Gestão de Competências

Por: Intelligere Consultoria  25/02/2010
Palavras-chave: Gestão De Competências

O ambiente sócio-econômico é cada vez mais integrado e complexo. O desempenho das empresas é cada vez mais dependente de sofisticados sistemas automatizados e de competências humanas difíceis de se desenvolver. Não é por outro motivo que a tecnologia e as pessoas são hoje dois dos recursos mais estratégicos na grande maioria das organizações.

A competência é uma capacidade de agir que pode se manifestar intencionalmente e, conforme as circunstâncias, materializar resultados desejáveis.

Resultados extraordinários só podem ser alcançados quando a relação entre a pessoa e seu trabalho está adequada. Garantidas as condições básicas de remuneração e ambiente de trabalho, a intenção de fazer o melhor possível deriva de sua auto-estima e expectativa de auto-realização. Ou seja, um desempenho excepcional acontece quando a pessoa pode e quer alcançá-lo.

Quando uma tarefa se apresenta para um trabalhador, uma tensão criativa emerge se este sabe o suficiente para executá-la e, ao mesmo tempo, sente-se desafiado a melhorar como pessoa e/ou como profissional.

Gerir competências permite estabelecer a melhor relação entre o potencial do trabalhador e as tarefas sobre sua responsabilidade, bem como ajudar o mesmo a evoluir em direção a desafios maiores.

Crie árvores de conhecimentos, experiências e atitudes. Essas árvores devem ser uma base única de unidades de competência que servirão a todos os levantamentos subsequentes. Portanto, elas estabelecem uma linguagem para a empresa tratar de competências. Logo, suas unidades devem ter um significado comum para todas as pessoas, ser de fácil entendimento e referência. Essas árvores são 'vivas' e devem ser atualizadas.

Estabelecida a base de competências, identifique as necessidades de competência do trabalho realizado em sua empresa e a disponibilidade de competência dos colaboradores. Analise os resultados, compare as informações, simule situações possíveis, enfim, gere informações relevantes e respostas às perguntas que se mostrarem necessárias às decisões de capacitação.

Planeje ações de contratação, alocação, sucessão e desenvolvimento de pessoal. Execute e revise o plano de capacitação. Incentive os profissionais a usar a tecnologia para planejar sua carreira e a de seus subordinados.

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Palavras-chave: Gestão De Competências

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