Terapia de Grupo

Por: Psicóloga Renata de Azevedo  06/01/2011
Palavras-chave: qualidade de vida, psicologia, Psicoterapia

O objetivo da terapia de grupo é a mudança do indivíduo em sua dinâmica intrapessoal e interpessoal, assim como a terapia individual.

 

Na terapia de grupo, cada cliente conta suas histórias e experiências individuais e os outros membros do grupo interagem com perguntas, comentários, contam sobre a sua própria experiência etc. Estas interações e as intervenções do terapeuta geram um processo mais amplo de terapia.

 

Com o passar do tempo, cada membro do grupo passa a interagir com os outros membros como interage com as pessoas com quem convive, refletindo, assim, o seu padrão relacional dentro do grupo. Com isso, as descrições dos comportamentos não são mais necessárias e é possível trabalhar com o cliente no aqui-e-agora, ou seja, a partir do comportamento que ele está apresentando naquele momento. Isso gera oportunidade para reflexões mais fidedignas sobre a vida real e sobre a sua própria habilidade social.

 

Com a terapia de grupo, os clientes podem se beneficiar participando ativamente, ou seja, falando e trabalhando as suas questões e também participando passivamente, observando e escutando o relado dos outros membros.

 

Além disso, este é um espaço em que se tem a oportunidade de dar e receber apoio imediato de várias pessoas sobre problemas que afetam a sua vida.

Palavras-chave: Analista, Ansiedade Generalizada, Atendimento Psicologico, Distúrbios Alimentares, Distúrbios De Aprendizagem, fobia social, Medo de Falar em público, Psicologa, Psicóloga, psicologia, Psicologia Clínica, Psicólogo, Psicoterapia, qualidade de vida, Saúde Mental, Síndrome do Pânico, Terapia, Terapia De Casais, Terapia De Casal, Terapia De Familia, Terapia De Grupo, Terapia Familiar, terapia individual, Timidez Excessiva, TRANSTORNO BIPOLAR, transtorno de ansiedade, Transtorno De Ansiedade Generalizada, Transtorno De Humor Bipolar, Transtorno Do Déficit De Atenção - Tdah, Transtorno Do Pânico, Transtorno Do Pânico Com Ou Sem Agorafobia, transtorno obsessivo compulsivo, Transtornos De Ansiedade, Transtornos Psiquiátricos, Tratamento Dos Transtornos De Humor

Contatar Psicóloga Renata de Azevedo

Email

Imprimir esta Página