CONTABILIDADE PÚBLICA - Novas Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público

Por: Prime Treinamentos e Cursos LTDA  02/02/2011
Palavras-chave: curso, Incompany

LOCAL: Auditório / Brasília/DF

HORÁRIO: 08:30 às 17:30

CARGA HORÁRIA: 24 horas


INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES:

O empenho via fax deve ser enviado para o nº: (61) 3878-5305, ou por email: 

A confirmação do participante será confirmada somente após o recebimento da nota de empenho ou comprovante de despósito bancário.

O cancelamento pode ser realizado no prazo máximo de até 03 (três) dias antes da realização do evento. Vencido o prazo, somente poderá ser feita a substituição do participante ou crédito no valor da inscrição.

A Prime Treinamentos reserva-se no direito de alterar local, data horário ou adiar o curso, havendo insuficiência de inscrições.


DADOS BANCÁRIOS:

070 - BRB - Banco Regional de Brasília
Agência: 100-7
C/C: 023510-3


INSTRUTOR:

RAPHAEL AUGUSTO PINHEIRO ANUNCIAÇÃO - Advogado, graduado pela Universidade de Brasília (UnB); Pós-graduando em Direito Tributário e Finanças Públicas pelo Instituto Brasileiro de Direito Privado (IDP); Advogado Especialista em Licitações e Contratos Públicos; Sócio da Advocacia Torreão Braz; Carreira desenvolvida na Advocacia Pública, em especial na área de licitações federais, estaduais e municipais; Gerente de licitações no Brasil, da Empresa Multinacional TATA Consultansy Services nos anos 2005 e 2006; Membro do Grupo Constituição e Democracia da UnB; Colunista de Revista e Jornal, docente do grupo Prime.

 

OBJETIVO

 

Apresentar aos participantes os principais conceitos da contabilidade aplicada ao setor público e das demonstrações contábeis do setor público. Atualizar os participantes, para o desenvolvimento das tarefas sob sua responsabilidade.

 

PÚBLICO ALVO

Servidores públicos que exerçam atividades relacionadas à execução orçamentária, financeira e de controle dos recursos públicos no âmbito das esferas dos governos federal, estadual e municipal. Contadores, economistas, administradores, estudantes e demais profissionais interessados em conhecer os conceitos relacionados à contabilidade aplicada ao setor público.

 

INCLUSO: Almoço, Coffee Break, pasta com material didático impresso, caneta, bloco para anotações, recursos multimídia para exposição do conteúdo, ambiente climatizado e estacionamento.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 

1 - O Novo Modelo da Contabilidade Pública: Conceito; Campo de Atuação; (atualizado pelas NBC T 16.1)

2 - O Patrimônio Público: Conceito; Bens, Direitos e Obrigações;

3 - Exercício Financeiro e Regimes Contábeis: Duração; Definição. Regime de Caixa; Regime de Competência; Regime Contábil adotado no Brasil;

4 - Sistema Contábil: Subsistemas de Informações Orçamentário, Financeiro, Patrimonial, de Custos e de Compensação. (atualizado segundo as  NBC T 16.2)

5 - Receitas Públicas:

Conceito; Classificação: segundo a natureza da receita, orçamentária, extra-orçamentária; Aspectos relacionados a LRF: Metodologia para classificação dos Ingressos Financeiros. Etapas da Receita Orçamentária: Planejamento (Previsão); Execução (Lançamento Arrecadação e Recolhimento); Controle e Avaliação. (atualizado de acordo com o Manual de Receitas Nacional)

6 - Despesa Pública:

ConceitoClassificação: segundo a natureza da despesa, orçamentária, extra-orçamentária; Etapas da Despesa Orçamentária: Planejamento (Fixação da despesa, Descentralização de Créditos Orçamentários, Programação Orçamentária e Financeira, Processo de Licitação); Execução (Empenho, Liquidação e Pagamento)Controle e AvaliaçãoContenções Orçamentárias (limitações de empenho) (atualizado segundo o Manual de Despesas Nacional)

7 - Restos a pagar

8 - As variações patrimoniais

9 - Plano de Contas da Administração Pública Federal: - conceito, - as contas contábeis, - estrutura.

10 - O projeto do Plano de Contas Aplicado ao Serviço Público.

11 - Critérios adicionais

12 - Estrutura e Análise das Demonstrações Contábeis:

- Demonstrações Contábeis na administração pública;
- Dos balanços da Contabilidade Pública;
- Balanço Orçamentário;
- Balanço Financeiro;
- Balanço Patrimonial;
- Demonstrações das Variações Patrimoniais;
- Indicadores de análise;

Apresentação das novas demonstrações contábeis introduzidas pelas NBCT  16.6 – Demonstrações Contábeis: Demonstração dos Fluxo de caixa e Demonstração do resultado Econômico.

13 - Controle Interno: Conceito; Abrangência; Classificação; Estrutura e Componentes. (NBC T 16.8 – Controle Interno)

Palavras-chave: curso, Incompany

Contatar Prime Treinamentos e Cursos LTDA

Email

Imprimir esta Página