Gaxetas

Gaxetas de Nova Minas Vedações

Por: Nova Minas Vedações  21/09/2009
Palavras-chave: Silicone, Borrachas, Poliuretano

GAXETAS

As gaxetas são artefatos cilíndricos, providos de um ou dois lábios fl exíveis, cuja sua vedação é usada em sistemas

hidráulicos ou pneumáticos.É denominada de vedador automático por sua capacidade de vedar com a própria pressão a parede do cilindro da haste ou do êmbolo.

As gaxetas fazem a vedação para sistemas de alta ou baixa pressão, dependendo apenas da dureza do seu material e sua aplicação.

De modo geral, as gaxetas não requerem cuidados para seu ajuste, mas quanto à montagem deve-se verifi car toda a extensão entre a aresta de vedação e as regiões a serem vedadas.

EXTRUSÃO:

Em sistema de altas pressões, o funcionamento dos lábios de vedação pode fi car prejudicado se ocorrer desgaste ou extrusão na base da gaxeta, ocasionado pela modifi cação na distribuição de pressões sob gaxetas; Altas pressões

podem, ainda, ocasionar rasgos nas gaxetas.

Os desgastes ou extrusão nas bases das gaxetas são eliminados através da redução de folga diametral pela utilização de um reforço na base ou de uma borracha que suporte maiores pressões. As gaxetas também admitem pequenos movimentos rotativos ou oscilantes, desde que seja projetada para tais sistemas.

MONTAGEM:

As gaxetas de modo geral não requerem cuidados especiais para seu ajustamento, mas quanto à montagem deve-se verifi car toda a extensão da área de contato entre a aresta de vedação e as regiões a serem vedadas. Verifi que também o alojamento, estes itens deverão estar isentos de risco, amassamento, rebarbas ou qualquer outro tipo que venha causar danos na gaxeta e provocar vazamentos. È aconselhável recobri-los com óleo ou graxa limpa para facilitar a montagem e manter os lábios lubrifi cados, principalmente para sistemas pneumáticos. Durante a montagem, se as gaxetas precisarem passar sobre roscas, furos radiais, canais, etc., será indispensável o uso de dispositivos para evitar danos nos lábios de vedação.

Se os alojamentos não forem projetados com critérios, podem apresentar sérias difi culdades na montagem das gaxeta, como é o caso dos modelos “U” e “UR” para pequenos diâetros e perfi s robustos. Essas gaxetas exigem alojamentos que permitam sua colocação sem precisar de dobrá-las.

Saiba mais sobre Gaxetas entrando em contato:

E-mail/MSN on line:

.com.br
[email protected]

Skype:
aline-novaminasvedacoes
elizandra-novaminasvedacoes
camila-novaminasvedacoes

Tel./Fax: (35) 3421 9199

www.novaminasvedacoes.com.br

Palavras-chave: Borrachas, Gaxeta, Gaxetas, Minas Vedações, Nova Minas Vedações, Poliuretano, Silicone, Vedação, Vedações,