CONTOS DE MATUREZA

CONTOS DE MATUREZA de Teatro Produção Urbana

Por: Teatro Produção Urbana  05/01/2011
Palavras-chave: Animação, teatro, Educação Infantil

 

CONTOS DE NATUREZA

“Ao agredir o planeta estamos agredindo a nós mesmos, e o que é pior, as gerações futuras”.

Quando éramos crianças talvez não tínhamos a consciência de que a natureza fosse padecer tanto em nossas mãos. Em tempos passados os recursos naturais abundantes e de qualidade estavam ali, era só usufruir deles. Bons tempos que talvez nossos filhos não tenham o privilégio de desfrutar.

Pensando nas gerações futuras que o TEATRO PRODUÇÃO URBANA encena em seu espetáculo CONTOS DE NATUREZA algumas práticas que precisam ser evitadas, hábitos que devem ser alterados e reflexões necessárias para diminuir a poluição e tornar nosso planeta mais saudável e humano.

“CONTOS DE NATUREZA” começa com Pena, um catador de papéis e de histórias, que tem no lixo seu maior tesouro. Dele tira seu sustento e sua vasta cultura ocidental catando e contando todo tipo de histórias, mostrando o valor de coisas simples e como a sofisticação e o luxo invariavelmente tornar-se-ão lixo um dia. Com sua carroça ele se movimenta pelo palco sempre tirando dela um conto catado, que é contado com o auxílio de outros personagens. Personagens como Loló, um garoto pobre que enfrenta toda sorte de problemas, Cecília, garota questionadora e inteligente, sempre ávida por novas experiências e informações e Tomé, um garoto sem muita imaginação que só acredita vendo. Todos eles de uma forma ou de outra ajudam Pena a contar duas histórias. Histórias que tratam sobre a natureza, a nossa natureza humana, que precisa se reciclar, afastando o fantasma da destruição de uma outra natureza, esta sim, perfeita e generosa.

Mostraremos cenas cotidianas, em que personagens vivenciando situações inusitadas, superam-se, frustram-se, realizam e maltratam a si e ao planeta, deixando na platéia a certeza de que para o nosso futuro não virar um lixo só, a nossa boa e velha terra precisa estar sempre saudável, assim como nós.

CONTOS  DE NATUREZA é um espetáculo educativo que certamente sensibilizará o público para questões vitais de nossa sobrevivência, propiciando uma reflexão sobre a realidade, através da busca de novos valores e atitudes no relacionamento com a nossa biodiversidade.

Palavras-chave: Animação, Educação Infantil, ensino fundamental, esquetes, infantil, Recreação, teatro