Ensaios de Laboratório

Ensaios de Laboratório de Chempetrosolutions Consultoria

Por: Chempetrosolutions Consultoria  08/04/2010
Palavras-chave: Gás, Produtos Químicos, Petróleo

  Assessoria para o desenvolvimentos de ensaios de fluxo em meio poroso: Determinação: dos Fatores de Resistência e Resistência Residual; do Dano na Rocha-Formação; dos perfis de adsorção e desorção de inibidores de incrustação; do tempo de tratamento para re-squeeze de inibidores de incrustação; da eficiência de recuperação aumentada de biotensoativos e biopolímeros (EOR). Cálculo de balanço de massa para formulações sintéticas de água produzida e água de injeção.

Assessoria para execução de ensaios estáticos para avaliação da eficiência de inibidores de incrustação por CaCO3, por CaSO4 e BaSO4. Determinação da Concentração Mínima Efetiva (CME), em que o inibidor ainda é eficaz. Através da CME e de ensaios de fluxo em meio poroso, pode-se determinar o tempo para tratamento de re-squeeze.

Assessoria para a formulação de soluções salinas de baixo custo para fluidos base água, associados com inibidores de inchamento catiônicos eficazes contra desmoronamento em paredes de poços de petróleo.

Através de ensaios de turbidez é possivel saber a concentração a partir da qual, certo produto químico acarreta incompatibilidade na Água Produzida. Dependendo das características da Água Produzida alguns aditivos, como inibidores de incrustação, inibidores de corrosão e outros, podem acarretar precipitação e interrupção nas linhas de fluxo.

Palavras-chave: Água Produzida, Anodização, Argilas, Biopolímeros, Biotensoativos, Carbonato De Cálcio, Cerâmicas, Desemulsificantes, Engenharia De Materiais, Engenharia Química, Explosivos, Fluidos de Perfuração, Galvanização, Gás, Petróleo, Produtos Químicos, Quebradores de emulsão, Química Fina, Tratamento De Efluentes,