Terapia de Família

Por: Psicóloga Renata de Azevedo  06/01/2011
Palavras-chave: qualidade de vida, psicologia, Psicoterapia

Uma família é mais do que a soma de suas partes e é nela que, geralmente, os indivíduos se desenvolvem. O objetivo da terapia de família é a mudança na interação entre os seus membros. Não são visadas mudanças individuais, apesar destas frequentemente ocorrerem como consequência das mudanças do sistema familiar.

 

As pessoas passam por um ciclo de vida individual, como nascimento, infância, adolescência, o início da vida adulta, casamento, nascimento do(s) filho(s), certas vezes divórcio, terceira idade, etc. E este ciclo individual acontece dentro do ciclo de vida familiar. Como certa(s) mudança(s) de um dos membros da família, como por exemplo, a saída de um filho de casa, geram mudanças na família toda, há a necessidade de uma reestruturação. Além disso, muitas vezes, algo pode modificar ainda mais o ciclo de vida familiar, como o divórcio, o recasamento, uma doença crônica na família, a morte de um dos seus membros, problemas com álcool e/ou drogas de um de seus membros etc., gerando, novamente, necessidade de reestruturação. A reestruturação é algo comum no ciclo de vida familiar, mas, algumas vezes, as famílias podem ter dificuldade com a mesma. A terapia de família tem o objetivo de ajudar para que esta reestruturação seja feita.

Palavras-chave: Analista, Atendimento Psicologico, Distúrbios Alimentares, Distúrbios De Aprendizagem, fobia social, Psicologa, Psicóloga, psicologia, Psicologia Clínica, Psicólogo, Psicoterapia, qualidade de vida, Saúde Mental, Síndrome do Pânico, Terapia, Terapia De Casais, Terapia De Casal, Terapia De Familia, Terapia De Grupo, Terapia Familiar, terapia individual, Timidez Excessiva, TRANSTORNO BIPOLAR, transtorno de ansiedade, Transtorno De Ansiedade Generalizada, Transtorno De Humor Bipolar, Transtorno Do Déficit De Atenção - Tdah, Transtorno Do Pânico, Transtorno Do Pânico Com Ou Sem Agorafobia, transtorno obsessivo compulsivo, Transtornos De Ansiedade, Transtornos Psiquiátricos, Tratamento Dos Transtornos De Humor

Contatar Psicóloga Renata de Azevedo

Email

Imprimir esta Página