Livro Comigos de mim

Livro Comigos de mim de Booklink Publicações

Por: Booklink Publicações  11/02/2011
Palavras-chave: digital, Livro Digital

Comigos de mim
Rachel Gutiérrez
Booklink Editora
80 p. | ISBN 978-85-7729-102-1
Link direto:


Desde os primeiros versos de Comigos de Mim somos transportados para o instante em que tudo reluz antes que se apague, em que tudo renasce depois das cinzas. Estamos no tempo do poema, tempo de incessante alvorecer para o vôo de uma ave mítica, emblema de uma alma em devaneio. A palavra, constelando o espaço em branco, faz-se princípio de todo movimento, desdobramento de alianças e desenlaces, luminoso caudal de música sobre um leito de silêncio.

Neste livro de tão delicada tessitura, Rachel Gutiérrez põe a cantar “um mais que eu”, o que de sua descendência de terra e brisa a faz mulher, o que da herança lírica da “mensageira de Eros e Afrodite” a faz poeta. No embate amoroso com as palavras, o ouro fecunda a paisagem do corpo. O verso de Fernando Pessoa que dá título à coletânea revela não apenas uma poeta incansavelmente artesã de si mesma, mas uma autora de vasta família espiritual, que reúne Borges, Dylan Thomas, Rilke, Hilda Hilst, entre tantos outros, aqui afinados em uma celebração universal do canto.

Representativos da poética de Rachel, os Dois Poemas Irlandeses, na primeira seção do volume, rendem louvor à potência feminina que forma e transforma uma cidade, uma língua e a própria literatura. Sempre de passagem, transladável, pervaga entre mar e céu a mente que sonha enquanto pensa e admira. Os intervalos da espera, abismos, longas ausências segredam à mulher solitária a dádiva que se oculta no desabrigo: “não há que temer o nada / que da morte nasce a vida”.

MARIANA IANELLI

Palavras-chave: digital, Livro Digital

Contatar Booklink Publicações

Email

Imprimir esta Página