De Domínio, marcas e patentes, Desenho Industrial

26/04/2012
Propriedade intelectual pode alavancar receitas

A propriedade intelectual pode aparecer como uma solução para períodos de crise econômica, representando um passo à frente em relação à Era Industrial. A criatividade privada pode ser também uma propriedade privada, alavancando as receitas de empresas e estados. As considerações foram feitas pela coordenadora de Propriedade Intelectual para Inovação da Indústria da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Diana de Mello Jungmann. Em evento realizado pelo jornal “Valor Econômico”, no Recife, foram mostrados os benefícios de uma política mais voltada para o setor, considerado defasado.

“O Brasil é a sexta economia do mundo e, em termos de destino de investimento estrangeiro, é a quarta. Mas quando passamos para inovação, caímos para 44º. Em competitividade, 53º”, disse Diana. Usando os Estados Unidos como exemplo, ela mostrou que 6,36% do Produto Interno Bruto (PIB) é composto pela indústria de “copyright” - o direito autoral norte-americano. O mesmo valor, no Brasil, significaria 25% do PIB. Dentro da Agenda Empresarial de Inovação da CNI, a prioridade aparece para “fomento e modernização da propriedade intelectual”.

Nos Estados Unidos, uma lei de setembro do último ano busca dinamizar ainda mais esse setor. O cônsul norte-americano de Propriedade Intelectual para América Latina, Albert Keyakm, deu uma ideia de como funciona o America Invents Act (Ato de Inventos Americanos). “A United States Patent and Trademark Office (USPTO) pretende fazer com que sejam necessários apenas 12 meses para se conseguir uma patente. Antes, o período podia ser de até três anos”, disse. Uma diferença gritante entre os países é o número de examinadores que participam do processo de patente. Enquanto o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) brasileiro possui pouco mais do que 270 funcionários, a USPTO conta com nove mil trabalhadores.

Essa situação, no entanto, parece estar pronta para mudar. Durante a apresentação, Diana disse que a CNI recebeu uma visita, há duas semanas, da presidente da República, Dilma Rousseff, que afirmou querer “revolucionar” o INPI.

Fonte:

Palavras-chave: Desenho Industrial, Direitos Autorais, INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial, Marcas & Patentes, marcas e patentes, Propriedade Industrial, Registro de Desenho Industrial no INPI, Registro De Domínio, Registro de marca no INPI, Registro De Marcas, Registro De Patentes, Registro De Software, Serviços junto ao INPI - Instituto Nacional da Propriedade Indudtrial,

Contatar Mulpha Marcas e Patentes

Email

Imprimir esta Página

Outras notícias e atualizações da Mulpha Marcas e Patentes

05/06/2013

BB quer trocar marca ‘iphone’ por dívida da Gradiente

BB quer trocar marca ‘iphone’ por dívida da Gradiente


06/07/2011

Por que registrar sua Marca? Por que proteger sua Patente?

  Para estarmos sempre à frente do nosso tempo e na certeza de darmos segurança nos processos, contamos com profissionais constantemente atualizados, eficientes e comprometidos na defesa dos interesses de nossos clientes, protegendo o poder atrativo de suas marcas e novidades em invenções e criações.