ERGONOMIA

Por: INNOVARE  05/04/2011
Palavras-chave: Saúde do Trabalhador

 


São conhecidos os problemas que podem vir do uso incorreto ou excessivo de computadores, como tendinites nos pulsos e dores variadas nos ombros, no pescoço e nas costas.



Um dos primeiros alertas desse tipo veio de Cyndi Davis, vice-presidente da empresa americana Ergonomic Edge, especializada em ergonomia. Cyndi aponta vários problemas que podem ser causados pelo uso prolongado do tablet. O primeiro é que ele tende a forçar o pescoço, e, por causa disso, dores podem aparecer. Isso já foi notado na prática por usuários, que apelidaram o problema de "iPad neck" (pescoço de iPad).

É bom lembrar que, no caso dos computadores de mesa, recomenda-se que o monitor fique à altura dos olhos. Isso não é possível ao digitar no teclado virtual do tablet apoiado sobre a mesa. Nessa situação, a pessoa tende a manter o olhar dirigido para baixo, e, o pescoço, inclinado para a frente, o que força a musculatura da nuca. Se isso durar apenas alguns minutos, não haverá problema. Mas, depois de horas nessa posição, o pescoço começa a doer.

Teclado e suporte
Cyndi elogia o fato de a Apple vender um teclado sem fio para o iPad e um suporte (o iPad 2 Dock) para mantê-lo em pé. Mas esse suporte não oferece uma maneira prática de se ajustar a altura da tela. "É um problema já conhecido dos laptops. A Apple perdeu a chance de resolvê-lo no iPad oferecendo um suporte com altura regulável", diz ela.

Analisando fotos e vídeos de pessoas usando o iPad, os especialistas da Ergonomic Edge identificaram outros problemas posturais. Se o usuário segura o iPad com a mão esquerda enquanto toca a tela com a direita (a posição normal quando se está em pé), a hiperextensão dos dedos por longos períodos pode provocar dores.



Síndrome do túnel carpal - Se a pessoa apoia o tablet sobre as coxas, os pulsos tendem a ficar flexionados para cima ao digitar nele. É uma posição que pode levar ao aparecimento da chamada síndrome do túnel carpal, lesão por esforço repetitivo que chega a ser incapacitante em casos graves. Isso também acontece com os notebooks. E, ao usar o tablet na cama, são as costas que tendem a sofrer mais.

Um último problema, apontado por Cyndi Davis, é a fadiga ocular. A telinha brilhante e com cores intensas do iPad é atraente. Mas uma tela fosca seria mais amigável aos olhos. Passar muitas horas lendo ou assistindo a filmes no tablet tende a trazer desconforto e, em casos extremos, dores nos olhos.

Com base nessas observações, os especialistas fazem quatro recomendações para quem possui um tablet:
1.
    Não exagere nos textos. "Se você tem um iPad, não digite nele por longos períodos", resume Cindy Davis. Usar o suporte e o teclado sem fio da Apple ajuda a reduzir a tensão no pescoço, mas não a elimina totalmente.
2.    Busque a posição mais natural e confortável possível, evitando, sempre que possível, manusear o aparelho com os pulsos flexionados demais.
3.
4.    Faça pausas no mínimo a cada hora. Vá dar uma voltinha antes de continuar usando o tablet.

O smartphone também fere
Smartphones também já produziram sua própria lesão por esforço repetitivo, o chamado "Blackberry thumb" (polegar de Blackberry), que afeta as articulações do polegar. Essa síndrome tende a atingir pessoas que mandam dezenas de torpedos por dia, ou que escrevem o equivalente a isso com os polegares.

As articulações dos polegares ficam doloridas e, numa etapa posterior, a dor se espalha pelas mãos. O tratamento pode envolver fisioterapia, um tempo sem teclar no smartphone e, em casos extremos, cirurgia. Mas o melhor mesmo é prevenir, evitando exagerar no uso do aparelho.

