PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL - PCMSO

Por: INNOVARE  28/03/2011
Palavras-chave: PCMSO

 

Esta norma estabelece que todos os empregadores, e instituições que admitam trabalhadores como empregados (independente do número de trabalhadores), têm a obrigação de elaborar e implementar em sua empresa o , com o objetivo de promover e preservar a saúde de seus trabalhadores.

· Estar articulado com as demais NRs
· Identificar os serviços e riscos no local de trabalho
· Ter um caráter preventivo atendendo os padrões da Medicina do Trabalho

Sim. Elaborar e implementar o PCMSO é obrigação de todas as pessoas, físicas ou jurídicas, que admitam trabalhadores como empregados regidos pela CLT.

A empresa pode ser multada pelo fiscal do trabalho da Delegacia Regional do Trabalho. Além disso, a saúde do trabalhador pode ficar exposta desnecessariamente e o empregador pode desnecessariamente responder a procedimentos criminais e de indenização civil.

Nem sempre. Às vezes é importante que o médico conte com a participação de outros profissionais antes mesmo de elaborar o PCMSO. Por exemplo, se o médico constatar, na sua visita preliminar, agentes insalubres ou potencialmente insalubres, o médico deverá consultar, o PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) da empresa para que ele tenha subsídios técnicos para elaborar o PCMSO.
É preciso lembrar que o médico do trabalho é legalmente habilitado para a elaboração e implementação do PPRA, contudo, é necessário que o mesmo reconheça suas limitações técnicas e somente atue se tiver muita segurança para realizar aquele trabalho.

A sigla PPRA, como foi dito anteriormente, significa Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, NR 9.
O médico, para elaboração do PCMSO, não pode dispensar o PPRA, onde são identificados os riscos físicos, químicos ou biológicos os quais podem causar danos à saúde do trabalhador.
Na constatação destes agentes é o PPRA que irá apontar para o médico quais destes agentes estão presentes e em que intensidade, assim com possíveis medidas de controle. O PPRA então, auxilia o médico na constatação dos chamados "riscos ocupacionais".

São exames realizados em laboratório que complementam as informações que o médico precisa para decidir sobre a aptidão da pessoa que se submete a eles.
São exemplo de exames complementares.
· Glicemia
· Eletroencefalograma
· Eletrocardiograma
· Audiometria
· Hemograma

O exame admissional, é realizado antes do empregado ser contratado pela empresa, para se estabelecer as condições de saúde do funcionário neste momento, e evitar que futuramente alegue alguma doença pré-existente.

O exame periódico é realizado anualmente na empresa, e se faz indispensável para identificação de alterações na saúde do funcionário quando comparadas a exames anteriores.

O exame demissional é realizado na demissão, visa documentar as condições de saúde do funcionário neste momento. É necessário para que futuramente não alegue que foi demitido com problemas de saúde, causados pelo seu trabalho.

O exame de troca de função deve ser realizado sempre que o trabalhador ficar exposto a riscos ambientais diferentes em relação à função anterior.

O exame de retorno ao trabalho é realizado quando o funcionário ficar afastado do trabalho por mais de trinta dias. Obs: Isso não inclui férias.

É o documento que o funcionário recebe com o resultado dos exames, as opções são: Apto para a função, Apto para a função com restrições, Inapto temporariamente ou Inapto para a função.

Sendo constatada a ocorrência ou agravamento de doenças profissionais, através de exames ou sendo verificadas alterações que revelem qualquer tipo de disfunção de órgão ou sistema biológico, mesmo sem sintomatologia, caberá ao médico.
· Solicitar a empresa a emissão da Comunicação de Acidente de Trabalho - CAT;
· Indicar (quando necessário), o afastamento do trabalhador da exposição ao risco, ou do trabalho;
· Encaminhar o trabalhador à Previdência Social para estabelecimento de nexo causal, avaliação de incapacidade e definição da conduta previdenciária em relação ao trabalho;
· Orientar o empregador quanto à necessidade da adoção de medidas de controle no ambiente de trabalho.

O PCMSO e o PPRA deverão ficar no estabelecimento para o qual foi elaborado.


