CURSO DE RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO, ESTATÍSTICA ELEMENTAR E MATEMÁTICA FINANCEIRA

Por: Curso Saber  19/02/2011
Palavras-chave: concursos, Concursos Públicos, Concurso Publico


(concursos públicos)

– Professor Jean –

Módulo 1  -  Raciocínio Lógico Matemático

  1. Histórico e Conceitos
  2. Conectivos
  3. Tabela Verdade
  4. Implicação e Equivalência
  5. Silogismo e Argumentação
  6. Conjuntos
  7. Sequências
  8. Contagem

Módulo 2  -  Estatística Elementar

  1. Probabilidades
  2. Médias (Medidas de Tendência Central)
  3. Variância e Desvio Padrão (Medidas de Dispersão)
  4. Tabelas e Gráficos

Módulo 3  -  Matemática Financeira

  1. Juros e Descontos Simples
  2. Juros e Descontos Compostos
  3. Taxas Equivalentes e Sistemas de Amortização
  4. Fluxo de Caixa e Alternativas de Investimento

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


MATERIAL

Elaborado especialmente para o curso pelo professor, contendo teoria, exercícios de sala e testes para o aluno resolver, sendo composto tanto por questões de vestibulares quanto de concursos públicos.

 

FORMA DE PAGAMENTO

Matrícula + Material e 3 parcelas para abril, maio e junho.

 

 

OBJETIVOS

  1. O Raciocínio Lógico na resolução de problemas lógicos, envolvendo sequências de figuras, palavras ou numéricas; conjuntos; frações; razões; proporções; percentagens; etc. O Raciocínio Lógico na Correlação entre diversos elementos de um determinado universo. Objetivos Gerais: Desenvolver as habilidades e o raciocínio do aluno para o entendimento das estruturas lógicas de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, coisas e eventos fictícios; deduzir novas informações das relações fornecidas, e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações; usar logicamente o raciocínio na aquisição de técnicas de estudo que facilitem o aprendizado dos conteúdos programáticos, evidenciando condições de continuidade. Objetivos Específicos: Desenvolver as habilidades do aluno para o entendimento de estruturas lógicas, num contexto interdisciplinar; Explorar novas perspectivas proporcionando outras visões de um problema prático; Inserir o conteúdo matemático num contexto mais amplo que venha a contemplar os seus interesses de estudo e os do cotidiano; Resolver problemas que exigem o uso do raciocínio lógico e do conhecimento das ferramentas matemáticas; Desenvolver no aluno a capacidade de raciocinar, analisar, argumentar criticamente, posicionar-se e expressar-se com clareza, utilizando a linguagem matemática; Explorar novas perspectivas de solução de um problema ou diagrama lógico; Trabalhar o desenvolvimento do Raciocínio Lógico numa linguagem não formal.
  2. A Estatística é um poderoso instrumento necessário e indispensável na área de planejamento, coleta, organização, resumo, descrição e análise de informações. Além disso, os métodos estatísticos contribuem para a realização de previsões futuras e tomadas de decisões. Objetivo geral: desenvolver condições de atualização de conhecimento e de capacitação no que se refere às aplicações da metodologia estatística. Objetivo específico: entender conceitos dos métodos estatísticos através de problemas.
  3. O objetivo é capacitar os alunos a utilizarem os conceitos e práticas da Matemática Financeira, compreender os fundamentos da Matemática Financeira para calcular o valor do dinheiro no tempo e utilizar os instrumentais de cálculo na análise das informações financeiras para a resolução de problemas.

Palavras-chave: Concurso Publico, concursos, Concursos Públicos