Dinâmicas de Grupo com Foco em Competências

Dinâmicas de Grupo com Foco em Competências de RH EM AÇÃO - Cursos

Por: RH EM AÇÃO - Cursos  13/07/2009
Palavras-chave: Marketing, Comunicação, Logística

A dinâmica de grupo é usada para identificar conflitos entre pessoas, mas pode ser utilizada em um espectro muito mais amplo.

Através da dinâmica de grupo é possível comparar o comportamento de pessoas de diferentes níveis submetidas a um mesmo ambiente e uma determinada situação. Isso facilita o processo de triagem e seleção daqueles que serão levados à uma entrevista individual.

Objetivo 

- Identifica novos conceitos de competência e aprendem a identificá-las e aproveitá-la extraindo o potencial máximo dos candidatos.
- Desenvolver habilidades para a coordenação de atividades grupais, vivenciando e aplicando jogos, simulações e dinâmicas a serem utilizados nos diferentes Programas de Desenvolvimento Pessoal. Correlacionar de forma criativa as diversas possibilidades de jogos, simulações e dinâmicas face as diferentes necessidades.

Público Alvo 

Técnicos, Gerentes e Profissionais que atuam com Treinamento, Seleção, Avaliação de Potencial, Diagnóstico Empresarial, Acompanhamento Funcional, bem como aqueles que atuam em Programas específicos com grupos.

Programa do Curso 

APRESENTAÇÃO E INTEGRAÇÃO DOS PARTICIPANTES
Proporcionar a aproximação entre os participantes, com vistas a facilitar o desenvolvimento dos trabalhos em grupo que se seguirão.

APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA DO CURSO
Apresentar todas as etapas do Curso aos participantes, bem como identificar as expectativas do grupo para eventuais ajustes com suas necessidades.

O PAPEL DO COORDENADOR NA APLICAÇÃO DE JOGOS, SIMULAÇÕES E DINÂMICAS

Apresentar aos participantes a postura adequada que deve orientar o profissional envolvido com grupos de trabalho, buscando conscientizá-los da seriedade que deve nortear as atividades, bem como apresentar “dicas práticas”.

- Postura e ética profissional;
- Experiência e habilidade necessárias;
- Identificando e desenvolvendo o estilo individual no fortalecimento do papel profissional (voz, gesto, corpo e expressão facial);
- Atitudes facilitadoras que “levantam” um grupo de trabalho.

COMPETÊNCIAS
Competências Técnicas e Comportamentais
Perfil comportamental
Mapeamento de Competências: A base para construção de ferramentas personalizadas de seleção

INTRODUÇÃO AOS JOGOS DE EMPRESA
Apresentar noções conceituais e básicas necessárias para que um Coordenador desenvolva um Planejamento eficaz para qualquer atividade ligada a grupos de trabalho.
- Como escolher adaptar jogos, simulações e dinâmicas certas para cada Programa.
- Planejamento, critérios de escolha, aplicação e avaliação de técnicas de Jogos, Simulações e Dinâmicas.
- Vivência dos Jogos.
- Diferenças básicas entre Jogos, Simulações e Dinâmicas.
- Os campos de aplicação dos jogos.

APRESENTAÇÃO E APLICAÇÃO DE JOGOS, SIMULAÇÕES E DINÂMICAS UNIVERSAIS
Os participantes deverão vivenciar os mais variados tipos de Jogos, Simulações e Dinâmicas, participando no Planejamento, na Execução e na Avaliação (Vivência) de fechamento.

TIPOS DE JOGOS, SIMULAÇÕES E DINÂMICAS
- Para aquecimento / apresentações;
- Para Integração;
- Para o desenvolvimento da comunicação;
- Para relaxamento;
- Para desenvolver a fantasia e a imaginação;
- Para estimular a criatividade;
- Para desenvolver habilidades de negociação;
- Para desenvolver habilidades de liderança / coordenação;
- Para cooperação;
- Para liderança de reuniões;
- Para desenvolver habilidades de planejamento;
- Para desenvolver habilidades de comunicação;
- Para desenvolvimento de espírito de competição construtiva;
- Para auto e heteropercepção.

CONSTRUÇÃO DO REGISTRO DE AVALIAÇÃO DO CANDIDATO
- Ferramentas de controle para todo o processo de seleção
- Fornecendo Feedback
- Devolutiva aos candidatos
- Como tratar os Candidatos Reprovados

Carga Horária

16 Horas

Metodologia

Durante as atividades, os métodos utilizados vão desde o diretivo prático ao inovador. Tal estratégia proporciona aos participantes a vivência plena do processo ensino-aprendizagem, através de envolvimento em todas as fases dos jogos e das técnicas vivenciadas, além da participação nos debates e discussões sobre a utilização do que foi experimentado. - Exercícios que propiciem maior internalização do ensino e reforcem o aprendizado.
- Projeção de filmes sobre os principais temas abordados, com análise, debates e conclusões.

Certificação 

A RH EM AÇÃO confere certificado de conclusão de curso, desde que tenha 75% de aproveitamento.

Material Didático 

A RH EM AÇÃO fornece apostila e material de apoio.

Palavras-chave: Administração de Pessoal, atendimento ao cliente, Atendimento Telefônico, Cargos E Salários, compras, Comunicação, Consultoria De Rh, Consultoria Em Marketing, Curso - Administração De Conflito, Curso - Administração De Pessoal, Curso - Atendimento Ao Cliente, Curso - Como Encantar O Cliente, Curso - Endomarketing, Curso - Gerência E Supervisão De Vendas, Curso - Gestão De Cargos E Salários, Curso - Gestão De Tempo, Curso - Intensivo Em Vendas, Curso - Levantamento De Necessidade De Treinamento (Lnt), Curso - Logística, Marketing E Vendas, Curso - Marketing De Relacionamento, Curso - Marketing De Serviços, Curso - Negociação Em Compras, Curso - Recepção E Atendimento Telefônico, Curso - Recrutamento E Seleção Por Competência, Curso - Técnicas De Negociação, Curso - Técnicas De Vendas, Curso De Marketing, Desenvolvimento De Treinamentos, endomarketing, Gestão, Logística, Marketing, Marketing de Relacionamento, Marketing De Serviços, Marketing E Vendas, Necessidade De Treinamento, Negociação, palestras, Profissionalismo, Recrutamento E Seleção, Supervisão, Técnicas De Vendas

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