despetrolização de Fauna

despetrolização de Fauna de GEAC Group

Por: GEAC Group  01/02/2012
Palavras-chave: qualidade de vida, Consultoria Ambiental, licenciamento ambiental

Somos um Grupo especializado em despetrolização da Aves e Animais contaminados por hidrocarbonetos, ao qual possuimos uma equipe de Veterinários e Biólogos especializado no segmento, além de uma equipe multidisciplinar que estuda área ambiental e compoe no corpo de Vonluntários em Emergências Ambientais (CVE).

Possuimos uma UPA-MOVEL (Contairner) In-loco que dependendo do tamanho da contaminação desmobilizamos até o local com prazo de 24horas. Clinica Veterinária Localizada na Tijuca.

Equipamentos de limpeza, são utilizados por nossos profissionais juntamente com os respectivos equipamento de segurança conforme determinado pelas normas legislativas vigentes.

Saiba Mais sobre:  Plano de emergência individual – PEI:
 
Entenda melhor a nova resolução Conama 398 e saiba como deve ser.

Entrou em vigor desde o dia 12 de junho a resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) que trata do conteúdo mínimo do Plano de Emergência Individual para incidentes de poluição por óleo em águas sob jurisdição nacional.
 
A norma, publicada no Diário Oficial da União de quinta-feira, revoga a de nº 293/2001.A maior novidade dessa nova resolução é que, além de portos organizados, terminais, dutos, plataformas e instalações de apoio, ela atingirá também sondas e terminais terrestres, refinarias, estaleiros, marinas, clubes náuticos e instalações similares.

A resolução também exige apresentação de cenários acidentais envolvendo navios quando esses se originam ou se destinam às instalações, ou estejam realizando manobras de atracação, desatracação ou docagem na bacia de evolução das instalações.E aí mora o problema, desde 2001, já perdi o numero de PEI que elaborei e agora com esta revisão, tenho enfrentado inúmeros pedidos de revisões de PEI antigos, acreditava ter visto de tudo em trabalhos mal elaborados ou o que melhor quase tudo, muitas empresas acreditam possuir um PEI bem elaborado e na verdade estão totalmente equivocadas, pois alem de não possuírem os cenários acidentais estabelecidos, não contemplam os mínimos requisitos em procedimentos que a resolução exige se tornando um documento totalmente obsoleto.Tem se que ter muito cuidado com o profissional que é contratado para elaborar tal documento. Acontecer um vazamento de óleo sob sua responsabilidade é ruim e sem um PEI bem elaborado pior ainda ,as conseqüências são grandes.

É bom ficar atento a quem presta este tipo de serviço.Em relação às mudanças referentes à gestão, a norma estabelece a figura do Plano de Emergência Simplificado para marinas, clubes náuticos e outros empreendimentos de menos porte e impacto e abre a possibilidade de elaboração de Planos de Emergência Compartilhados para instalações portuárias de um mesmo empreendedor, situadas dentro da mesma área geográfica.Sem sombra de duvida uma das maiores inovações desta resolução é em determinar a que todos os empreendimentos tenham algum recurso próprio, ou melhor: equipamentos e treinamento do pessoal para o atendimento a incidentes de poluição por óleo, mas não determina nenhum valor ou percentual, podendo aumentar a participação de serviços terceirizados.

Também não estabelece quantidades limites para o uso de dispersantes, mas observa que seu uso deve ser compatível com o tipo e a quantidade de óleo e seguir a legislação ambiental vigente (resolução Conama 269/00).Quanto aos prazos de adequação às novas modificações da resolução, fica estabelecido o prazo de até um ano, após a data de entrada em vigor da resolução.

Lembrando que ela esta em vigor desde 2001, ou seja, melhor preparar o seu PEI o mais rápido possível atendendo as novas exigências.

Palavras-chave: Análise De Riscos, Assessoria Ambiental, Atendimento Ambiental, Atendimento Emergêncial a Animais contaminados por Hidrocarbonetos, Auditoria E Consultoria, Aves e Animais Silvestres, Centro Tecnologico Ambiental, Conama 398 artigo 5º anexo I Item 3.5.13, Consultoria Ambiental, Engenharia Ambiental, GEAC GRUPO, Gestão Ambiental, Gestão De Riscos, Gestor Ambiental, Infraestrutura, licenciamento ambiental, on e Offshore, qsms, qualidade de vida,