RestauraCar compensa emissão de carbono com mudas nativas do cerrado.

RestauraCar compensa emissão de carbono com mudas nativas do cerrado. de Restauracar

Por: Restauracar  21/03/2010
Palavras-chave: Lava Jato, Flavio Bonfá

Compensando emissão de carbono.

                                               Cuide bem de sua muda!

CARAIBEIRA (Tabebuia caraiba)
Família Bignoniaceae.
Nomes populares - craibeira, para-tudo, caraibeira, caroba-do-campo, cinco-em-uma, ipê-amarelo-do-cerrado.

Árvore com altura de 12,00m à 20,00m que ocorre no semi-árido. Tem casca grossa com tronco tortuoso de 30 à de diâmetro . Na Caatinga ocorre em terrenos localizados nos vales de rios e riachos . "A madeira é moderamente dura, textura média, grã irregular, extremamente flexível de baixa resistência ao apodrecimento". (LORENZI, p. 46) É uma árvore ornamental, tem também a madeira utilizada na construção civil. É usada na confecção de artigos esportivos, móveis, réguas flexíveis, peças curvadas , etc. Quando floresce no mês de setembro, apresenta-se desnudada de folhas proporcionando, dentro da paisagem da caatinga muita beleza. Frutifica no mês de outubro. Para a obtenção das sementes, colhe-se os frutos diretamente na árvore quando iniciam a abertura de forma espontânea. Deixa-se secar no sol até a liberação das sementes . Para germinar , coloca-se as sementes logo depois de colhidas em sacos individuais contendo substrato organo-arenoso. Cobrir com fina camada de substrato peneirado e molhar duas vezes ao dia. O aproveitamento na germinação é superior à 50%. É possível também transmudar mudas germinadas nos entornos das árvores, produto da germinação natural.

LORENZI, Harri. Árvores Brasileiras Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil. Editora Platarum, Nova Odessa, SP, 1992.

É a árvore preferida por certas aves, como periquitos, papagaios e a ararinha-azul. É considerada pelos caboclos e índios como emissora de boas energias.

Como plantar: faça um cova com 50cm de profundidade e 50cm de lado. Só no início irrigue semanalmente e coloque adubo comum formulação 10-10-10 apenas uma vez.

É árvore do Brasil Central e Semi-Árido nordestino, portanto totalmente adaptada às condições ambientais do DF.

Palavras-chave: Flavio Bonfá, Lava Jato,