HISTÓRICO SISTEMA OBJETIVO

HISTÓRICO SISTEMA OBJETIVO de OBJETIVORio

Por: OBJETIVORio  28/08/2009
Palavras-chave: concursos, Cursinho, Curso Preparatório

Idealismoe entusiasmo foram alguns dos requisitos que levaram, em 1965, osestudantes de Medicina João Carlos Di Genio e Dráuzio Varella e osmédicos Roger Patti e Tadasi Itto a fundar um pequeno cursopreparatório para as faculdades de Medicina, na região central dacidade de São Paulo.

Osucesso alcançado nos exames daquele ano pelos alunos por elespreparados fez com que, já em 1966, o Curso Objetivo fosse um dosmaiores da cidade. A intenção sempre foi o desenvolvimento de umprojeto educacional mais abrangente; por isso, a partir do pequenocurso preparatório, o Objetivo transformou-se na maior instituiçãode ensino do Brasil.

Em1970, foi criado o Colégio Objetivo, com currículo de Ensino Médio.Em 1972, foram implantadas as Faculdades Objetivo, embrião da futuraUniversidade Paulista – UNIP, atualmente a universidade que maiscresce no país.

Em1974, nasceu o Colégio Objetivo Júnior, abrangendo a EducaçãoInfantil e o Ensino Fundamental.

Em1982, foi criado o Centro de Pesquisa e Tecnologia Objetivo (CPT),mais tarde batizado CPT – UNIP/Objetivo. Professores epesquisadores do CPT são os responsáveis pela implementação dasmais diversas atividades educacionais.

Em1988, as Faculdades Objetivo transformaram-se na UniversidadePaulista – UNIP, com o reconhecimento do Ministério da Educaçãoe Cultura. Em 1992, foram implantados cursos de pós-graduaçãovoltados tanto para aperfeiçoamento e especialização profissionalcomo para pesquisa.

Hoje,a instituição abrange o ciclo completo do sistema educacionalbrasileiro, da educação infantil à pós-graduação universitária.

OObjetivo foi a primeira instituição de ensino brasileira a integraro Conselho Mundial para Superdotados, em reconhecimento ao seuprograma de incentivo ao talento (POIT).

Aulasvia satélite (Projeto Ensat), via Internet, por CD-ROM ou em plenanatureza (Projeto Paranoá, Escolas do Mar e da Natureza). Robótica,inteligência artificial, sistema de TV interno, Teatro-Laboratório,“Salas de Aula do Futuro” e, o próximo passo, televisão digitalinterativa – todas essas iniciativas confirmam o pioneirismo doObjetivo ao longo de seus quarenta e um anos de vida. Afinal, desde oinício de suas atividades, o Centro Educacional Objetivo apóia-sesobre a idéia de que a educação tem um compromisso com a realidadeem constante mudança. Para tanto, opera de modo flexível edinâmico, com os olhos postos no futuro. Envolve crianças e jovensno ritmo dos avanços tecnológicos. Faz da educação continuada dosalunos e professores o eixo de suas preocupações.

Palavras-chave: Apredizes-Marinheiros, cap-marinha, cfsb, colégio militar, Colégio Naval, concursos, Cursinho, Curso Preparatório, CURSP OBJETIVO, eags, Escola Naval, espsex, grande aprovação, pré-militar, Pré-vestibular,