Observações importantes

· Encaminhe o funcionário para exame médico ocupacional SEMPRE munido de carteira de identidade ou de trabalho.
· O empregado deve estar ciente da função que ia exercer. Não é raro depararmos com empregados que não sabem qual será sua função ou mesmo qual o nome da empresa para a qual irão trabalhar.
· Os dados obtidos nos exames médicos, incluindo avaliação clínica e exames complementares, as conclusões e as medidas aplicadas deverão ser registradas em prontuário clínico individual, que ficará sob responsabilidade do médico coordenador do PCMSO.
· O prontuário médico do funcionário deve ser mantido por período de 20 anos após o desligamento do funcionário.


Palavras-chave: PCMSO

Outros produtos e serviços de INNOVARE

23/04/2011

MEIO AMBIENTE

 A cada dia as pessoas e organizações se preocupam mais com a questão ambiental. Isto está diretamente ligado à sustentabilidade do planeta, dos negócios e da nossa própria vida. A INNOVARE preocupada com este tema, coloca a disposição de seus clientes profissioanis altamente qualificados pra auxiliar na questão ambiental.


22/04/2011

SUPORTE AOS CLIENTES

 


21/04/2011

ENGENHARIA DE COMBATE A INCÊNDIO E PÂNICO

A INNOVARE Oferece os melhores profissionais para executar seu Projeto de Combate de Incêndio e Pânico


17/04/2011

SUPORTE AO CLIENTE

  A INNOVARE A INNOVARE A INNOVARE


17/04/2011

SUPORTE AO CLIENTE

  A INNOVARE Conta com uma equipe altamente treinada e qualificada, capaz de atua na àrea de SEGURANÇA E MEDICNA DO TRABALHO, bem como elaborar projetos de Combate de Incêndio e Pânico, Consultoria e Assessoria em todas as etapas diante do Corpo de Bombeiro e do Meio Ambiente - FEAM, IGAM, SUPRAM, IEF, IBAMA e outro orgãos ligados ao meio ambiente. 


17/04/2011

CONSULTORIA E ASSESSORIA

A INNOVARE Através de sua equipe altamente treinada e qualificada aferece a seus clientes os melhores serviços de consultoria e assessoria em SEGURANÇA e MEDICINA DO TRABALHO, bem como em COMBATE DE INCÊNDIO e MEIO AMBIENTE 


06/04/2011

INNOVARE - ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO

INNOVARE - ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO INNOVARE - ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO INNOVARE - ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO INNOVARE - ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO INNOVARE - ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO INNOVARE - ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO


05/04/2011

ERGONOMIA

  São conhecidos os problemas que podem vir do uso incorreto ou excessivo de computadores, como tendinites nos pulsos e dores variadas nos ombros, no pescoço e nas costas.


05/04/2011

RUIDO OCUPACIONAL

SSO - O protetor não afasta o direito ao benefício por exposição ao ruído p { margin-top: 5px; margin-bottom: 5px; } 04/04/11  A aposentadoria especial, em virtude da exposição ocupacional ao ruído, há muito tempo gera dúvidas e controvérsias em sua caracterização. O primeiro diploma legal a tratar sobre o tema foi o Decreto 53.831/64, que adotou o limite de 80 Db (decibéis), porém, não mencionou o tempo de exposição e a ponderação nas frequências a ser utilizada. Depois, foi editado o Decr


04/04/2011

ATESTADOS MEDICOS OCUPACIONAIS

A INNOVARE Realiza os exames em sua propria empresa, não necessitando de seus funcionários ausentar da linha de produção para ir à Clinica é o Médico que ira em sua empresa



25/03/2011

PCMSO

 


24/03/2011

A IINOVARE

  A EMPRESA INNOVARE: Somos uma empresa familiar e entendemos que nossa responsabilidade é avançar em um mundo que se desenvolve cada vez mais rápido e no qual a vida média das previsões está se tornando progressivamente mais curta. Devemos ser competitivos, trabalhando juntos para atingir nossas metas, pois “A nossa prioridade é a sua Segurança”.


20/03/2011

A EMPRESA INNOVARE

  "Nossa maior preocupação é manter uma boa qualidade nos serviços que prestamos, procurando fazer com que a INNOVARE esteja dentro das expectativas de nossos clientes, procurando acompanhar sempre as exigências do mercado em que atuamos e principalmente adequar nossos serviços a realidade de cada cliente.