Palavras-chave: Saúde do Trabalhador

Outros produtos e serviços de INNOVARE

23/04/2011

MEIO AMBIENTE

 A cada dia as pessoas e organizações se preocupam mais com a questão ambiental. Isto está diretamente ligado à sustentabilidade do planeta, dos negócios e da nossa própria vida. A INNOVARE preocupada com este tema, coloca a disposição de seus clientes profissioanis altamente qualificados pra auxiliar na questão ambiental.


22/04/2011

SUPORTE AOS CLIENTES

 


21/04/2011

ENGENHARIA DE COMBATE A INCÊNDIO E PÂNICO

A INNOVARE Oferece os melhores profissionais para executar seu Projeto de Combate de Incêndio e Pânico


17/04/2011

SUPORTE AO CLIENTE

  A INNOVARE A INNOVARE A INNOVARE


17/04/2011

SUPORTE AO CLIENTE

  A INNOVARE Conta com uma equipe altamente treinada e qualificada, capaz de atua na àrea de SEGURANÇA E MEDICNA DO TRABALHO, bem como elaborar projetos de Combate de Incêndio e Pânico, Consultoria e Assessoria em todas as etapas diante do Corpo de Bombeiro e do Meio Ambiente - FEAM, IGAM, SUPRAM, IEF, IBAMA e outro orgãos ligados ao meio ambiente. 


17/04/2011

CONSULTORIA E ASSESSORIA

A INNOVARE Através de sua equipe altamente treinada e qualificada aferece a seus clientes os melhores serviços de consultoria e assessoria em SEGURANÇA e MEDICINA DO TRABALHO, bem como em COMBATE DE INCÊNDIO e MEIO AMBIENTE 


06/04/2011

INNOVARE - ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO

INNOVARE - ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO INNOVARE - ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO INNOVARE - ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO INNOVARE - ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO INNOVARE - ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO INNOVARE - ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO


05/04/2011

RUIDO OCUPACIONAL

SSO - O protetor não afasta o direito ao benefício por exposição ao ruído p { margin-top: 5px; margin-bottom: 5px; } 04/04/11  A aposentadoria especial, em virtude da exposição ocupacional ao ruído, há muito tempo gera dúvidas e controvérsias em sua caracterização. O primeiro diploma legal a tratar sobre o tema foi o Decreto 53.831/64, que adotou o limite de 80 Db (decibéis), porém, não mencionou o tempo de exposição e a ponderação nas frequências a ser utilizada. Depois, foi editado o Decr


04/04/2011

ATESTADOS MEDICOS OCUPACIONAIS

A INNOVARE Realiza os exames em sua propria empresa, não necessitando de seus funcionários ausentar da linha de produção para ir à Clinica é o Médico que ira em sua empresa


28/03/2011

PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL - PCMSO

ATESTADO MÉDICO ADMISSIONAL; ATESTADO MÉDICO DEMISSIONAL; ATESTADO MÉDICO PERIÓDICO; ATESTADO MÉDICO MUDANÇA DE FUNÇÃO e ATESTADO MÉDICO DE RETORNO AO TRABALHO. INNOVARE INNOVARE  INNOVARE  INNOVARE  INNOVARE



25/03/2011

PCMSO

 


24/03/2011

A IINOVARE

  A EMPRESA INNOVARE: Somos uma empresa familiar e entendemos que nossa responsabilidade é avançar em um mundo que se desenvolve cada vez mais rápido e no qual a vida média das previsões está se tornando progressivamente mais curta. Devemos ser competitivos, trabalhando juntos para atingir nossas metas, pois “A nossa prioridade é a sua Segurança”.


20/03/2011

A EMPRESA INNOVARE

  "Nossa maior preocupação é manter uma boa qualidade nos serviços que prestamos, procurando fazer com que a INNOVARE esteja dentro das expectativas de nossos clientes, procurando acompanhar sempre as exigências do mercado em que atuamos e principalmente adequar nossos serviços a realidade de cada cliente.