PROJETO PARA FABRICAÇÃO DE DOIMISSANITÁRIOS EM PÓ

Por: Engº JOSÉ CARLOS VOLTAN - Autônomo  21/07/2011
Palavras-chave: Detergente, Sabão, SABÃO EM PÓ

Projeto para Fabricação de Saneantes Domissanitários em Pó

Nosso Projeto contempla um processo produtivo para Saneantes Domissanitários em Pó; ou seja:fabricação para “ Categorias de Saneantes Domissanitários em Pó:

1.    Detergente em Pó:·        Lava - Roupas, Lava - Pisos;

2.    Linha Institucional:·        Lavanderia e Hotelaria;

3.    Tira – Manchas;

4.    Limpeza Pesada:·        Limpa Forno; Limpa Banheiro e Box;

                                                ·        Desentupidor de Pias e Ralos, etc.

5. Saponáceos; Base para Pedra Sanitária; etc.

pelo método de Granulação-Mistura; através de equipamentos desenvolvidos adequadamente para a determinação da granulometria específica; bem como a aplicação de fragrância corretamente.

Com adição de componentes sólidos e líquidos, os mesmos são aglutinados; respeitando - se as interações Físico-Químicas; obtendo – se assim um produto homogêneo.

Trata – se de uma Inovação Tecnológica na fabricação de Domissanitários em Pó; utilizando – se assim uma planta versátil e compacta, com capacidade de produção de 1 ton. / hora; sendo necessários 100 m de área para sua instalação (linha de produção); substituindo o processo por Spray Dry; com isso o investimento é infinitamente menor. Obtém – se um produto Granulado e Solto.

“PRODUTO ECOLÓGICO”: Formulações sem “Fósforo”; bem como utilização de sache plástico “Menor” o que proporciona, menos consumo de plástico. Menor volume no transporte do produto final. Menor “Dosagem” no momento da Lavagem. Menos “Despejos” para o meio ambiente.

Processo Produtivo totalmente à “Frio”, portanto não existe queima de Combustível.

Meio Ambiente: Processo Produtivo “Ecológico”

Pelo processo "Spray Dry", faz – se uma Pasta (Slurry) com 35% de Água, a qual será Evaporada na Torre, que trabalha à Alta Temperatura; para isso então; é necessário a queima de um combustível, o que gera a emissão de Enxofre (SO) e derivados do Nitrogênio (NO - Nitratos e Nitritos; etc.). São necessários, também equipamentos antipoluição, para retenção de Materiais Particulados em Suspensão com os gases; Vapor d’água e Ar; salientando a necessidade de controle contínuo da referida queima, o que deixa o Meio Ambiente vulnerável a possíveis Despejos Poluentes; tudo isso incrementa o investimento final.

Já nosso processo produtivo, não tem “Emissões”, nem gera “Resíduo”; ou seja, totalmente “Limpo”.

Características do Processo por Granulação

Nosso equipamento para fabricação do Detergente é um “Granulador”. O mesmo homogeneíza totalmente o pó; conferindo a este uma “Granulação” específica; o que torna o aspecto final do produto; semelhante ao “Detergente em Pó” feito por torre;

Com uma “Formulação” (Balanceada e Adequada) e um Processo Produtivo garantindo sempre uma perfeita homogeneização; obtém – se um Produto Final Padrão com ótimo Desempenho de Limpeza.

Outro ponto a ser observado é em relação á Granulometria / Flow, os quais serão definidos conforme o "foco" da empresa fabricante, em função do posicionamento de seu produto no mercado.

Portanto nosso processo por “Granulação” é muito superior; em todos os aspectos, em relação aos Misturadores Convencionais hoje utilizados.

 

Porque usar o Processo por Granulação / Aglutinação?

Quando se fabrica detergente em pó, pelo método comum utilizando – se um Misturador tipo “Ribbon-Blend”; os quais possuem somente uma “Cinta” fixa; simplesmente “misturando” os componentes e com baixa eficácia. Isso faz com que o pó final não seja “Homogêneo”; bem como fique com o aspecto de Talco. Devido a essa heterogeneidade; há a formação de Grumos ricos em matéria ativa; deixando assim o produto final com variações em sua composição química; bem como utiliza – se formulas “Básicas” ou “Padrões” o que deixa o produto final “Pobre” em todos os aspectos: Aparência; Desempenho; etc.

O que não ocorre com nosso processo por “Granulação”.

Eng° José Carlos Voltan

(71) 3378.1458

(71) 9326.6567 - TIM

(71) 8369.3034 - Claro

(75) 8814.5115 - Oi

e-mail:

Palavras-chave: Como fabricar detergente em pó, Detergente, Detergente Em Pó, Sabão, SABÃO EM PÓ,

Contatar Engº JOSÉ CARLOS VOLTAN - Autônomo

Website - nenhum fornecido

Email

Imprimir esta Página

Outros produtos e serviços de Engº JOSÉ CARLOS VOLTAN - Autônomo

Elaboração de PGRS - Plano de Gerênciamento de Resíduos Sólidos de Engº JOSÉ CARLOS VOLTAN - Autônomo miniaturas
28/11/2011

Elaboração de PGRS - Plano de Gerênciamento de Resíduos Sólidos

Elaboração e Implantação de: PGRS - Plano de Gerenciamento de Reísduos Sólidos BPF e C - Manual de Boas Práticas de Fabricação e Controle


Químico - Consultor Técnico - Domissanitários de Engº JOSÉ CARLOS VOLTAN - Autônomo miniaturas
27/10/2011

Químico - Consultor Técnico - Domissanitários

     ASSESSORIA NA FABRICAÇÃO DE PRODUTOS DOMISSANITÁRIOS ·         Ajustes no Processo Produtivo; ·         Ajustes nas Formulações; ·        


Detergente em Pó de Engº JOSÉ CARLOS VOLTAN - Autônomo miniaturas
21/08/2011

Detergente em Pó

Nós Montamos a sua “Fabrica”


24/03/2011

Consultoria Técnica para fabricantes de Domissanitários

ASSESSORIA NA FABRICAÇÃO DE PRODUTOS DOMISSANITÁRIOS * Ajustes de Formulações; * Ajustes no Processo Produtivo; * Desenvolvimento de Novos Produtos;


Consultoria Técnica em Produtos de Higiene e Limpeza - Domissanitários de Engº JOSÉ CARLOS VOLTAN - Autônomo miniaturas
11/11/2010

Consultoria Técnica em Produtos de Higiene e Limpeza - Domissanitários

Sou Químico e Engenheiro Industrial, atuando em indústria Química; com experiência na produção de Domissanitários, pelo processo Spray Dry; Mistura – Dry Mix; experiência desde chão de fábrica; ajustes do processo produtivo até desenvolvimento de formulações. Gestão do Processo produtivo de PIRÓLISE de Pneus e Refino / Clareamento de Óleo Combustível; Experiência com Sistema de Qualidade Assegurada; coordenação na Certificação ISO 9001/2000. Facilidade na Liderança de equipe; fácil relacionam