"CIDADE CRIATIVA - Cultura e Transformação Urbana"

"CIDADE CRIATIVA - Cultura e Transformação Urbana" de Conexão Eventos

Por: Conexão Eventos  03/12/2010
Palavras-chave: Eventos Culturais, Produção Cultural, Agenciamento E Captação Recursos Projetos Culturais

 

O Coletivo “Cidade Criativa – Cultura & Transformação Urbana” promoveu o Fórum Internacional [Rio] Cidade Criativa, que aconteceu no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, MAM RJ, de 7 a 9 de Outubro de 2010.

Lewis Mumford, um dos importantes planejadores urbanos do começo do século XX, compreendendo a cidade como um “teatro da ação social”, propôs que “a cidade desenvolve a arte e é arte; a cidade cria o teatro e é teatro. É na cidade, como teatro, que as ações mais significativas têm lugar”. Embora nosso entendimento de teatro, performance e cidade tenha mudado bastante desde 1937, quando Mumford expôs esta perspectiva, suas ideias encontram ressonância nas práticas performáticas urbanas, que  encenam a memória, a imaginação e as aspirações da coletividade.

O Rio de Janeiro apresenta um perfil artístico-cultural atraente e uma infraestrutura cultural e de lazer que aponta para possibilidades de articulações mais efetivas entre os setores que compõem a economia criativa. Seu planejamento pode ajudar a promover a participação criativa do cidadão, na condição‘atuante-espectador-criador’ da cena urbana e se tornar uma expressão da maneira como a sociedade se percebe, atualiza o passado, vive o presente e engendra seu futuro.

O Fórum [Rio] Cidade Criativa convidou à reflexão sobre que ambientes podem encorajar a imaginação, a criatividade, a diversidade e o espírito empreendedor e como estes são vitais para o desenvolvimento de Cidades Criativas. O conceito, elaborado por Charles Landry, indica espaços urbanos onde a articulação eficiente entre atividades artísticas e indústrias culturais, articuladas entre si e com o poder público e privado e ancoradas em práticas ambientais e sociais responsáveis, é capaz de produzir uma efervescência cultural que desenvolve, atrai e retém talentos, promove diversidade social, aumenta a oferta de empregos, gera maior engajamento cidadão, acolhe turistas, desenvolve o potencial criativo de empresas e, assim, contribui significativamente para a economia da cidade, a sustentabilidade, a inclusão social e qualidade de vida de seus habitantes.

Pensamos ser urgente estabelecer diálogos e parcerias construtivas para implementar projetos de revitalização criativa de áreas e bairros do Rio, entender melhor como se pode desenvolver clusterscriativos e, principalmente, promover práticas efetivas para que os benefícios advindos desses esforços possam se estender por toda a cidade.

Regina Miranda

Idealizadora e Coordenadora Geral

Fórum [Rio] Cidade Criativa

Arte & Cultura na Transformação de Lugares, Bairros e Cidades

Palavras-chave: Agenciamento E Captação Recursos Projetos Culturais, Eventos Culturais, Produção Cultural,