Mudas de Cedro Australiano

Mudas de Cedro Australiano de Mudas Eggert

Por: Mudas Eggert  06/01/2011
Palavras-chave: Gestão Ambiental, Educação Ambiental, Engenharia Ambiental

Cedro Australiano

Mudas em tubetes O Cedro Australiano (Toona Ciliata) proveniente de várias regiões da Austrália, apresenta bom crescimento em regiões de 500 a 1.500 metros de altitude e com regime pluviométrico de 800 a 1.800 mm/ano, com 2 a 6 meses de estiagem. A planta tolera geadas leves, mas não suporta solos mal drenados pois o encharcamento do solo acarreta em morte das plantas.

No Brasil a planta encontra condições favoráveis a seu desenvolvimento, comparáveis ao Eucalipto, no estado do Espírito Santo, foram observadas áreas de plantio de 2 anos e meio com árvores de porte médio de 6mt e plantios com aproximadamente 6 anos de idade com porte de 10 mt de altura. A idade ideal para corte é de aproximadamente 12 a 15 anos, podendo ser antecipada ou adiada, dependendo da necessidade do produtor.

O espaçamento mais indicado é 3m x 2m, sendo que neste espaço planta-se 1667 árvores. É recomendado um desbaste aos 4 anos, quando são removidas sistematicamente 660 plantas, e outro aos 8 anos, quando são removidas 600 plantas, as 400 restantes são poupadas para o corte a partir dos 12 anos. A madeira é indicada principalmente para a fabricação de móveis finos e acabamentos em construção civil, sendo cotada em aproximadamente R$ 1.500,00/m³.

Outra informação comprovada que a broca da gema apical (hypsipyla grandella), que causa grandes danos ao cedro e mogno brasileiros, não ataca a Toona.

Espaçamento mais adequado – 3 x 2 Tamanho das covas - 40x40x60 Adubação na hora do plantio – super simples 200gr, cloreto de potássio 50gr e UFTE 15 a 20gr (Obs: misturar bem)

1ª adubação com 60 dias após o plantio usando uréia ou sulfato de amônia, adubar nos dois primeiros anos.

Palavras-chave: Educação Ambiental, Engenharia Ambiental, Eucalipto, Gestão Ambiental, guanandi, mogno africano, Mudas, Mudas De Cedro Australiano, Mudas De Eucalipto, Mudas De Guanandi, mudas de mogno, Mudas Florestais, Produção De Mudas, Viveiro De Mudas,